Javascript não suportado 2345. Elaborar um projeto piloto para implementar o "espaço-árvore"
Início
Voltar

2345. Elaborar um projeto piloto para implementar o "espaço-árvore"

Carlo Corabi de Andrade Adell Carlo Corabi de Andrade Adell  •  08/05/2025  •  Vila Mariana  •  Código da proposta: 2345

Implementar o conceito de "ESPAÇO-ÁRVORE" no bairro, mediante um PROJETO PILOTO em área do bairro (grupo de quarteirões) representativa da diversas condições físicas (estruturais) e biológicas (ecológicas) de passeío público que o município apresenta. O "ESPAÇO-ARVORE" já é um conceito consagrado no programa de política pública estadual denominado "MUNICÍPIO VERDE-AZUL", implementado com sucesso em diversas cidades do estado (Araras, Hortolândia, Avaré, Itajobi, Itu, Pindorama,entre outros). Importante registrar que a Prefeitura de São Paulo é signatária do programa Município VerdaAzul desde 2008 e já alcançou o Selo VerdeAzul por 3 vezes (https://www.instagram.com/svmasp/p/CvpzMixv-xf/). A iniciativa vêm se tornando findamental para proteção dos espaços destinados à árvores, frenta à grande especulação imobilíaria e comercial do bairro, somado com a disputa dos espaços do passeio com outros equipamentos públicos (tubulações elétricas, hidrárulicas, gás, cabemento telefônico etc). 

Proposta de implementação do "ESPAÇO-ÁRVORE" na Vila Mariana
Proposta de implementação do "ESPAÇO-ÁRVORE" na Vila Mariana

Documentos (1)

Compromisso

SVMA: Elaborar estudo de viabilidade técnica, em conjunto com a Subprefeitura Vila Mariana e a CET, para a implementação de vaga verde (Espaço árvore), com o plantio e manutenção de mudas arbóreas no âmbito do contrato vigente.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

    Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

    Responsável

    Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

    • Análise de viabilidade técnica

      Inviável

      No que o concerne ao trânsito, que é um espaço deixado no entorno de uma árvore para que as raízes cresçam e desenvolvam, e criem mais áreas impermeáveis pela cidade. O ideal é que tenham no mínimo 1,0 m de largura por 2,0 de comprimento.
       Por se tratar de plantio de árvores em calçadas entendem que deva ser estudado pela Subprefeitura, pois é quem trata de obras nas calçadas e pela SVMA, pois é o órgão responsável pelas políticas públicas ambientais.
       Salientam ainda que o importante é atender ao Decreto das Calçadas, sendo que este espaço árvore possa ocupar a faixa de serviço e/ou a faixa de acesso, sem prejudicar a faixa livre ao deslocamento das pessoas.

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
    • Dados Complementares

    • Viabilidade final

      Inviável

      Inviável

      No que se refere ao plantio de árvores, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente deverá ser consultada. Sobre calçadas, a responsabilidade do estudo é de responsabilidade da Subprefeitura ou da SMSUB.

       

    Responsável

    Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

    • Análise de viabilidade técnica

      Viável

      A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva Subprefeitura Vila Mariana e CET, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A DAU compromete-se em colaborar com o estudo de viabilidade técnica juntamente com os órgãos mencionados e, caso seja viável, o plantio e a manutenção de mudas arbóreas, no âmbito do contrato vigente, prevendo a implementação de vagas verdes.

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Viável Viável com recursos próprios

      Considerando-se apenas a execução de plantio de incremento e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, no âmbito de um contrato, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados para a prestação destes serviços.

    • Dados Complementares

      PMAU

    • Viabilidade final

      Viável

      Elaborar estudo de viabilidade técnica, em conjunto com a Subprefeitura Vila Mariana e a CET, para a implementação de vaga verde(Espaço árvore), com o plantio e manutenção de mudas arbóreas no âmbito do contrato vigente.

       

      Proposta parcialmente viável, com o seguintes compromissos:

      a)Estudo de viabilidade técnica, em conjunto com a Subprefeitura Vila Mariana e a CET, para a implementação de vaga verde(Espaço árvore), com o plantio e manutenção de mudas arbóreas no âmbito do contrato vigente.

      b)Sugerimos manifestação da Subprefeitura Vila Mariana e CET.

    Códigos da proposta

    Número SEI: Vila Mariana(proposta 2345)

    Responsável

    Subprefeitura Vila Mariana

    • Análise de viabilidade técnica

      Inviável

      A proposta não está consolidada com base em parâmetros técnicos atualmente viáveis de execução no âmbito da Subprefeitura da Vila Mariana. Dada a natureza da demanda e os limites de competência institucional (plantio de incremento), recomenda-se seu encaminhamento à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
    • Dados Complementares

    • Viabilidade final

      Inviável
    Não há nenhum recurso
Não há etapas definidas
Voltar para o Início