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2143. Criar jardins de chuva no bairro do Real Parque

Paula Abud Paula Abud  •  07/05/2025  •  Butantã  •  Código da proposta: 2143

CRIAÇÃO DE JARDINS DE CHUVA NO BAIRRO DO REAL PARQUE

Os jardins de chuva são importantes para a sustentabilidade urbana, pois ajudam a controlar o escoamento da água da chuva, reduzem o risco de alagamentos, melhoram a qualidade da água e contribuem para a recarga do lençol freático. Eles podem melhorar o microclima, atrair fauna e aumentar a biodiversidade urbana.

Essa ação vai evitar gastos para os cofres da cidade, pois essas áreas permeáveis ajudam a evitar tragédias que enfrentamos com as chuvas na cidade. 

Documentos (1)

Compromisso

Contratar e executar obras de revitalização e/ou implantação de jardins de chuva nos 10 locais indicados na proposta.


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  • Walter Della Nina Jr

    A urbanização do nosso bairro tem que ser uma das prioridades da prefeitura. O Real Parque tem um dos maiores IPTUs de São Paulo e a prefeitura não dá a atenção ao bairro que justifique o alto custo. Ruas esburacadas, parecendo rally do sertão, calçadas totalmente quebrada e invadidas por jardins de prédios não sobrando espaço para os pedestres que são obrigados a caminhar perigosamente pelas ruas estreitas do bairro. A Rua Dom Paulo Pedrosa que é entrada e saída do bairro além de parecer uma estrada de rally ainda possui 2 mãos dificultando o tráfego dos veículos, pois em muitos momentos fica impossível a passagem de 2 veículos.

    Nenhuma resposta
    • Mylene Schena de Oliveira

      Eu apoio

      Nenhuma resposta

        Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

        Responsável

        Subprefeitura Butantã

        • Análise de viabilidade técnica

          Viável

          O pleito para criação de jardins de chuva no bairro Real Parque, cujo mapeamento/estudo foi anexado à proposta no Participe+, tem como escopo a transformação de espaços livres ou áreas residuais do sistema viário (como bicos, rotatórias, hoje pavimentados) em áreas permeáveis, com requalificação de seus espaços e implantação de sistemas de drenagem de biorretenção. Sendo assim, avaliando a importância destes dispositivos para a drenagem urbana, consideramos a proposta tecnicamente viável.

          São indicadas 10 áreas no detalhamento apresentado, para as quais temos as seguintes colocações:

          1. Praça José de Barros Poyares Sobrinho: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          1. Ilha viária “rotatória 2”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Ilha viária “canteiro 5”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Ilha viária “canteiro 6”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Rotatória “45”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Ilha viária “11”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Rotatória “18”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Espaço Livre (bico) “canteiro 23”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          1. Ilha viária “rotatória 23B”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Espaço Livre (bico) “canteiro 29”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          Ressaltamos que todas as intervenções nestes espaços residuais do sistema viário necessitarão de anuência da CET, para que sejam determinados os alinhamentos das guias. Ainda, somente após a elaboração dos projetos para cada área por esta Supervisão de Projetos e Obras é que os orçamentos serão devidamente detalhados. 

        • Análise de viabilidade orçamentária

          Viável Viável com recursos do Orçamento Cidadão

          Estimamos um custo de R$ 950.000,00 para as intervenções nos 10 espaços indicados e deverão ser contempladas com recurso do Orçamento Cidadão.

        • Dados Complementares

          Programa Jardins de Chuva

        • Viabilidade final

          Viável

          Contratar e executar obras de revitalização e/ou implantação de jardins de chuva nos 10 locais indicados na proposta.

          São indicadas 10 áreas no detalhamento apresentado, para as quais temos as seguintes colocações:

          1. Praça José de Barros Poyares Sobrinho: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          1. Ilha viária “rotatória 2”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Ilha viária “canteiro 5”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Ilha viária “canteiro 6”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Rotatória “45”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Ilha viária “11”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Rotatória “18”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva);

          1. Espaço Livre (bico) “canteiro 23”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          1. Ilha viária “rotatória 23B”: Remoção do pavimento e ajardinamento (jardim de chuva), mantendo passagem de pedestres;

          1. Espaço Livre (bico) “canteiro 29”: necessidade de reforma do passeio e tratamento paisagístico;

          Ressaltamos que todas as intervenções nestes espaços residuais do sistema viário necessitarão de anuência da CET, para que sejam determinados os alinhamentos das guias. Ainda, somente após a elaboração dos projetos para cada área por esta Supervisão de Projetos e Obras é que os orçamentos serão devidamente detalhados. 

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