Projeto de formação humanizada e científica: capacitação de professores no manejo de crises em crianças autistas
Capacitar professores da Educação Infantil e Fundamental I da rede municipal da Vila Mariana para o manejo ético, prático e científico de crises comportamentais em crianças autistas. Objetivos Específicos: compreender o funcionamento cerebral de crianças com TEA, com base em neurociência e neuropediatria; identificar gatilhos emocionais e ambientais que antecedem crises; aplicar estratégias práticas de comunicação funcional e autorregulação; desenvolver condutas seguras, empáticas e éticas durante crises. promover a valorização do professor como agente da inclusão e segurança escolar. Formato em capacitação híbrida, com encontros teóricos on-line ou presenciais (mensais), encontros presenciais mensais (práticos), apostilas com conteúdo impresso e/ou digital. Mais informações no documento em anexo.
Responsável
A proposta de capacitar professores no manejo de crises em crianças autistas está fora do escopo da Secretaria Municipal da Saúde. A referida proposta compete à Secretaria Municipal de Educação.
Responsável
A construção de práticas pedagógicas inclusivas e humanizadas exige que os profissionais da educação estejam preparados para acolher e intervir de forma qualificada diante dos desafios do cotidiano escolar, inclusive no atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) .
O Decreto nº 57.379/2016, que institui a Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, reconhece o direito de todos os estudantes à aprendizagem, à participação e ao convívio, orientando que as escolas garantam acessibilidade, eliminação de barreiras e apoio à inclusão plena.
Neste sentido, a Instrução Normativa nº 14/2025 regulamenta o atendimento de estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação, destacando a importância de ações formativas que valorizem o olhar pedagógico, o planejamento colaborativo e o cuidado interprofissional.
Diante disso, propõe-se uma formação continuada com abordagem humanizada para educadores e professores, que articule conhecimentos sobre o autismo com práticas de escuta, intervenção propositiva e mediada, mediação de conflitos de forma que possa orientar critérios e estratégias que envolvam toda a comunidade escolar em situações de crise ou comportamento desafiador.
O objetivo é ampliar a capacidade da equipe escolar para atuar de forma respeitosa, preventiva, segura e não punitiva, priorizando o bem-estar da criança, o fortalecimento de vínculos e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Essa iniciativa está em consonância com os princípios da equidade e do respeito à singularidade de cada estudante, reconhecendo que o cuidado educativo em situações de crise é parte essencial da inclusão e da garantia do direito à educação de qualidade.
Será necessário analisar as formações oferecidas por diferentes instituições de ensino que sejam ajustada com os princípios dos Currículo da Cidade e da Politica Paulistana de Educação Especial na perspectiva inclusiva e que abordem a intervenção propositiva e mediada de educadores em situações de crise ou comportamento desafiador dos estudantes com TEA. Utilizamos como parâmetro os valores de referência da pesquisa de mercado de outro curso (pregão em andamento). Estimamos que o curso proposto tenha um valor mensal de R$182,82 (cento e oitenta e dois reais e oitenta e dois centavos). O curso com duração mínima de 6 meses teria um custo de R$ 1.096,92 (mil noventa e seis reais e noventa e dois centavos) por pessoa. Para atender à formação de 6.251 (seis mil duzentos e cinquenta e um) servidores, o gasto total estimado é de R$ 6.856.846,92 (seis milhões oitocentos e cinquenta e seis mil oitocentos e quarenta e seis reais e noventa e dois centavos).
Proposta viável, total ou parcialmente – limite de R$10milhões do Orçamento Cidadão
Ações orçamentárias: 16.10.12.367.3010.2.861.33903900.00.1.500.9001.0