Pedimos a instalação no Distrito da Ponte Rasa na Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa uma "BIBLIOTECA PUBLICA DOTADA DE TEATRO", onde a população idosa e demais pessoas interessadas tenham a possibilidade de usufruir dos espaços educacionais e de atividades para a nossa população idosa, todas dotadas de pontos de internet livre e o programa FAB LAB LIVRE.
Responsável
Em atenção à proposta 915 do Orçamento Cidadão 2026, esclarece-se que o objeto é considerada factível, desde que haja disponibilidade orçamentária para um local com espaço e isolamento acústico adequados, de modo a evitar a interferência sonora entre as atividades da biblioteca e do Fab Lab. Atendidas essas condições, a sugestão se qualifica para uma análise técnica aprofundada no contexto de futuros projetos de expansão da rede FAB LAB LIVRE SP.
"Parecer orçamentário viável com utilização dos recursos do Orçamento Cidadão"
Verificar a disponibilidade orçamentária para um local com espaço e isolamento acústico adequados, de modo a evitar a interferência sonora entre as atividades da biblioteca e do Fab Lab. Atendidas essas condições, a sugestão se qualifica para uma análise técnica aprofundada no contexto de futuros projetos de expansão da rede FAB LAB LIVRE SP.
Responsável
A proposta é tecnicamente inviável. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) possui mais de 220 equipamentos distribuídos pela cidade, dos quais 70 estão em obras sendo executadas ou projetos em fase de planejamento de reformas/readequações. O setor de engenharia e arquitetura da SMC conta com uma equipe de apenas 17 pessoas, tornando a demanda para a implantação de novos equipamentos excessivamente alta no momento. Ademais, a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo já está contemplada com 1 equipamento cultural, a Biblioteca - Rubens Borba de Moraes.
Além disso, o Programa de Metas 2025-2028 da Prefeitura do Município de São Paulo (versão inicial publicada no site https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/), estabeleceu para a SMC diversos compromissos, a maioria relativos a equipamentos culturais:
Meta 90: Requalificação de 25 equipamentos culturais
Meta 91: Inaugurar duas novas unidades da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA)
Meta 92: Viabilizar a inauguração do Memorial dos Aflitos, em honra ao legado da população que foi escravizada na cidade e para a promoção de uma cultura antirracista.
Meta 97: Viabilizar um centro de economia criativa na Casa das Retortas, com foco nas indústrias da moda, gastronomia e da madeira.
Meta 98: Viabilizar a abertura de 5 novos equipamentos de economia criativa voltados especialmente aos jovens das periferias.
Meta 107: Criar o SP CityPass, cartão de venda combinada de atrativos e experiências, para o crescimento do turismo integrado na cidade.
Conforme parecer técnico, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) já administra mais de 220 equipamentos distribuídos pela cidade, dos quais cerca de 70 encontram-se em obras ou com projetos em fase de planejamento para reformas e readequações, atualmente custeados com recursos do FUNDURB. A inclusão de novos equipamentos neste momento implicaria não apenas no aumento da pressão sobre o orçamento destinado a ações já consolidadas e igualmente relevantes, como também geraria um acréscimo significativo na demanda por recursos humanos para gestão e acompanhamento das novas unidades.