Proposta para a Criação de um Ambulatório de Especialidades voltado ao Atendimento de Pessoas com Deficiência (PCDs) e Neurodivergentes de 0 a 59 anos, no terreno do estacionamento da Subprefeitura Santana Tucuruvi.
Solicita-se a reforma de uma casa localizada no estacionamento da Subprefeitura Santana-Tucuruvi para a implantação do referido ambulatório. Caso haja entraves para a reforma, solicita-se a construção de um ambulatório no estacionamento, com pavimento superior (andar alto), visando o melhor aproveitamento do terreno, sem prejuízo ao espaço destinado ao estacionamento.
A região da Subprefeitura Santana-Tucuruvi carece de uma estrutura pública especializada que ofereça atendimento integral e contínuo a crianças, adolescentes, adultos e pessoas de meia-idade com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla, bem como a indivíduos neurodivergentes, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, dislexia, entre outros.
A ausência de um serviço dessa natureza sobrecarrega famílias, prolonga o tempo de espera por atendimentos especializados e compromete o desenvolvimento, a qualidade de vida e a inclusão social desse público. A criação deste ambulatório representa um avanço significativo no cumprimento dos princípios da equidade e da integralidade da atenção à saúde, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Responsável
A proposta prevê a criação de um Ambulatório de Especialidades voltado ao atendimento de Pessoas com Deficiência (PCDs) e indivíduos neurodivergentes localizado na Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Atualmente, a região carece de um equipamento público especializado que ofereça atendimento contínuo e multidisciplinar a esse público, o que resulta em sobrecarga das famílias, longos tempos de espera e prejuízos à saúde e inclusão social.
A proposta sugere a reforma de uma edificação já existente no estacionamento da subprefeitura para implantação do ambulatório.
A intervenção é tecnicamente viável, o ambulatório ampliará o acesso à atenção especializada e promoverá maior equidade e qualidade de vida para PCDs e neurodivergentes da região.
300.000,00 (Trezentos mil reais)
A Subprefeitura dispõe de capacidade técnica e operacional para atender à demanda, e a manifestação favorável da comunidade, reforça o compromisso social com a execução da criação de ambulatório de especialidades para PCDs e Neurodivergentes, situado no edifício da Subprefeitura, no primeiro andar, localizado no bairro do Tucuruvi, na Avenida Tucuruvi, número 808. Diante desses fatores, conclui-se que há condições institucionais e técnicas para o cumprimento da proposta.
Responsável
A proposta é inviável no momento, pois a região já conta com serviços especializados para pessoas com deficiência e neurodivergentes, como CAPS, CERs e o Centro TEA. A implantação de um novo ambulatório exige estudos populacionais mais aprofundados para avaliar a real necessidade e viabilidade.
Proposta inviável pelo contexto encontrado na região.