Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Lapa

População: 342.537

Área: 38,0 km²

Etapa atual

Etapa 08 - Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

Quer saber quais as propostas que entraram no Orçamento Cidadão 2025 clique aqui

193

12/04/2025  •  pedro alem santinho  •  Lapa

Proposta para Implantação de um CAPS III no Bairro do Jaguaré

O Jaguaré enfrenta dificuldades no acesso a serviços de saúde mental. Atualmente, os moradores dependem de CAPS em bairros vizinhos, como Lapa e Vila Leopoldina, ou precisam se deslocar até Santana, onde há o único CAPS III da região norte/oeste. Essa situação sobrecarrega os serviços existentes e prejudica o atendimento a pessoas em sofrimento psíquico intenso. A implantação de um CAPS III no Jaguaré visa descentralizar o atendimento em saúde mental, oferecendo acolhimento 24 horas e suporte multiprofissional (psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Com localização estratégica, o CAPS III reduzirá deslocamentos e custos para os moradores da região oeste, promovendo inclusão social e equidade no acesso à saúde pública. 

  • Saúde e Bem-Estar - Ícone de um eletrocardiograma com um coração, simbolizando o acesso à saúde de qualidade e bem-estar para todos
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Ícone de uma pomba com um ramo de oliveira, representando a promoção da paz, justiça e instituições fortes.
Nenhum voto

3084

11/05/2025  •  Carolina Cohen  •  Lapa

Reforma do parquinho da praça irmãos karmann

O parquinho da praça irmãos karmann está há anos  quebrado e arriscando a segurança das nossas crianças. Faltam tábuas no gira gira, a casa que leva ao escorregador tem buracos grandes no piso, possibilitando que uma criança machuque o pé. A balança está com um dos suportes de aço soltos do chão, podendo cair em cima das crianças. No escorregador, pregos grandes aparentes.

Minha proposta é que o parquinho seja substituído por brinquedos mais novos e seguros, para melhorar um ambiente de bem estar e divertimento do bairro e diminuir as chances de um acidente acontecer ali com as crianças.

Nenhum voto

72

08/04/2025  •  Joaniro Amancio Pereira  •  Lapa

CAPACITAÇÃO E EPREENDEDORISMO

Criar nos equipamentos de acolhimento de conivência de apoio aos moradores de rua espaço de capacitação profissional de empreendedorismo.

Para que os moradores de rua tenham condições de se ressocializar na comunidade e se alto sustentar e se manter com dignidade. Para que eles(as) possam realmente voltar a sociedade de igual para igual. 

Instituto Surep 

Movimento SUREP 

Surep Brasil 

Projeto Amancio e Irmã Miriam Mooca. 

Joaniro Amancio 1199590.3753.

  • Erradicação da Pobreza - Ícone de uma família com adultos e crianças de mãos dadas, simbolizando a luta contra a pobreza no mundo.
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Ícone de um gráfico de crescimento com uma seta para cima, simbolizando emprego digno e crescimento econômico sustentável.
Nenhum voto

149

10/04/2025  •  Maluf  •  Lapa

Existe um córrego na divisa da cidade de São Paulo com Osasco, conhecido como córrego do Parque Continental.

Se faz necessário à sua canalização, para evitar que suas margens sejam levadas com as correntezas da água e da chuva.

Além da verificação se não tem esgoto sendo despejado ilegalmente no local.

  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Vida na Água - Ícone de um peixe e ondas, representando a conservação dos oceanos e dos recursos marinhos.
  • Vida Terrestre - Ícone de uma árvore e um animal, simbolizando a proteção da biodiversidade terrestre.
Nenhum voto

3029

11/05/2025  •  Gabriela Maruno  •  Lapa

O transporte público municipal deve ser gratuito para todos estudantes de escolas públicas, estimulando o deslocamento desses jovens pela cidade também em horários do contra turno. Edução também é feita de presença na cidade.

  • Erradicação da Pobreza - Ícone de uma família com adultos e crianças de mãos dadas, simbolizando a luta contra a pobreza no mundo.
  • Educação de Qualidade - Ícone de um livro aberto e um lápis, representando o direito à educação inclusiva e de qualidade.
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
Nenhum voto

1089

26/04/2025  •  Bárbara Lopes de Brito  •  Lapa

IMPLANTAÇÃO DE SASF NO TERRITÓRIO - ESPECIALMENTE NO JAGUARÉ

O território da Lapa não se resume a alto da Lapa e Vila Leopoldina com elevado padrão de vida, outras regiões do território amargam a pobreza e a falta de assitência, com destaque  o Jaguaré, o Ceasa, a Vila Jaguara e até mesmo pontos específicos da Leopoldina, como a Rua Bergson. A Lapa tem um único CRAS, muito mal localizado, que dificulta o acesso da população à política de proteção social básica, e que com o quadro escasso de servidores não da conta de fazer o acompanhamento das famílias em vulnerabilidade,  conforme preconizado na política de Assistência Social; Assim, a implementação de um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio no território seria muito importante para garantir o acesso aos direitos sociais básicos e diminuir a incidência de violência e violação de direitos no território.  Política Pública se faz com dados, temos dados que sustentam a solicitação do serviço? SIIIIIIM , o último diagnóstico socioassistencial do município, publicado para a 15ª conferência de Assistência Social em 2023 já apontava, que só no Jaguaré haviam pelo menos 6.072 famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza inseridas no Cadastro Único no território.

Quer saber mais sobre isso? veja nesse link o diagnóstico do território, inicia na página 387. 

https://cloudprodamazhotmail-my.sharepoint.com/personal/mnglucio_prefeitura_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fmnglucio%5Fprefeitura%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCOMAS%20DIN%C3%82MICO%2FCMCDC%2DCOC%2FDocs%20Confer%C3%AAncias%2FDiagnosticos%5F15a%5FConf%5Fregionais%5Fmunicipal%5F2023%5F1%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fmnglucio%5Fprefeitura%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCOMAS%20DIN%C3%82MICO%2FCMCDC%2DCOC%2FDocs%20Confer%C3%AAncias&ga=1

  • Erradicação da Pobreza - Ícone de uma família com adultos e crianças de mãos dadas, simbolizando a luta contra a pobreza no mundo.
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
Nenhum voto

1371

29/04/2025  •  Fernando Delmondes Silva  •  Lapa

CRIAÇÃO DE NOVO PARQUE MUNICIPAL NA BARRA E REQUALIFICAÇÃO VIÁRIA E PLUVIAL NA REGIÃO Diante da especulação imobiliária e da escassez de áreas verdes na região da Subprefeitura da Lapa, minha sugestão é a criação de um Parque Municipal (uma sugestão de nome para o parque poderia ser: Parque Municipal Jornalista José Carlos de Andrade), a ser administrado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parte do terreno que abrigava o antigo Playcenter, às margens da Marginal Tietê (sentido Ayrton Senna), com saídas para as ruas Walfrido de Grammont, José Gomes Falcão e Quirino dos Santos e Av. Presidente Castelo Branco (Marginal Tietê - sentido Ayrton Senna). No local, é sabido que passa um córrego que divide os dois lados da Rua Quirino dos Santos, entre a Av. Marquês de São Vicente e Rua Rubens Portanova. Minha sugestão, neste caso, seria a canalização do córrego e a requalificação viária da Rua Quirino dos Santos, com alargamento de calçadas do lado esquerdo da via e implantação de calçada no lado direito da via. O córrego voltaria a surgir na altura do futuro Parque Municipal.

Outra sugestão que deixo seria a de uma ligação viária, entre as ruas Rubens Portanova e Prof. Walter Lerner, passando pela rua Quirino dos Santos, ligando estas duas partes do bairro, hoje isoladas.

Nenhum voto

195

12/04/2025  •  Valdivia dos Santos Passoni  •  Lapa

Sugerimos compra do Caminhão Hidrojato pois a subprefeitura da Lapa não possui e para realizar os trabalhos importantes relacionados abaixo o subprefeito precisa passar pelo constrangimento de pedir "EMPRESTADO" para a SABESP. Isso atualmente não condiz com a arrecadação da subprefeitura da Lapa, ou seja, estamos entre as três subprefeituras que mais arrecadam na cidade de São Paulo e não temos recuros de trabalhos essenciais: desentupir fossas; remover detritos; limpar caldeiras; limpeza pesada; desobistruir galerias esgoto; remover pinturas e faixas; demolir ou cortar concreto; não danifica tubulações; preserva meio ambiente.

  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
Nenhum voto

3083

11/05/2025  •  Jucelio de Paula  •  Lapa

Objetivo do plano: mapear as potencialidades, desafios e necessidades de Vila Ipojuca, criando um guia estratégico de ações permanentes de melhorias urbanas e sociais, promovendo diálogo entre comunidade e poder público para o desenvolvimento sustentável do bairro.

  • Saúde e Bem-Estar - Ícone de um eletrocardiograma com um coração, simbolizando o acesso à saúde de qualidade e bem-estar para todos
Nenhum voto

3030

11/05/2025  •  Gabriela Maruno  •  Lapa

Aumentar a fiscalização do descarte de lixo de condomínios de grande porte, que tem despejado seus resíduos em lociais distantes dos prédios que os originam. Os prédios de alto padrão tem construído em lixeiras em lugares afastados de seus arredores, acumulando lixo na calçada de outros prédios e casas.

  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Vida Terrestre - Ícone de uma árvore e um animal, simbolizando a proteção da biodiversidade terrestre.
Nenhum voto
Voltar ao topo