Desassoreamento dos Córregos e Muro/Canalização:
Água Vermelha
Responsável
O desassoreamento do córrego trata-se de serviço executado por contrato da Subprefeitura.
Conforme informações da Supervisão Técnica de Limpeza Pública a limpeza é executada 2 vezes/ano, retirando aproximadamente 7mil toneladas/ano.
Quanto ao pedido de canalização do córrego, o Projeto Recupera Pantanal da Prefeitura, prevê a retirada de famílias de áreas alagadas, o que pode não ser prioridade de canalização para o mencionado córrego, sendo que SIURB poderá dar informações mais concretas sobre o assunto.
Esclarecemos que após vistoria realizada pelo Secretário da SIURB, o tema passou a ser tratado no âmbito daquela Secretaria, por meio do Processo SEI nº 6055.2025/0000849-9, tendo em vista que tal demanda extrapola a competência das Subprefeituras.
Responsável
A limpeza, desassoreamento e contenção das margens dos córregos e rios são de responsabilidade das subprefeituras, conforme disposto no Decreto nº 42.239/2002:
Art. 1º - Ficam transferidos das Secretarias Municipais para as Subprefeituras todos os procedimentos de planejamento e execução dos serviços e obras a seguir indicados, abrangendo a elaboração do projeto, a licitação, a execução, a fiscalização e o processamento da despesa correspondente:
I - limpeza, desassoreamento e contenção de margens de cursos d'água, de reservatórios de contenção de cheias, de galerias e de bocas-de-lobo;
II - pavimentação de vias de tráfego local;
III - construção, reforma e manutenção de galerias tubulares, poços de visita e de drenagem superficial, como guias, sarjetas, sarjetões;
IV - recapeamento, reconstrução, conservação e manutenção do pavimento de ruas e avenidas e estradas vicinais;
V - conservação de passeios e áreas verdes;
VI - construção e conservação de escadarias, vielas, muros de arrimo e passarelas de pedestres;
VII - conservação, limpeza, pintura e manutenção não-estrutural de viadutos, gradis e guarda-corpo.
Assim, a competência para análise/execução dessa parte da proposta é da Subprefeitura de Guaianases.
Quanto ao pedido de canalização: Considerando a vasta extensão do Ribeirão Água Vermelha (mais de 6km), para a análise da viabilidade técnica seria necessária a informação acerca do trecho específico que se deseja canalizar, o que não constou na proposta.
Informamos ainda que o Caderno de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Vermelho/Lajeado - no qual constam o estudo, o diagnóstico e as intervenções programadas para a bacia - já foi publicado, e pode ser consultado em: drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/obras/arquivos/CBH_2024_AgVermelha_Lajeado_SMartinho.pdf.