CORREDOR DE ARVORES
Implementar corredor de arvores a partir do metro Paraiso até a Av Jabaquara para diminuir a temperatura. Há areas sem arvores e muito quentes no verao.
Responsável
SVMA/DPU: As Ruas Vergueiro e Jabaquara possuem trechos do canteiro central arborizados e calçadas largas aptas para o plantio de árvores. Há potencial de ligação de praças e áreas verdes ao longo deste eixo viário.
A Divisão de Arborização Urbana (DAU/SVMA), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso, visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-VM e JA) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido, a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas arbóreas. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.
A SVMA tem contrato de plantio de árvores, portanto não precisaria de recursos adicionais.
Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores
PMAU e PLANPAVEL
Realizar estudo de viabilidade de plantio e de requalificação do espaço público.
Realizar plantio de árvores em local viável.
Informar à Subprefeitura Vila Mariana da necessidade de cooperação.
Ação integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas.
Além disso, é preciso informar à Subprefeitura Vila Mariana da necessidade de cooperação, pois há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de todos os envolvidos.
Número SEI: Vila Mariana( proposta 813)
Responsável
A proposta não se encontra consolidada com base em parâmetros técnicos viáveis de atendimento no âmbito da Subprefeitura da Vila Mariana. Considerando os limites de competência institucional, recomendo o encaminhamento da demanda à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, para avaliação quanto à possibilidade de atendimento