- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
2812
10/05/2025 • • Parelheiros
PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO PARA POPULAÇÃO . SOLICITAMOS A IMPLANTAÇÃO DO TRANSPORTE PARA ESTRADA DA PONTE-SECA E TODA SUA EXTENSÃO CEP 04891-360 . ESTRADA DA POTE ALTA E TODA SUA EXTENSÃO 04891-270.
Há anos, moradores da zona rural de ENGENHEIRO MARSILAC, vêm reivindicando o acesso ao transporte público. Infelizmente, até o momento, não houve atendimento efetivo a essa demanda. Diariamente, famílias inteiras percorrem distâncias de até 30 km a pé, muitas vezes sob sol forte, chuva ou frio, para conseguir acessar serviços básicos como saúde, educação, compra de alimentos e outros direitos fundamentais.
Essa realidade atinge especialmente pessoas em situação de extrema vulnerabilidade — como idosos, crianças, pessoas com deficiência e trabalhadores . representa uma grave violação do direito à mobilidade e à dignidade humana. A ausência de transporte reforça o isolamento social e compromete o desenvolvimento dessas comunidades.
Não é mais aceitável que em pleno século XXI, moradores da zona rural tenham que caminhar 30 km por falta de transporte público. Este projeto busca dar resposta concreta a uma reivindicação legítima e histórica da população, garantindo um direito básico: o de se locomover com dignidade e segurança.
ⓘ
1069
25/04/2025 • • Parelheiros
IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO NA ESTRADA DA COLÔNIA PARA DESCARTE SUSTENTÁVEL
O descarte irregular de resíduos sólidos é um problema recorrente na região, com impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. A criação de um Ecoponto na Estrada da Colônia oferecerá um local adequado para o descarte de entulho, resíduos recicláveis e objetos volumosos, além de orientar a população sobre a coleta seletiva. A ação contribuirá para a preservação das nascentes, controle de vetores e redução de áreas degradadas. Está prevista no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).
ⓘ
3165
11/05/2025 • • Parelheiros
Ponto de ônibus inteligente | Plano de contigência
A proposta é transformar os pontos de ônibus em pontos inteligentes. Em consonância com o projeto do novo ponto de ônibus que está sendo criado competentemente pela SPTRANS, se faz necessária a mordernização e adequação, trazendo os pontos de ônibus ao século XXI.
Nesta proposta inclui além da já prevista inclusão de câmeras ligadas ao programa SmartSampa nos pontos de ônibus, também inclui que os painéis digitais possuam a previsão de chegada dos ônibus.
Além disto se faz óbvio a utilização dos indicadores gerados para um planejamento melhor para as linhas de ônibus. Nisto, a implantação de um plano de contingência teria informações suficientes para o seu sucesso. Onde quando os pontos de ônibus estiverem cheios, um ônibus vazio sairia do terminal para que o tempo de espera seja reduzido e assim uma otimização nos serviços.
ⓘ
2898
11/05/2025 • • Parelheiros
Recuperação do piso asfáltico
Serviço; Estudo de queda de água com escoamento, recuperação do piso asfáltico e guia de sarjeta, no trecho da Rua Alice Levy CEP 04858-450 na esquina da Rua bejamin west CEP 04858-420 e a Rua Alfonso Lecadre 04858-410.
Obs: Uma rua com vários afundamentos no asfalto e sem escoamento de água pluvial ocasionando sujeiras e risco de doenças.
Trecho de de aproximadamente 200M.
ⓘ
1763
05/05/2025 • • Parelheiros
Iniciar a construção de moradias (habitação social) projeto previsto no plano de 2013, nas três áreas previstas.
ⓘ
2385
09/05/2025 • • Parelheiros
TRANSPORTE COLETIVO VANS.
precisa mudar o formato das vans (lotação) do transporte coletivo, depois que tirou os cobradores a situação gerou uma demanda, aumento do tempo de parada nos pontos de ônibus. ou retorna os cobradores ou cria outra forma formato design dentro dos ônibus.
na parte da frente das vans coletivas ficam mães com crianças, idosos, PCD, e o transporte fica lotado na oarte da frente e vazio depois da catraca, os idoso mesmo tendo bilhete não passam a catraca, e tem os que usam documentos de identificação. uma sugestão
nesse estudo precisaria mudar a catraca de lugar, colocar no final da VAN, para não ter acúmulo de pessoas antes da catraca.
esse acúmulo faz com que os passageiros que vai embarcar percam mais tempo fazendo o transporte ficar mais tempo parado nos pontos. um tempo muito grande.
Instituto Surep
ⓘ
1076
25/04/2025 • • Parelheiros
MAIS CRAS NAS PERIFERIAS: ACESSO DIGNO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
Propõe-se a ampliação da rede de CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) nas regiões mais distantes da Zona Sul, como Marsilac e Jardim São Norberto. Atualmente, a distância até o CRAS mais próximo dificulta o acesso de milhares de famílias aos serviços essenciais de assistência, como cestas básicas, auxílio-aluguel, programas de transferência de renda e atendimento psicossocial. É urgente descentralizar esses serviços e garantir que todos tenham o direito de ser atendidos com dignidade e proximidade.
ⓘ
3301. Executar drenagem e pavimentação da Estrada José da Cruz no Parque América
31/05/2025 • • Parelheiros
Esta proposta decorre da inclusão da deliberação do conselho CPMPA
Pavimentação da Estrada José da Cruz – Parque América Indicamos a pavimentação da Estrada José da Cruz, no bairro Parque América (CEP 04897-235), conforme deliberação do conselho CPMPA. A via está em más condições, que dificultam o acesso de pedestres, veículos e serviços públicos. A proposta e drenagem e pavimentação adequado. visando melhorar a mobilidade, segurança e qualidade de vida dos moradores.
ⓘ
2809
10/05/2025 • • Parelheiros
Precisamos do reparo da ponte do jaceguava ,aonde a mesma ests caindo e a qualquer momento vamos ter um transtorno maior
ⓘ