Rampa de acessibilidade nas ruas Estanislaus Moniusko, 206, Jd. Joaniza e Guiomar Branco da Silva, 265, Viela Sta Anastacia.
Passeio público na Rua Aléssio de Paolis.
Abertura da Rua Fanfula ligando a Rua Gorosaku Tanisaki.
Recapeamento das ruas Selma Kurts, Delfim da Costa Ribeiro e Correa Paulistano.
Responsável
No que se refere à solicitação de recapeamento das Ruas Selma Kurts, Rua Delfim da Costa Ribeiro e Rua Correa Paulistanos, localizadas na circunscrição da Subprefeitura da Cidade Ademar, informamos que a SMSUB - Secretaria Municipal das Subprefeituras encontra-se em fase de licitação utilizando-se do SRP – Sistema de Registro de Preços, que visa ao estabelecimento de contratos de Prestação dos Serviços inerentes ao Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária do Município de São Paulo.
Assim sendo, informamos que encerrado o referido processo licitatório, iniciar-se-ão os procedimentos inerentes à avaliação, sob a égide dos critérios técnicos estabelecidos na licitação, das vias que receberão os serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária Urbana do Município de São Paulo.
Informamos, ainda, que as referidas vias não atendem aos critérios de elegibilidade previstos no edital licitatório de Concorrência Presencial n° 01/SMSUB/COGEL/2024, razão pela qual não está, neste momento, contemplada entre as vias a serem priorizadas para os serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária do Município de São Paulo.
Informamos, ainda, que as referidas vias não atendem aos critérios de elegibilidade previstos no edital licitatório de Concorrência Presencial n° 01/SMSUB/COGEL/2024, razão pela qual não está, neste momento, contemplada entre as vias a serem priorizadas para os serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária do Município de São Paulo.
Responsável
A Abertura da Rua Fanfula, ligando a Rua Gorosaku Tanisaki , envolve a transposição do Córrego Zavuvus e uma série de desapropriações, uma vez que existe ocupação ao longo de todo o córrego, assunto este que demanda avaliação e elaboração de estudos de viabilidade por parte da SIURB;
As demais solicitações, envolvendo a construção de rampas de acessibilidade, passeio público e recapeamento, estão no rol de atribuições da SMSUB.
Inviável. Competência de outros órgãos
Responsável
A proposta contempla diversas solicitações sendo elas:
- rampa de acessibilidade nas ruas Estanislau Moniusko e Guiomar Branco da Silva: a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), criou uma Cartilha a fim de orientar sobre como projetar, construir ou reformar uma calçada no Município de São Paulo, seguindo os critérios técnicos e as normas legais vigentes. Com base nesta cartilha e na NBR 9050 a solicitação em questão foi analisada. Acreca das rampas de acessibilidade temos a informar que, em ambos os casos, tanto na rua Estanislau Moniusko quanto na rua Guiomar Branco da Silva, a construção da rampa em si é possível, porém o que torna a solicitação inviável são os obstáculos que as pessoas encontrariam ao saírem das rampas, pois nos dois locais os passeios possuem obstáculos onde as distâncias de passagens são inferiores a 80 cm, infringindo as normas técnicas vigentes. Segue em anexo imagem dos referidos locais exemplificando o caso.
- passeio público na rua Alessio de Paolis: os passeios são de resposabilidade dos proprietários, conforme lei 15.442 de 2011;
- abertura da Rua Fanfula ligando à Rua Gorosaku Tanizaki: inviável pois existe uma comunidade e um córrego entre as ruas mencionadas;
- recapeamento das ruas Selma Kurts, Delfim da Costa Ribeiro e Correio Paulistano: não se faz necessário o recape geral, são problemas que podem ser solucionados através do programa de tapa buracos.
Solicitações inviáveis
Solicitações inviáveis conforme parecer técnico