Solicitamos obras urgêntes na Contenção/Reestruturação/Reforma da Galeria de Águas Pluviais do Córrego Verde Braço 2, trecho nas ruas: Cristiano Viana, Travessa Deocleciana de Oliveira e João Moura, provendo a contenção de enchentes que ultrapassam dois metros na Travessa Deocleciana de Oliveira. A configuração física do terreno nessas ruas (alto declive) as transforma em um grande piscinão, cada vez que acontecem as enchentes, trazendo inúmeros prejuízos como: danos estruturais aos imóveis adjacentes que nem sempre podem ser avaliados a olho nú, perdas de patrimônio pontuais: como automóveis, móveis e outros e os casos de saúde pública que afetam a todos que transitam pela área, inclusive o Hospital Sancta Maggiore (Rua Cristiano Viana, 890). Além dos gastos habituais com a manutenção e impostos (IPTU), os proprietários dos imóveis dessas ruas, somam os gastos continuados na proteçao de seus imóveis com impermeabilizações, barreiras físicas de contenção (comportas) e outros. O desempenho da galeria, desgastada pelo tempo e falta de manutenção, piorou ainda mais por sofrer alterações em seu trajeto por novas construções na área, com angulos que diminuem sua vazão. Todas essas barreiras e problemas, acrescidas do aumento no volume das chuvas, que se tornam cada vez mais imprevisíveis, amplia4m gradativamente o nível das águas na superfície, durante as enchentes, instaurando em todos, que aqui habitam ou trabalham, um grande e verdadeiro terror ao período de chuvas.
Responsável
O Caderno de Drenagem do Rio Verde-Pinheiros prevê a construção de um reservatório e uma galeria de reforço na Rua João Moura, o que deverá sanar os problemas recorrentes de alagamentos ali registrados. Considerado viável o início da elaboração do projeto do reservatório e galeria, no qual será incluída a análise de recuperação/reforço da galeria citada na proposta.
Orçamento para elaboração do projeto. Deverão ser utilizados recursos do Orçamento Cidadão, em razão da obra estar prevista no PDD para um horizonte temporal maior.
Meta 12 • Entregar 8 piscinões e iniciar a construção de outros 6 para reduzir alagamentos e dar mais segurança à população.
Iniciar a elaboração do projeto para construção do reservatório e da galeria na Rua João Moura, bem como recuperação/reforço da galeria citada na proposta.
Acredito que o orçamento de 700 mil, se bem aplicado, pode realmente melhorar a situação de todos por aqui. É só pensar fora do sistema antigo de abrir galerias e mirar nas soluções mundiais de baixo custo. Fiz há algum tempo atrás o orçamento de caixas pequenas de concreto pré-moldado, conectadas a galeria atual, contendo cada uma, até 44mil m3, de águas superficiais, liberadas após as enchentes, sem colapsar a rede de drenagem existente. Em concreto de grande resistência, podem ser montadas em aberturas estratégicas, feitas no asfalto de forma coordenada, com pouco mão de obra, de forma rápida e de fácil manutenção.
URGENTE - Por favor, responsáveis, iniciar a elaboração do projeto - e ainda por cima na Rua João Moura, é como dizer que nós das ruas Cristiano Viana e Travessa Deocleciana de Oliveira, não merecemos qualquer tratamento. Precisamos de obras de contenção/armazenamento das águas com urgência. Temos proposta barata
Entendemos o projeto da SIURB - sobre a intervenção na galeria na Rua João Moura, mas as grandes enchentes (contenção das águas) acontecem na Rua Cristiano Viana e na Travessa Deocleciana de Oliveira, ultrapassando nesta, marcas de 2.00m de altura no leito carrossável - impossibilitando a vida nos meses chuvosos com perdas monetárias sequentes, muito medo e insegurança física e sanitária. A venda dos imóveis, sem a descrição correta do que acontece durante as chuvas, é impossível. Estamos sentenciados a viver com as enchentes se algo não for feito de IMEDIATO ou URGENTEMENTE! As obras devem ser URGENTES e na rua CRISTIANO VIANA/Trav. DEOCLECIANA DE OLIVEIRA, mesmo porque a intervenção na Rua João Moura não tem data definida para acontecer.
Proposta necessária e urgente!