- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
991
24/04/2025 • • Perus
Continuidade da elaboração do Plano de Bairro de Sítio Botuquara ...(ilegível - imagem anexa), que terá sua primeira fase (diagnóstico elaborado pela SP Urbanismo) entregue em 2025.
O recurso deverá ser destinado para elaboração do plano de ação, que deverá conter o conjunto de ações e projetos programados - principalmente para a redução do risco geológico e para a preservação ambiental.
989
24/04/2025 • • Perus
Obra de contenção de enchente.
O local do córrego das laranjeiras (Vila Inácio e Vila Paineira), em toda época de chuvas, sofre com enchentes. Os moradores do local tem enfrentado problemas e perdas materiais.
Sugerimos que a obra seja feita junto com o parque linear.
586
18/04/2025 • • Perus
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - JD SÃO PAULO - JD ADELFIORI
Construir uma Unidade Básica de Saúde UBS para os moradores do Jardim São Paulo, Jardim adelfiori, vila Malvina e morro do rafa, (jd Santa cruz).
a unidade de referência desses moradores é a UBS Perus, junto com uma oarye do Recanto do JD do russo da vila Inácio e do morro do rafa. ficando distante para os moradores do JD são paulo JD adelfiori e morro do rafa, e ficando sobrecarregado a UBS Perus.
Instituto Surep
576
18/04/2025 • • Perus
VILA REENCONTRO
Que possamos criar nos nossos distritos uma vila reencontro.
Mais sobre o Programa Reencontro
O Programa Reencontro prevê a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares.
Instituto Surep
1699
04/05/2025 • • Perus
LIXEIRAS - MUNÍCIPE
Cada residência precisa ter uma lixeira, do tamanho da sua quantidade de lixo, uma lixeira padrão residencial é suficiente porque cada residência terá a sua lixeira, aquelas residência que tem várias casas umas com 4 outras com 8, que essas tenham uma lixeira em cima da outra, duas lixeira ou uma lixeira maior. que as lixeiras sejam dobrável, abre um tempo antes do lixeiro passar e recolher fechar depois que o lixeiro passar.
Instituto Surep
113. Construir hospital e maternidade na região de Perus/Anhanguera
09/04/2025 • • Perus
Elaboração e implantação de um hospital e maternidade na região de Perus/Anhanguera, para que possa atender á população local e sendo assim não necessitar estar indo a hospitais da região ao redor que se encontram sobrecarregados.
995
24/04/2025 • • Perus
Construção de um "cinturão verde".
Foi proposto pelas escolas municipais da região em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICPS) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A proposta cria um corredor verde pensado pelos estudantes, com estruturas voltadas para o lazer e principalmente para o enfrentamento às mudanças climáticas. Para além disso, traz para Perus o conceito de cidade resiliente e bairro/território educador.
A proposta foi construida pelas EMEFs Júlio, Philó, Cândido Portinari e CEU Perus; EMEI Carmen e Jorge Amado; E.E. Florestan Fernandez e Etec de Perus
2955. Executar Festival Circuito Perus Anhanguera
11/05/2025 • • Perus
Festival Circuito Perus Anhanguera estruturação dos eventos de coletivos do território.
O projeto tem como objetivo estruturar e realizar o Festival Circuito Perus Anhanguera, promovendo eventos organizados por coletivos culturais, artísticos e sociais dos territórios de Perus e Anhanguera. A proposta busca valorizar a identidade local, fortalecer as redes comunitárias e democratizar o acesso à cultura por meio da qualificação da infraestrutura e da ampliação da visibilidade desses eventos já existentes.
A ideia é realizar dois eventos um em cada território, fomentando a circulação entre as regiões de Perus e Anhanguera. Esses eventos já acontecem de forma independente, organizados por coletivos locais, como na Praça Inacia Dias, em Perus, e na Praça Mini Hemp, no Morro Doce. No entanto, atualmente, essas iniciativas enfrentam limitações estruturais, especialmente na oferta de palco, sistema de som e iluminação adequados, banheiros químicos, segurança e equipe de limpeza.
Com este projeto, pretendemos fortalecer esses pontos de encontro comunitário, reconhecendo seu papel como polos de resistência cultural e espaços de convivência. Também buscamos ampliar a visibilidade das ações locais, promover maior circulação de público e incentivar a comercialização de produtos e serviços da comunidade, fortalecendo a economia criativa da região.Os eventos incluirão uma feira de artesanato, brincadeiras e atividades para crianças, além de uma programação artística diversificada com apresentações de dança, música e circo, refletindo a riqueza e pluralidade cultural dos territórios envolvidos
2940
11/05/2025 • • Perus
Requalificação do conjunto de espaço público que contém a Praça do Sorriso, Jardim da Conquista, Praça do Sol Nascente, Praça Recanto dos Humildes onde se localiza a casa do Hip Hop e Praça Sales Gomes
O Conselho Participativo Municipal Perus e Anhanguera indica a requalificação do conjunto de espaços públicos, incluindo a Praça do Sorriso, Praça do Sol Nascente, Praça Recanto dos Humildes e Praça Sales Gomes, com o objetivo de promover a revitalização e o uso seguro de áreas de lazer e convivência.
Esses espaços têm grande importância cultural e social para a comunidade local. Sua requalificação contribuirá para melhorar a qualidade de vida, promovendo atividades culturais, esportivas e de lazer.
Políticas Públicas Relacionadas: Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
2954
11/05/2025 • • Perus
Contratar artistas e oficineiros do território para atuarem, de forma remunerada, em equipamentos públicos das áreas de cultura, saúde, educação e assistência social (como os CCAs – Centros para Crianças e Adolescentes), promovendo ações culturais, formativas e de bem-estar voltadas à comunidade.
-
Realização de um mapeamento participativo para identificar artistas, educadores, oficineiros e agentes culturais atuantes nos bairros.
-
Lançamento de uma chamada pública/transparente para inscrição dos profissionais, com critérios como atuação no território, experiência e proposta de atividade.
-
Identificação dos equipamentos interessados em receber as ações: casas de cultura, unidades básicas de saúde (UBS), escolas públicas, CEUs, CCAs, CRAS, etc.
-
Definição conjunta com as equipes locais dos dias, horários, temáticas e faixas etárias atendidas pelas atividades.