Promover a mobilidade urbana, a segurança e a inclusão social por meio da requalificação do escadão existente, garantindo acessibilidade, condução eficiente e criação de um novo espaço de convivência e lazer.
O local é uma importante via de passagem entre os condomínios do Horto do Ipê e o Metrô Capão Redondo. Atualmente, a escadaria passada por reformas que, sem planejamento adequado de mobilidade e acessibilidade, causaram inundações na base da Rua Francisco da Cruz Mellão, comprometendo o bem-estar dos moradores e o trânsito seguro de pedestres. A ausência de iluminação e de espaços públicos de lazer também impacta diretamente na qualidade de vida e segurança da região.
Responsável
É possível realizar a instalação de iluminação pública na escadaria. Para isso, será elaborado um projeto elétrico pela Concessionária responsável pelo Contrato de Concessão vigente. Após a conclusão, o projeto será submetido à análise técnica e aprovação do poder concedente. Uma vez aprovado, será encaminhado para programação e execução dos serviços.
Está previsto no contrato de concessão em andamento.
A escadaria localizada entre a Rua Francisco da Cruz Mellão e a Rua Lisse será contemplada com a instalação de rede de Iluminação Pública.
Responsável
OBJETIVO
O presente parecer tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica, legal e ambiental da execução de obra, propomos a Readequação do escadão na Rua Francisco da Cruz Mellão e a Rua Lisse acesso ao metro Capão Redondo, atualmente área é precária e necessita de acesso para população, visando assegurar a segurança, funcionalidade, sustentabilidade e conformidade com as normas vigentes., colaborando com o bem-estar dos moradores e o trânsito seguro de pedestres.
DESCRIÇÃO DA OBRA
A obra proposta consiste em:
Readequação do escadão, implantação de corrimão, drenagem e acessibilidade de acordo com ABNT 9050, localizada na Rua Francisco da Cruz Mellão e a Rua Lisse acesso ao metro Capão Redondo.
Impacto Ambiental e Social
• Impacto na comunidade: Positivo
• Necessidade de licenciamento ambiental: não
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após análise técnica da documentação apresentada, das características do terreno e da proposta da obra, conclui-se que a obra é viável para execução no local indicado.
VALOR R$650.000,00
Os custos totais de referência de todos os serviços serão somados, chegando ao custo global de referência da obra – sobre o qual incide o valor percentual do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), a fim de obter o preço global de referência da obra, que guiará a aceitação das propostas dos licitantes.
Zeladoria Urbana e Melhoria de Bairro
Execução da obra no local indicado.