Javascript não suportado 1197. Implantar corredor verde na Estrada do Campo Limpo
Início
Voltar

1197. Implantar corredor verde na Estrada do Campo Limpo

Filipe Lopes Filipe Lopes  •  28/04/2025  •  Campo Limpo  •  Código da proposta: 1197

IMPLANTAÇÃO DE CORREDOR VERDE NA ESTRADA DO CAMPO LIMPO

 

Implantar um corredor verde no canteiro central da Estrada do Campo Limpo, no trecho.  Essa via é uma das principais e mais movimentadas da região, ligando  o bairro a pontos estratégicos da cidade.   Atualmente, o canteiro central é pavimentado e sem arborização, o que contribui para a  formação de ilhas de calor e para a diminuição da qualidade ambiental local.

WhatsApp_Image_2025-04-28_at_10.45.50.jpeg
WhatsApp_Image_2025-04-28_at_10.45.50.jpeg

Documentos (1)

Compromisso

Elaborar estudo de viabilidade para o Corredor Verde na avenida em conjunto com SMT e CET.

Ação integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a implementação de corredor verde na Subprefeitura Campo Limpo, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas. Por isso, a proposta deve também ser analisada pela Sub do Campo Limpo.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Jorge Alex da Silva Gonzalez

    Sim, a avenida precisa em todo seu trajeto e inclusive algumas calçadas podem ter jardins de chuva. Só benéficos e sem contar que é a principal avenida cartão postal da região.

    Nenhuma resposta
    • Sandra Carvalho

      Felipe , parabéns pela proposta. Essa parte da Estrada do Campo Limpo é uma verdadeira ilha de calor. O plantio de árvores ajudará inclusive no quesito minimizar enchentes. Servirá como um grande jardim de chuva.

      Nenhuma resposta

        Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

        Responsável

        Subprefeitura Campo Limpo

        • Análise de viabilidade técnica

          Inviável

          A  implantação de outras infraestruturas  como:  jardins de chuva e passarelas, na  área mencionada  não comporta a intervenção devido as dimensões minimas do conteiro que é 1m. 

          Ajardinamento do canteiro central da Estrada do Campo Limpo

          Trecho 2.900m de extensão (R. Das Arcadas até a R. Nestor dos Santos Lima);

          Largura média dos canteiros 1,00m

          Recomendação: Plantio de plantas ornamentais e arbustos, com algum tipo de cercamento pois trata-se de local com grande fluxo de pedestres, estando os canteiros sujeitos ao pisoteio. Espécies de porte arbóreo não é recomendado pela falta de largura mínima do canteiro central.

        • Análise de viabilidade orçamentária

          Inviável Inviável
        • Dados Complementares

        • Viabilidade final

          Inviável

        Responsável

        Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

        • Análise de viabilidade técnica

          Viável

          Divisão de Projetos urbanos(DPU/SVMA):A proposta de corredor verde na Estrada de Campo Limpo não está contemplada no PLANPAVEL. A Estrada de Campo Limpo é uma importante via de acesso para a Subprefeitura Campo Limpo, com fluxo intenso de automóveis e ônibus. Ao longo de sua extensão há fragmentos de áreas verdes, além do Parque dos Eucaliptos, podendo ser estudadas áreas potenciais para incremento de vegetação. O compromisso de DPU para 2026 é elaborar o estudo de viabilidade da proposta, devendo contar para isso com SMT e CET.

          A Divisão de Arborização Urbana (DAU/SVMA), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso, visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-CL) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido, a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas arbóreas. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.

        • Análise de viabilidade orçamentária

          Viável Viável com recursos próprios

          Realizar estudo de viabilidade de áreas potenciais para plantio na Estrada do Campo Limpo e nas imediações, viável com recursos próprios.

          Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.

        • Dados Complementares

          Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores

          PMAU e PLANPAVEL

          A SVMA executou o plantio de seis mudas de ipê amarelo em novembro de 2024, no local.

        • Viabilidade final

          Viável

          Elaborar estudo de viabilidade para o Corredor Verde na avenida em conjunto com SMT e CET.

           

          Ação integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a implementação de corredor verde na Subprefeitura Campo Limpo, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas. Por isso, a proposta deve também ser analisada pela Sub do Campo Limpo.

        Não há nenhum recurso
      Não há etapas definidas
      Voltar para o Início