Javascript não suportado 2671. Construir Parque Bandeirantes em Pirituba
Início
Voltar

2671. Construir Parque Bandeirantes em Pirituba

Thiago Marino Thiago Marino  •  10/05/2025  •  Pirituba/Jaraguá  •  Código da proposta: 2671

PARQUE BANDEIRANTES

Proposta para Construção do Parque Bandeirantes em Pirituba

O bairro de Pirituba tem experimentado um crescimento populacional significativo nos últimos anos, com grandes empreendimentos imobiliários ocupando espaços ociosos. No entanto, isso tem levado à perda de áreas de lazer para a população. Nesse contexto, surge a oportunidade de transformar um terreno ocioso de aproximadamente 99 mil m², localizado ao lado do Tietê Plaza Shopping, em um parque para a comunidade

Importância

A construção do Parque Bandeirantes é fundamental para a região, pois proporcionará um espaço de lazer e recreação para a população, melhorando a saúde física e mental e fortalecendo laços sociais. Além disso, o parque contribuirá para a sustentabilidade ambiental e para a preservação da história local. A apresentação deste projeto representa um passo crucial para transformar a vida dos moradores locais, podem contribuir significativamente para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),especialmente os ODS 3 Saúde e Bem-Estar, ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 13 Ação Climática.

Maiores detalhes em anexo.

foto1.jpg
foto1.jpg

Documentos (1)

Compromisso

Elaborar estudo de viabilidade, com finalidade de decidir a inclusão do Parque Bandeirantes, em Pirituba, no próximo PDE.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

    Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

    Responsável

    Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

    • Análise de viabilidade técnica

      Viável

      A área da proposta encontra-se cadastrada como de propriedade privada. Para desapropriação de imóvel visando implantação de parque é necessário que o local esteja grafado no Mapa 5 e Quadro 7 do PDE, o que não é o presente caso. A área não está prevista como proposta de parque pelo Plano de Áreas Protegidas Áreas Verdes e Espaço Livre - PLANPAVEL. SVMA se compromete a elaborar estudo de viabilidade.

      Vale destacar que, atualmente, a implantação de parques segue o estabelecido na Meta 01 - Entregar 8 novos parques, para ampliar a oferta de áreas de lazer e fortalecer a cultura de convivência harmoniosa entre as pessoas e a natureza - do Programa de Metas 2025-2028 do município de São Paulo.

      A primeira versão do documento pode ser acessada pelo endereço: < https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/>

      Em que pese o documento definir a quantidade, há uma lista de parques que se encontram em processo de implantação. A definição quanto à implantação de parques considera os seguintes aspectos: i) áreas grafadas no Quadro 7 da Lei nº 17.975/2023, que dispõe sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, ii) titularidade - áreas públicas, iii) existência de projetos já contratados, iv) demandas da população e v) ausência de parques na subprefeitura/distrito.

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Viável Viável com recursos próprios

      Não haverá uso de recursos orçamentários para o compromisso de elaboração de estudo de viabilidade

    • Dados Complementares

    • Viabilidade final

      Viável

      Elaborar estudo de viabilidade, com finalidade de decidir a inclusão do parque no próximo PDE.

    Não há nenhum recurso
Não há etapas definidas
Voltar para o Início