Precisamos, na região do Jabaquara, de um espaço para crianças e adultos com autismo, porque as escolas não conseguem atender a quantidade de autistas em sala de aula. Também precisamos qualificar profissionais para lidar com as crianças em sala de aula, porque juntos não conseguimos dar uma qualidade no ensino para todos.
Responsável
O 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi inaugurado em abril de 2025 na região Norte da cidade de São Paulo, na Avenida Santos Dumont, 1318, Santana. O espaço oferece atividades de convivência, culturais, esportivas, formativas e de autocuidado, promovendo autonomia, inclusão e bem-estar para pessoas com TEA e suas famílias. Integrado à rede municipal de serviços, o Centro busca garantir atendimento abrangente e acolhedor.
Com base na experiência adquirida, há previsão de implantação de 3 novos Centros nas regiões Leste, Oeste e Sul da capital. Atualmente, os projetos arquitetônicos dessas unidades estão em fase de elaboração, com início das obras previsto para 2026.
Com esta previsão, a oferta dos serviços também será expandida para todas as regiões da cidade.
A viabilidade orçamentária da expansão está assegurada, uma vez que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já contempla previsão específica para investimentos nessa área, garantindo os recursos necessários para início das obras no próximo exercício. Essa previsão orçamentária demonstra o comprometimento da gestão municipal com a ampliação dos serviços especializados e com a consolidação de uma rede de atendimento cada vez mais acessível e inclusiva para as pessoas com TEA.
Há previsão de investimento à ordem de R$102.000.000,00 para o início das obras dos 3 novos Centros TEA.
Meta 70 - Entregar 3 Centros TEA nas regiões Leste, Sul e Oeste, garantindo atendimento especializado a crianças, jovens e adultos e aos seus familiares.
Conclusão dos projetos e Início das obras dos 3 Novos Centros TEA em 2026.
Ações orçamentárias: 36.10.14.242.3006.5.407