CRIAÇÃO DE JARDINS DE CHUVA NO BAIRRO DO REAL PARQUE
Os jardins de chuva são importantes para a sustentabilidade urbana, pois ajudam a controlar o escoamento da água da chuva, reduzem o risco de alagamentos, melhoram a qualidade da água e contribuem para a recarga do lençol freático. Eles podem melhorar o microclima, atrair fauna e aumentar a biodiversidade urbana.
Essa ação vai evitar gastos para os cofres da cidade, pois essas áreas permeáveis ajudam a evitar tragédias que enfrentamos com as chuvas na cidade.
Responsável
O pleito para criação de jardins de chuva no bairro Real Parque, cujo mapeamento/estudo foi anexado à proposta no Participe+, tem como escopo a transformação de espaços livres ou áreas residuais do sistema viário (como bicos, rotatórias, hoje pavimentados) em áreas permeáveis, com requalificação de seus espaços e implantação de sistemas de drenagem de biorretenção. Sendo assim, avaliando a importância destes dispositivos para a drenagem urbana, consideramos a proposta tecnicamente viável.
São indicadas 10 áreas no detalhamento apresentado, para as quais temos as seguintes colocações:
Praça José de Barros Poyares Sobrinho: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ilha viária “rotatória 2”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Ilha viária “canteiro 5”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Ilha viária “canteiro 6”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Rotatória “45”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Ilha viária “11”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Rotatória “18”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Espaço Livre (bico) “canteiro 23”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ilha viária “rotatória 23B”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Espaço Livre (bico) “canteiro 29”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ressaltamos que todas as intervenções nestes espaços residuais do sistema viário necessitarão de anuência da CET, para que sejam determinados os alinhamentos das guias. Ainda, somente após a elaboração dos projetos para cada área por esta Supervisão de Projetos e Obras é que os orçamentos serão devidamente detalhados.
Estimamos um custo de R$ 950.000,00 para as intervenções nos 10 espaços indicados e deverão ser contempladas com recurso do Orçamento Cidadão.
Programa Jardins de Chuva
Contratar e executar obras de revitalização e/ou implantação de jardins de chuva nos 10 locais indicados na proposta.
São indicadas 10 áreas no detalhamento apresentado, para as quais temos as seguintes colocações:
Praça José de Barros Poyares Sobrinho: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ilha viária “rotatória 2”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Ilha viária “canteiro 5”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Ilha viária “canteiro 6”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Rotatória “45”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Ilha viária “11”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Rotatória “18”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);
Espaço Livre (bico) “canteiro 23”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ilha viária “rotatória 23B”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;
Espaço Livre (bico) “canteiro 29”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;
Ressaltamos que todas as intervenções nestes espaços residuais do sistema viário necessitarão de anuência da CET, para que sejam determinados os alinhamentos das guias. Ainda, somente após a elaboração dos projetos para cada área por esta Supervisão de Projetos e Obras é que os orçamentos serão devidamente detalhados.
A urbanização do nosso bairro tem que ser uma das prioridades da prefeitura. O Real Parque tem um dos maiores IPTUs de São Paulo e a prefeitura não dá a atenção ao bairro que justifique o alto custo. Ruas esburacadas, parecendo rally do sertão, calçadas totalmente quebrada e invadidas por jardins de prédios não sobrando espaço para os pedestres que são obrigados a caminhar perigosamente pelas ruas estreitas do bairro. A Rua Dom Paulo Pedrosa que é entrada e saída do bairro além de parecer uma estrada de rally ainda possui 2 mãos dificultando o tráfego dos veículos, pois em muitos momentos fica impossível a passagem de 2 veículos.
Eu apoio