- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
3118
11/05/2025 • • Lapa
Campanha de descarte regular | Lixo zero
Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente na cidade de São Paulo é o descarte irregular de lixo, seja doméstico ou por empresas de pequeno e até grande porte.
Competentemente o Prefeito Ricardo Nunes instituiu o programa cidade limpa, que vem ajudando a eliminar o descarte atual. Entretanto cabe uma campanha nível municipal para que conscientize a população e o pequeno comercio desse descarte.
As caçambas de lixo domiciliar atualmente tem sido alvo de descartes por pizzarias, mercadinhos, sacolão e etc.
A proposta é que seja institucionalizado campanhas vinculadas a televisão, internet entre outros canais de comunicação pela Prefeitura, para que seja minimizado o impacto do descarte regular, e que a informação chegue a toda a população.
2376
09/05/2025 • • Lapa
TRANSPORTE COLETIVO VANS.
precisa mudar o formato das vans (lotação) do transporte coletivo, depois que tirou os cobradores a situação gerou uma demanda, aumento do tempo de parada nos pontos de ônibus. ou retorna os cobradores ou cria outra forma formato design dentro dos ônibus.
na parte da frente das vans coletivas ficam mães com crianças, idosos, PCD, e o transporte fica lotado na oarte da frente e vazio depois da catraca, os idoso mesmo tendo bilhete não passam a catraca, e tem os que usam documentos de identificação. uma sugestão
nesse estudo precisaria mudar a catraca de lugar, colocar no final da VAN, para não ter acúmulo de pessoas antes da catraca.
esse acúmulo faz com que os passageiros que vai embarcar percam mais tempo fazendo o transporte ficar mais tempo parado nos pontos. um tempo muito grande.
Instituto Surep
2651
10/05/2025 • • Lapa
Proposta Coorperativa de Reciclagem, visa criar uma cooperativa de reciclagem com inclusão dos catadores da Barra Funda, eliminando atravessadores e garantindo que a renda gerada com materiais recicláveis vá diretamente aos trabalhadores. O projeto prevê a instalação da cooperativa em terreno público (Rua do Bosque, 1088 ou outro a definir), com infraestrutura adequada: área coberta para triagem, setores para processamento (prensas, trituradores), centro de recondicionamento de eletrônicos, gestão informatizada, espaço para treinamentos e apoio aos catadores (banheiros, vestiários, estacionamento para carroças e área de descanso). Serão oferecidas capacitações mensais sobre reciclagem, segurança e finanças pessoais, além da geração de empregos para familiares dos cooperados. Inspirado em modelos internacionais de sucesso (Recology, Tricycleries, Lixo Zero), o projeto também será um polo de educação ambiental para a comunidade. Espera-se aumento da renda dos catadores, geração de empregos, valorização de área pública e redução do envio de resíduos aos aterros. É uma proposta de forte impacto social, ambiental e econômico para a região.
2815
10/05/2025 • • Lapa
Revitalização de Praças Destinar R$3milhões para a revitalização de praças, priorizando os distritos que ainda não foram contemplados, no perímetro da Subprefeitura Lapa, e que já tenham projetos ou propostas de Comitês de Usuárias/os de Praças, ou CADES Lapa ou CPM Lapa.
3023
11/05/2025 • • Lapa
Qualificação para proteção e comodidade dos pedestres da rua Deputado Salvador Julianelli, que une a Av Francisco Matarazzo ao metrô Barra Funda. São milhares de pedestres e usuários de transporte públicos que tem de disputar o espaço com carros. A rua fica espremida entre dois grandes muros comerciais -- do espaço Unimed e de uma fábrica -- que não se preocupam com a manutenção da rua nem com a estética/segurança de seus muros, transformando a rua pública em um beco perigoso. A prefeitura pode qualificar a rua, fecha-la para carros e notificar que as empresas melhores as condições de seus muros e calçadas. O lugar pode ser transformado em uma passagem segura, útil e, com o paisagismo correto, até em um ponto turístico.
146. Remodelar iluminação na Avenida Bolonha – Jaguaré
10/04/2025 • • Lapa
Hoje na avenida Bolonha – Jaguaré, Cep 05334-000, a iluminação pública nesta avenida esta precária, deixando o local muito perigoso, ocorrendo muitos furtos de pessoas que transita no local.
O problema que a iluminação no canteiro central está acima das copas das arvores, com isso deixando o local escuro.
Solicitação que seja feito a remodelação da iluminação, colocando poste mais baixo com sua iluminação, com foco na avenida.
140
09/04/2025 • • Lapa
Sugiro a revitalização das laterais da Av. Mercedes, no bairro da Lapa onde há uma faixa de gramado e arborização muito extensa, larga, mal iluminada e nunca há a devida zeladoria. O local fica propício para descarte de lixo, usuários de entorpecente, pessoas em situação de rua e aumento da criminalidade. Montagem de aparelhos para ginástica, área semi permeável para aulas com personal trainer, brinquedos para crianças e cachorrodromo de forma a revitalizar o local e dar mais oportunidade de uso dos munícipes. Para que o local mantenha-se limpo e organizado desenvolver parceria com os profissionais da área da ginástica e academias para serem administradores voluntários de forma a manterem o local adequado para as práticas estabelecidas através das ações de limpeza e manutenção da Subprefeitura Lapa. Desta forma daremos melhor aproveitamento da área, evitaremos criminalidade, pessoas em situação de rua e um local muito mais bonito.
389
16/04/2025 • • Lapa
AVANÇA SAÚDE ESCOLAR
Que todas as escolas municipais tenham o programa avança saúde escolar.
Objetivos do programa: Evitar problemas de visão, Evitar a evasão escolar.
A meta é que todos os estudantes com idade entre 6 e 17 anos matriculados na rede passem pela avaliação até 2025.
Instituto Surep
141. Remodelar iluminação na Praça Ralph Rosenberg, Parque Continental
10/04/2025 • • Lapa
Remodelação/Instalação das iluminação na Praça Ralph Rosenberg, Parque Continental, Distrito do Jaguaré - Cep 05325-150. Com pedido SAIP - Solicitação de Ampliação de Iluminação Pública, n 0009 de 31/03/2016, atendente Pamela, que nunca foi atendida.
1573
03/05/2025 • • Lapa
Restaurar o coreto da Praça José Roberto Leite Penteado, elemento urbanístico de grande relevância e ponto central de eventos da comunidade. Nomeado como Espaço Cultural Orlando Villas Bôas, em homenagem ao grande sertanista brasileiro, cuja família mora no Alto da Lapa, e Espaço Musical Celestino Fernandes, lembrando o integrante da Banda Operária da Lapa falecido em 2008.
Restaurar o coreto é preservar a memória lapeana. As placas de madeira gravadas com os nomes quebrou e não foi recolocada.
Os viznhos lindeiros apoiam o projeto e desejam ver a cultura ocupando esse espaço. Os alunos das escolas próximas utilizam o coreto como ponto de encontro. No coreto também realizavam piqueniques e pequenos shows.
Queremos muito que o coreto seja restaurado e tenha de volta sua identificação.