IMPLANTAÇÃO DE CORREDOR VERDE NA ESTRADA DO CAMPO LIMPO
Implantar um corredor verde no canteiro central da Estrada do Campo Limpo, no trecho. Essa via é uma das principais e mais movimentadas da região, ligando o bairro a pontos estratégicos da cidade. Atualmente, o canteiro central é pavimentado e sem arborização, o que contribui para a formação de ilhas de calor e para a diminuição da qualidade ambiental local.
Responsável
A implantação de outras infraestruturas como: jardins de chuva e passarelas, na área mencionada não comporta a intervenção devido as dimensões minimas do conteiro que é 1m.
Ajardinamento do canteiro central da Estrada do Campo Limpo
Trecho 2.900m de extensão (R. Das Arcadas até a R. Nestor dos Santos Lima);
Largura média dos canteiros 1,00m
Recomendação: Plantio de plantas ornamentais e arbustos, com algum tipo de cercamento pois trata-se de local com grande fluxo de pedestres, estando os canteiros sujeitos ao pisoteio. Espécies de porte arbóreo não é recomendado pela falta de largura mínima do canteiro central.
Responsável
Divisão de Projetos urbanos(DPU/SVMA):A proposta de corredor verde na Estrada de Campo Limpo não está contemplada no PLANPAVEL. A Estrada de Campo Limpo é uma importante via de acesso para a Subprefeitura Campo Limpo, com fluxo intenso de automóveis e ônibus. Ao longo de sua extensão há fragmentos de áreas verdes, além do Parque dos Eucaliptos, podendo ser estudadas áreas potenciais para incremento de vegetação. O compromisso de DPU para 2026 é elaborar o estudo de viabilidade da proposta, devendo contar para isso com SMT e CET.
A Divisão de Arborização Urbana (DAU/SVMA), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso, visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-CL) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido, a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas arbóreas. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente.
Realizar estudo de viabilidade de áreas potenciais para plantio na Estrada do Campo Limpo e nas imediações, viável com recursos próprios.
Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.
Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores
PMAU e PLANPAVEL
A SVMA executou o plantio de seis mudas de ipê amarelo em novembro de 2024, no local.
Elaborar estudo de viabilidade para o Corredor Verde na avenida em conjunto com SMT e CET.
Ação integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a implementação de corredor verde na Subprefeitura Campo Limpo, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas. Por isso, a proposta deve também ser analisada pela Sub do Campo Limpo.
Sim, a avenida precisa em todo seu trajeto e inclusive algumas calçadas podem ter jardins de chuva. Só benéficos e sem contar que é a principal avenida cartão postal da região.
Felipe , parabéns pela proposta. Essa parte da Estrada do Campo Limpo é uma verdadeira ilha de calor. O plantio de árvores ajudará inclusive no quesito minimizar enchentes. Servirá como um grande jardim de chuva.