Criar Bosque Público no canteiro central da Av. Cupecê, na área em frete ao Parque do Nabuco.
Recuperar área degradada, após a Sabesp ter utilizado este espaço para descarte de material de fundo de Córrego, para atender o projeto Novo Rio Pinheiros.
Após a recuperação desta área, que este espaço público seja arborizado, instalado iluminação pública e que seja feita a extensão da pista de caminhada que foi construída sobe o piscinão (RC03).
Responsável
O reservatório Cordeiro já foi finalizado e entregue, estando sua manutenção (e eventuais intervenções) sob competência da SMSUB.
Responsável
Para possibilitar a análise sobre a viabilidade de implantação do bosque pretendido devem ser desenvolvidos e apresentados os projetos de engenharia para análise. Outro ponto importante é quanto as análises das áreas de planejamento e operações da SPTrans, a fim de verificar as possíveis interferências na operação dos ônibus do transporte coletivo da cidade.
A execução efetiva não depende de SMT, por isso não seriam necessários recursos para SMT, e sim, se necessário, para a Secretaria responsável, no caso SVMA.
Responsável
Embora a proposta seja de bosque urbano no canteiro central, no PLANPAVEL está previsto no local o Corredor Verde Cupecê-Avenida 23 de Maio (CO_AD_01), com possibilidade de criar conexão entre os Parques Nabuco e Cordeiro. SVMA considera oportuno incorporar a proposta do bosque estendendo o estudo para o corredor verde do PLANPAVEL. Solicitamos que a viabilidade da proposta seja avaliada pela SP Trans nos trechos com corredor de ônibus e pela SIURB no trecho do piscinão. SVMA/DPU se compromete a apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.
A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.
Realizar o plantio de incremento de árvores.
Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.
Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores
PLANPAVEL e PMAU
-Realizar estudos para o plantio de incremento em frente ao Parque Nabuco e estudar a viabilidade de plantio entre os Parques Nabuco e Cordeiro.
-Apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.
-Realizar plantio em áreas viáveis
Proposta parcialmente viável.
Compromissos:
a)Realizar estudos para o plantio de incremento em frente ao Parque Nabuco e estudar a viabilidade de plantio entre os Parques Nabuco e Cordeiro.
b)Solicitamos que a viabilidade da proposta seja avaliada pela SP Trans nos trechos com corredor de ônibus e pela SIURB no trecho do piscinão. SVMA se compromete a apoiar quanto a fornecimento de diretrizes.
c)Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.Para que a ação aconteça, ela deve ocorrer de maneira integrada e coordenada entre as Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a criação de bosque na Subprefeitura Lapa, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas.
Indicamos o envio da proposta para a SPTRANS, SIURB e SMSUB.
Número SEI: Cidade Ademar(proposta 708)