Título da proposta: Criação de um Centro de Socialização para Pessoas em Situação de Rua no Campo Belo, inspirado no CISARTE
Descrição: O bairro do Campo Belo precisa de um espaço público dedicado à socialização e cuidado da população em situação de rua, inspirado na iniciativa CISARTE (cisarte.github.io/atividadesCisarte.html). O objetivo é criar um ambiente acolhedor, com oficinas, atividades culturais e atendimentos voluntários com terapias integrativas (como reiki, meditação, acupuntura e outras), promovendo dignidade, autocuidado e reintegração social.
A ausência de espaços assim no Campo Belo prejudica ações contínuas de apoio a essa população vulnerável. Este projeto pode servir de modelo para outras regiões da cidade.
Justificativa: A proposta contribui para a redução da exclusão social, para o fortalecimento de laços comunitários e para a valorização da vida de quem vive nas ruas. Centros como esse são alternativas eficazes e humanas à abordagem meramente policial ou emergencial do problema.
Responsável
O território já dispõe de um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, não tendo, por ora, demanda suficiente que justique a abertura de um novo serviço do mesmo tipo. Além disso, há no distrito diversos Centros de Acolhimento para o referido público, os quais podem ser acessados, filtrando por meio da coluna ''Distritos de instalação", no link a seguir: https://prefeitura.sp.gov.br/documents/d/assistencia_social/05_resumo-das-parcerias_maio_2025v2-xlsx
Um trabalho que merece atenção e ampliação, bem como reconhecimento da importância e do papel da recuperação de pessoas em situação de rua.