Modernização dos parques. (construção de espaços fechados nos parques).
Responsável
Trata-se de proposta ampla/genérica. No entanto, vale esclarecer que, atualmente, a requalificação de parques segue o estabelecido na Meta 02 - Revitalizar 25 parques, com a melhoria das instalações e para maior segurança dos frequentadores - do Programa de Metas 2025-2028 do município de São Paulo.
A primeira versão do documento pode ser acessada pelo endereço: < https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/>
Em que pese o documento definir a quantidade, há uma lista de parques que se encontram em processo de requalificação. Além disso, há uma diretriz para priorização das áreas com indicadores mais baixos de acordo com diagnóstico do Projeto Viva o Verde – parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) –, que avaliou 80 parques.
Os parques existentes da Subprefeitura de Guaianases - Guaratiba e Lajeado - não estão entre os 25 parques mais prioritários, já que constam comoprioridade "baixa" e "muito baixa".
Contudo, como o parque Lajeado é objeto de concessão, esta demanda será compartilhada à Comissão Permanente de Fiscalização de Contratos de Concessão desta SVMA, para que comunique a Concessionária para análise técnica e financeira.
Para a construção de um espaço fechado no Parque Lajeado deverá ser verificada sua viabilidade técnica e orçamentária junto à Concessionária.
Verificar a viabilidade técnica e orçamentária junto à Concessionária.
Iniciar intervenção em 2026, caso seja possível
Até o final deste exercício, pretende-se verificar a viabilidade técnica e orçamentária junto à Concessionária.Caso seja possível, espera-se o início da intervenção em 2026.
Número SEI: Guianases( proposta 2047)