- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
2815
10/05/2025 • • Lapa
Revitalização de Praças Destinar R$3milhões para a revitalização de praças, priorizando os distritos que ainda não foram contemplados, no perímetro da Subprefeitura Lapa, e que já tenham projetos ou propostas de Comitês de Usuárias/os de Praças, ou CADES Lapa ou CPM Lapa.
ⓘ
2652
10/05/2025 • • Lapa
Proposta: Cinema ao ar Livre. Sugere-se a criação de um espaço fixo para a instalação de um telão de cinema voltado à exibição gratuita de filmes à população da Lapa. A iniciativa busca promover o acesso democrático à cultura e oferecer uma alternativa de lazer inclusiva, especialmente para a população de baixa renda. Durante o dia, o espaço poderá ser utilizado por escolas públicas para a exibição de documentários educativos, seguidos de rodas de conversa e debates, ampliando as possibilidades pedagógicas e incentivando o pensamento crítico entre os alunos. À noite, serão exibidos filmes de diversos gêneros, promovendo o convívio social e o fortalecimento comunitário por meio da cultura. Sugere-se como local preferencial o Clube "Pelezão" (CE Lapa/CEE Edson Arantes do Nascimento), na Rua Belmonte, que conta com ampla área ao ar livre e boa infraestrutura. Outra opção viável é o Espaço Cultural Tendal da Lapa ou , já voltado a atividades artísticas e com potencial para ampliação de sua programação. A proposta visa democratizar o acesso ao cinema, estimular o senso de comunidade, apoiar ações culturais locais e valorizar o uso de espaços públicos como instrumentos de transformação social para toda região da Lapa ou outros bairros que desfrutem desse espaço cultural, cinema ao ar livre.
ⓘ
2656
10/05/2025 • • Lapa
O projeto “Saberes da Maturidade” visa criar espaços destinaos a terceira iidade nas bibliotecas públicas da região da Lapa em espaços permanentes de leitura, escuta e expressão literária para pessoas da terceira idade. A proposta envolve rodas de leitura semanais com proposta de leitura, mediação, presença mensal de autores convidados e oficinas de escrita criativa. Além de leitores, os idosos serão incentivados a se tornarem escritores de poesias, contos, crônicas, memórias ou o que se cada um se incline. Os textos produzidos serão publicados em uma página digital dentro do site da biblioteca, (deverá ser criada) sob o selo “Saberes da Maturidade”, valorizando suas experiências e ampliando o acesso à cultura. Também serão convidados grupos de idosos de outros bairros para enriquecer os encontros e promover a inclusão cultural interbairros e resgatar os idosos do isolamento.
Bibliotecas sugeridas:
-
Biblioteca Pública Mário Schenberg (Rua Catão, 611 – Lapa)
-
Biblioteca Municipal Brito Broca (Av. Mutinga, 1425 – Pirituba)
-
Biblioteca Álvares de Azevedo (Av. Timóteo Penteado, 1193 – Pompéia)
ⓘ
391
16/04/2025 • • Lapa
CALÇADAS DE RUA
DECRETO Nº 59.671 de 7 de Agosto de 2020 Consolida os critérios para a padronização das calçadas, bem como regulamenta o disposto nos incisos VII e VIII do “caput” do artigo 240 do Plano Diretor Estratégico, o Capítulo III da Lei nº 15.442, de 9 de setembro de 2011, e a Lei nº 13.293, de 14 de janeiro de 2002.
Que as CALÇADAS dos distritos bairros vilas jardins sejam padronizadas, sejam niveladas com as ruas e avenidas. pessoas de todos tipo não conseguem andar pelas calçadas.
um exemplo de calçada acessível é a calçada do fórum trabalhista da Barra funda na av. Marques de São Vicente.
para as pessoas com deficiência PCD é impossível andar nas calçada.
Instituto Surep
ⓘ
3028. Criar Ecoponto na Comunidade da Água Branca - Barra Funda
11/05/2025 • • Lapa
Prezados, boa tarde.
Temos um estado de calamidade na comunidade da água Branca localizada na região da Barra Funda.
No qual, a mesma não tem lugares para descarte de resíduos de obra e nem descarte de móveis e utensílios não caracterizado como lixo orgânico, reciclável ou comum.
Solicitamos um Eco-Ponto para nossa comunidade, que tem um grave problema com acúmulo de resíduos em lugares impróprios.
Solicito também a reforma de nossa praça que está abandonada, com risco de danos corporais por parte de nossas crianças que frequentam a área.
obrigado
ⓘ
223
14/04/2025 • • Lapa
NOVA SÃO PAULO + MAIS SUSTENTÁVEL + INCLUSIVA
vamos acabar com as ruas e avenidas de mão duplas.
A ideia é que nas ruas ou avenidas de mão duplas tenham uma calçada verde sustentável inclusiva dividindo elas.. se não for possível ter essa divisão, que elas sejam mão única, para comportar essa pista inclusiva pra PCDs, ciclistas, pedestres e árvores.
transformar em mão única todas as principais ruas e avenidas, onde uma pista com três faixas vai e outra volta..
agora exemplos de ruas avenidas que já existem essa calçada arborizada vamos adaptar elas para PCDs e ciclistas é a av. Engenheiro Caetano Álvares - Av. Queiroz Filho - Av jaguare - av Teotônio Vilela - av eng. Armando de Arruda Pereira. av Edgar faco.
Instituto Surep
ⓘ
1573
03/05/2025 • • Lapa
Restaurar o coreto da Praça José Roberto Leite Penteado, elemento urbanístico de grande relevância e ponto central de eventos da comunidade. Nomeado como Espaço Cultural Orlando Villas Bôas, em homenagem ao grande sertanista brasileiro, cuja família mora no Alto da Lapa, e Espaço Musical Celestino Fernandes, lembrando o integrante da Banda Operária da Lapa falecido em 2008.
Restaurar o coreto é preservar a memória lapeana. As placas de madeira gravadas com os nomes quebrou e não foi recolocada.
Os viznhos lindeiros apoiam o projeto e desejam ver a cultura ocupando esse espaço. Os alunos das escolas próximas utilizam o coreto como ponto de encontro. No coreto também realizavam piqueniques e pequenos shows.
Queremos muito que o coreto seja restaurado e tenha de volta sua identificação.
ⓘ
674
22/04/2025 • • Lapa
PCD - RESPEITO - INCLUSÃO.
CRIAR SINALIZAÇÃO PARA CASA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (cadeirantes).
Que todas as residências onde more trabalhe ou um PCD, cadeirante frequentar, que seja tenha guia rebaixada, placas de avisos de proibido parar e estacionar veículos e qualquer outro tipo de produto (entulho, lixo, resto de construção) que atrapalhe violência o direito de ir e vir do cadeirante PCD.
PROJETO AMANCO
Instituto Surep
ⓘ
3308. Implantar jardins de chuva efetivos na Rua Sepetiba
01/06/2025 • • Lapa
Projeto priorizado pelo CPM Lapa. Projeto Integrado Rua Sepetiba Resumo da proposta Implantar na Rua Sepetiba (desde os seus altos na rua Cerro Corá, junto à praça Amadeu Decome, até o cruzamento da rua Mipibu) jardins de chuva efetivos (SBN - Soluções Baseadas na Natureza) que respondam por maior absorção, em pontos diferentes e específicos da bacia, das águas de chuva e pontos múltiplos de maior permeabilidade e presença de vegetação. Proposta detalhada Objetivos Implantação de Infraestruturas Verdes e de Soluções Baseadas na Natureza – SBNs, em projeto-piloto, no território, apoiado pela experiência anterior da Subprefeitura Vila Mariana (Rua Uvaias), numa abordagem intersetorial e participativa com a comunidade atingida pela proposição e com capacidade replicadora para todo o território da Subprefeitura Lapa. Justificativa Projeto Interdisciplinar participativo proposto pelo Grupo de Trabalho (GT) Arborização e Águas do CADES LAPA, em andamento projetual, para lidar com um território onde confluem características e demandas complexas: a questão de mobilidade urbana, tanto para automóveis quanto para pedestres; as características geomorfológicas do viário e seu impacto tanto na velocidade dos carros e consequentes acidentes, quanto no escoamento das águas e a pertinência da elaboração de um projeto de microdrenagem urbana sustentável, utilizando Soluções Baseadas na Natureza ( SBNs), como parte de uma Política Pública sistêmica de combate às mudanças climáticas. Possibilidade de multiplicação de sua aplicação em todos os distritos da Subprefeitura Lapa. Oberservação: a proposta completa está no documento anexado!
ⓘ
1579
03/05/2025 • • Lapa
Rota Escolar Segura/ CET - Vila Leopoldina - recurso para implantação de dispositivos do projeto que grante a segurança de pedestres, com especial foco nas rotas escolares. Projeto desenvolvido em parceria com a comunidade e apoiado pela CET.
ⓘ