Javascript não suportado 708. Criar Bosque Público no canteiro central da Av. Cupecê
Início
Voltar

708. Criar Bosque Público no canteiro central da Av. Cupecê

Paulo Roberto Silva Santos Paulo Roberto Silva Santos  •  22/04/2025  •  Cidade Ademar  •  Código da proposta: 708

Criar Bosque Público no canteiro central da Av. Cupecê, na área em frete ao Parque do Nabuco.

Recuperar área degradada, após a Sabesp ter utilizado este espaço para descarte de material de fundo de Córrego, para atender o projeto Novo Rio Pinheiros.

Após a recuperação desta área, que este espaço público seja arborizado, instalado iluminação pública e que seja feita a extensão da pista de caminhada que foi construída sobe o piscinão (RC03).

Recuperar área degradada
Recuperar área degradada

Compromisso

SVMA: Realizar estudos para o plantio de incremento em frente ao Parque Nabuco e estudar a viabilidade de plantio entre os Parques Nabuco e Cordeiro; Apoiar quanto a fornecimento de diretrizes; Realizar plantio em áreas viáveis.

Justificativa

SIURB e SMT: inviáveis, vide pareceres técnicos.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

      Responsável

      Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        O reservatório Cordeiro já foi finalizado e entregue, estando sua manutenção (e eventuais intervenções) sob competência da SMSUB. 

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Inviável

      Responsável

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        Para possibilitar a análise sobre a viabilidade de implantação do bosque pretendido devem ser desenvolvidos e apresentados os projetos de engenharia para análise. Outro ponto importante é quanto as análises das áreas de planejamento e operações da SPTrans, a fim de verificar as possíveis interferências na operação dos ônibus do transporte coletivo da cidade.   

         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável Inviável

        A execução efetiva não depende de SMT, por isso não seriam necessários recursos para SMT, e sim, se necessário, para a Secretaria responsável, no caso SVMA.

      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Inviável

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Embora a proposta seja de bosque urbano no canteiro central, no PLANPAVEL está previsto no local o Corredor Verde Cupecê-Avenida 23 de Maio (CO_AD_01), com possibilidade de criar conexão entre os Parques Nabuco e Cordeiro. SVMA considera oportuno incorporar a proposta do bosque estendendo o estudo para o corredor verde do PLANPAVEL. Solicitamos que a viabilidade da proposta seja avaliada pela SP Trans nos trechos com corredor de ônibus e pela SIURB no trecho do piscinão. SVMA/DPU se compromete a apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.

         

        A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.

         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável com recursos próprios

        Realizar o plantio de incremento de árvores.

         

        Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.

      • Dados Complementares

        Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores

        PLANPAVEL e PMAU

      • Viabilidade final

        Viável

        -Realizar estudos para o plantio de incremento em frente ao Parque Nabuco e estudar a viabilidade de plantio entre os Parques Nabuco e Cordeiro.

        -Apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.

        -Realizar plantio em áreas viáveis 

        Proposta parcialmente viável.

        Compromissos:

        a)Realizar estudos para o plantio de incremento em frente ao Parque Nabuco e estudar a viabilidade de plantio entre os Parques Nabuco e Cordeiro.

        b)Solicitamos que a viabilidade da proposta seja avaliada pela SP Trans nos trechos com corredor de ônibus e pela SIURB no trecho do piscinão. SVMA se compromete a apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.

        c)Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.Para que  a ação aconteça, ela deve ocorrer de maneira integrada e coordenada entre as Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a criação de bosque na Subprefeitura Lapa, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas.

         

        Indicamos o envio da proposta para a SPTRANS, SIURB e SMSUB.

      Códigos da proposta

      Número SEI: Cidade Ademar(proposta 708)

      Não há nenhum recurso
    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início