Javascript não suportado 718. Revitalizar o Córrego Jaguarezinho e criar o Parque Linear
Início
Voltar

718. Revitalizar o Córrego Jaguarezinho e criar o Parque Linear

Mirian da Silva Ferreira Mirian da Silva Ferreira  •  23/04/2025  •  Butantã  •  Código da proposta: 718

Como munícipe a mais de 40 anos da região, gostaria de ressaltar que existe um Plano diretor para o Parque Linear do córrego Jaguarezinho, ao lado do CEU Uirapuru. O córrego a anos espera um tronco coletor para sua revitalização, as secretárias de Obras e Meio Ambiente da subprefeitura Butantã não entram em consenso para criação efetiva do parque linear, que será um ganho a população local e a valorização do CEU e ambiente ao entorno. Além da recuperação da fauna e flora local e ambiente agradável para os usuários do CEU, que convivem com o mau cheiro do córrego poluído e a insegurança do local que ficou abandonado por anos. Agora com a construção da pista de skate, o córrego que faz parte do cenário, também deve receber esse olhar de cuidados vindo da Prefeitura de S.P

 

Compromisso

SVMA: Atualizar o estudo já existente  junto com a SUB do Butantã e realizar plantio de incremento em áreas viáveis.

Subprefeitura Butantã: Colaborar em um trabalho conjunto com aquela Secretaria, no sentido de desenvolver orçamento para contratação de projeto executivo + obra, a partir do estudo e diretrizes da SVMA. Estes elementos técnicos nos trarão, em 2026, além do estudo preliminar (ainda que parcial) do Parque Linear, a estimativa de custo das obras de implantação, podendo assim ser objeto de pleito no Orçamento Cidadão para execução 2027. 


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

      Responsável

      Subprefeitura Butantã

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

        SUBPREFEITURA BUTANTÃ

        COORDENADORIA DE PROJETOS E OBRAS / SUPERVISÃO DE PROJETOS E OBRAS

         

        Considerando a análise de viabilidade técnica da SMVA quanto à atualização dos estudos para o Parque Linear Nascentes do Jaguaré, especificamente para as áreas de titularidade municipal, esta SUB-BT manifesta, como compromisso para 2026, a colaboração em um trabalho conjunto com aquela Secretaria, no sentido de desenvolver orçamento para contratação de projeto executivo + obra, a partir do estudo e diretrizes da SVMA. Estes elementos técnicos nos trarão, em 2026, além do estudo preliminar (ainda que parcial) do Parque Linear, a estimativa de custo das obras de implantação, podendo assim ser objeto de pleito no Orçamento Cidadão para execução 2027.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável com recursos próprios

        Para o atendimento do compromisso manifestado, desenvolver orçamento para contratação de projeto executivo + obra, a partir do estudo e diretrizes da SVMA, esta Subprefeitura Butantã conta com técnicos da Supervisão de Projetos e Obras.

      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Viável

        Colaborar em um trabalho conjunto com aquela Secretaria, no sentido de desenvolver orçamento para contratação de projeto executivo + obra, a partir do estudo e diretrizes da SVMA. Estes elementos técnicos nos trarão, em 2026, além do estudo preliminar (ainda que parcial) do Parque Linear, a estimativa de custo das obras de implantação, podendo assim ser objeto de pleito no Orçamento Cidadão para execução 2027.

        O desenvolvimento do orçamento para contratação do projeto executivo + obra por esta SUB-BT se dará a partir do estudo e diretrizes da SVMA, tendo em vista tratar-se de Parque Linear.

      Responsável

      Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        A criação de parques previstos no Plano Diretor é competência da SVMA. 

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Inviável

        Inviabilidade da parte de SIURB devido à competência para tal demanda ser de SVMA.

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        O Parque Linear Nascentes do Jaguaré (PQ_BT_12) consta do PDE como parque proposto. A Subprefeitura Butantã implantou o trecho junto ao CEU Uirapuru com diretrizes elaboradas pela SVMA. Há estudo de SVMA para esse parque linear. O compromisso de SVMA para 2026 é atualizar o estudo já existente, considerando as intervenções já implementadas e priorizando novas intervenções em áreas de titularidade pública. Para isso, SVMA deve contar com  SUB-Butantã.

        Em relação à contratação específica de projetos e obras, não há previsão de início para esta gestão. Atualmente, a implantação de parques segue o estabelecido na Meta 01 - Entregar 8 novos parques, para ampliar a oferta de áreas de lazer e fortalecer a cultura de convivência harmoniosa entre as pessoas e a natureza - do Programa de Metas 2025-2028 do município de São Paulo.

        A primeira versão do documento pode ser acessada pelo endereço: < https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/>

        Em que pese o documento definir a quantidade, há uma lista de parques que se encontram em processo de implantação. A definição quanto à implantação de parques considera os seguintes aspectos: i) áreas grafadas no Quadro 7 da Lei nº 17.975/2023, que dispõe sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, ii) titularidade - áreas públicas, iii) existência de projetos já contratados, iv) demandas da população e v) ausência de parques na subprefeitura/distrito.

        A Divisão de Arborização Urbana (DAU/SVMA), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, inclusive nas regiões da Subprefeitura Butantã. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. Nesse sentido, a DAU compromete-se com a análise de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável com recursos próprios

        Para atualização do estudo do parque linear, SVMA conta com as equipes internas.

        Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.

      • Dados Complementares

        Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores

        PMAU e PLANPAVEL

      • Viabilidade final

        Viável

        - Atualizar o estudo já existente junto com a SUB do Butantã

        - Realizar plantio de incremento em áreas viáveis

         

         

        Proposta parcialmente viável.

        O compromisso de SVMA para 2026 é atualizar o estudo já existente, considerando as intervenções já implementadas e priorizando novas intervenções em áreas de titularidade pública. Para isso, SVMA deve contar com SUB-Butantã. Caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas no local, será realizado no âmbito do contrato vigente, de modo integrado e coordenado entre as Divisões Técnicas da SVMA e as Secretarias envolvidas, cada uma com suas próprias competências e recursos, para o andamento da proposta, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas.

        Com relação à contratação específica de projetos e obras para construção de parque, não há previsão de início para esta gestão.

        Proposta deve ser encaminhada à SUB do Butantã para responder as questões de zeladoria.

      Códigos da proposta

      Número SEI: Butantã(proposta 718)

      Não há nenhum recurso
    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início