Fortalecer redes de apoio e campanhas de conscientização
Responsável
O 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi inaugurado em abril de 2025 na região Norte da cidade de São Paulo, na Avenida Santos Dumont, 1318, Santana. O espaço oferece atividades de convivência, culturais, esportivas, formativas e de autocuidado, promovendo autonomia, inclusão e bem-estar para pessoas com TEA e suas famílias. Integrado à rede municipal de serviços, o Centro busca garantir atendimento abrangente e acolhedor.
Com base na experiência adquirida, há previsão de implantação de 3 novos Centros nas regiões Leste, Oeste e Sul da capital. Atualmente, os projetos arquitetônicos dessas unidades estão em fase de elaboração, com início das obras previsto para 2026.
Com esta previsão, a oferta dos serviços também será expandida para todas as regiões da cidade.
A viabilidade orçamentária da expansão está assegurada, uma vez que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já contempla previsão específica para investimentos nessa área, garantindo os recursos necessários para início das obras no próximo exercício. Essa previsão orçamentária demonstra o comprometimento da gestão municipal com a ampliação dos serviços especializados e com a consolidação de uma rede de atendimento cada vez mais acessível e inclusiva para as pessoas com TEA.
Há previsão de investimento à ordem de R$102.000.000,00 para o início das obras dos 3 novos Centros TEA.
Meta 70 - Entregar 3 Centros TEA nas regiões Leste, Sul e Oeste, garantindo atendimento especializado a crianças, jovens e adultos e aos seus familiares.
Conclusão dos projetos e Início das obras dos 3 Novos Centros TEA em 2026.
Ações orçamentárias: 36.10.14.242.3006.5.407
Como eu apoio esse programa