ZELADORIA DENTRO DO TERRITORIO DE PONTE RASA E ERMELINO MATARAZZO REALIZAR REFORMAS E REVITALIZAÇÕES NOS CORREGOS E NAS PRAÇAS NO TOTAL SÃO 36 PRAÇAS; Revitalização dos córregos Implantação de sistema de drenagem pluvial em vias, por meio de galerias subterrâneas: Rua Ouro Fino do n° 15 ao 147 x Rua Os Vedas x Tv Joaquim Torres x Rua Lara E também; Drenagem pluvial em vias Rua Santa Silveira, entre a rua Abdon Milanês e rua Santo Antônio do Riacho; E realização de micro drenagem na área de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, Criação de um parque linear com pista de caminhas nas margens do córrego Ponte Rasa, da Rua Ponte Rasa até onde alcançar a proposta; Revitalização e Reforma Trocar o gramado sintético, o alambrado e reforma e manutenção dos holofotes (CDC 29 DE JULHO) E TROCA DE GRAMADO BENEDITO RAMOS; obra de acessibilidade na sede da subprefeitura de Ermelino Matarazzo, obra visa melhorar o acesso as dependências da subprefeitura. Segue anexada a proposta listagem com o nome das praças e os corregos.
Responsável
A SVMA tem diretrizes para a implantação do Parque Linear Ponte Rasa, proposto no PDE. Houve intervenções de SUB-EM no local. Para 2026, SVMA se compromete a elaborar estudo de compatibilização das diretrizes face às intervenções feitas no local, devendo para isso contar com o apoio da SUB-EM.
Elaborar estudo de compatibilização das diretrizes face às intervenções feitas no local.
Meta 3 - Plantio de 200 mil árvores
PLANPAVEL, PDE 2023 e PMAU
Elaborar estudo de compatibilização das diretrizes face às intervenções feitas no local, devendo para isso contar com o apoio da SUB-EM.
Proposta parcialmente viável: A SVMA tem diretrizes para a implantação do Parque Linear Ponte Rasa, proposto no PDE. Como houve intervenções de SUB-EM no local. Para 2026, SVMA se compromete a elaborar estudo de compatibilização das diretrizes face às intervenções feitas no local, devendo para isso contar com o apoio da SUB-EM.Porém, a proposta deve ser encaminhada para análise da SMSUB, SIURB e Sub de Ermelino para informações complementares quanto a obras de microdrenagem e de zeladoria de espaços públicos
Número SEI: Ermelino ( proposta 3304)
Responsável
As reformas das praças e “revitalizações” dos córregos, assim como as ações de microdrenagem solicitadas na proposta são atribuições das subprefeituras, conforme disposto no art. 1º do Decreto nº 42.239/2002:
Art. 1º - Ficam transferidos das Secretarias Municipais para as Subprefeituras todos os procedimentos de planejamento e execução dos serviços e obras a seguir indicados, abrangendo a elaboração do projeto, a licitação, a execução, a fiscalização e o processamento da despesa correspondente:
I - limpeza, desassoreamento e contenção de margens de cursos d'água, de reservatórios de contenção de cheias, de galerias e de bocas-de-lobo;
II - pavimentação de vias de tráfego local;
III - construção, reforma e manutenção de galerias tubulares, poços de visita e de drenagem superficial, como guias, sarjetas, sarjetões;
IV - recapeamento, reconstrução, conservação e manutenção do pavimento de ruas e avenidas e estradas vicinais;
V - conservação de passeios e áreas verdes;
VI - construção e conservação de escadarias, vielas, muros de arrimo e passarelas de pedestres;
VII - conservação, limpeza, pintura e manutenção não-estrutural de viadutos, gradis e guarda-corpo.
Informamos ainda que a Bacia Hidrográfica do Córrego Tiquatira, da qual o Córrego Ponte Rasa faz parte, já teve seu Caderno de Drenagem publicado, podendo ser consultado em: https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/obras/cadernos_de_drenagem/CBH_2022_Tiquatira.pdf. Nela não consta a criação de Parque Linear como alternativa recomendada para fins de drenagem. Assim, o pedido deverá ser encaminhado à SVMA para análise no âmbito de suas atribuições.
Responsável
A análise técnica da Proposta nº 3404 indica viabilidade parcial para as intervenções de revitalização.
Identificam-se as seguintes inviabilidades para intervenção:
• Rua Capenela Antônio X Rua Guilherme de Oliveira de Sá: A construção, conservação e manutenção das calçadas são de responsabilidade legal dos proprietários ou possuidores dos imóveis lindeiros, conforme Art. 7º da Lei Municipal nº 15.442/2011.
• Rua Belém de São Francisco X Rua Antônio Carlos Lamento: A responsabilidade pela calçada incumbe à Escola Estadual Pedro de Alcântara Marcondes Machado.
• Rua Padre Serafim Leite X Rua Maria Jovita: Requer análise e aprovação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Os demais locais propostos apresentam viabilidade para as intervenções.
O montante estimado para as intervenções propostas ultrapassou R$ 10.000.000,00. Diante disso, sugere-se solicitar ao Conselho Participativo Municipal a priorização das execuções, considerando que a totalidade dos locais classificados como viáveis demanda melhorias.
Segue estimativas abaixo:
O montante estimado para as intervenções propostas ultrapassou R$ 10.000.000,00. Diante disso, sugere-se solicitar ao Conselho Participativo Municipal a priorização das execuções, considerando que a totalidade dos locais classificados como viáveis demanda melhorias.
Como essa proposta de ZELADORIA no território de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa foi para na secretaria do Verde sendo que a incumbência de tratar é da própria ZELADORIA do território, ou seja é a Subprefeitura que executa..