- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
2396
09/05/2025 • • Vila Mariana
TRANSPORTE COLETIVO VANS.
precisa mudar o formato das vans (lotação) do transporte coletivo, depois que tirou os cobradores a situação gerou uma demanda, aumento do tempo de parada nos pontos de ônibus. ou retorna os cobradores ou cria outra forma formato design dentro dos ônibus.
na parte da frente das vans coletivas ficam mães com crianças, idosos, PCD, e o transporte fica lotado na oarte da frente e vazio depois da catraca, os idoso mesmo tendo bilhete não passam a catraca, e tem os que usam documentos de identificação. uma sugestão
nesse estudo precisaria mudar a catraca de lugar, colocar no final da VAN, para não ter acúmulo de pessoas antes da catraca.
esse acúmulo faz com que os passageiros que vai embarcar percam mais tempo fazendo o transporte ficar mais tempo parado nos pontos. um tempo muito grande.
Instituto Surep
584
18/04/2025 • • Vila Mariana
VILA REENCONTRO
Que possamos criar nos nossos distritos uma vila reencontro.
Mais sobre o Programa Reencontro
O Programa Reencontro prevê a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares.
Instituto Surep
1725
05/05/2025 • • Vila Mariana
Construção/Implantação de uma UTI adulto dentro do Hospital Amparo Maternal. Hospital atende gestantes, mas no caso de existir algum agravo, as parturientes não tem uma UTI para assistí-las durante o parto. Existe lá apenas uma UTI neonatal.
2352. Proteger e preservar as ruas de paralelepípedos
08/05/2025 • • Vila Mariana
Proteção e preservação das ruas de paralelepípedos
A Associação de moradores da Vila Mariana (AVM) realizou um levantamento de 47 ruas com paralelepípedos, e solicita que seja mantido este pavimento, e também recuperados, os que tiverem algum residual de asfalto em cima.
Tal pavimentação contribui de forma positiva para o meio ambiente, pois permite maior permeabilidade do solo e recarga de aquíferos, diminui a velocidade das águas em tempos de chuva, beneficiando a drenagem pluvial, e retêm menos calor.
O calçamento de paralelepípedos também gera maior segurança para os pedestres, pois a velocidade praticada nessas ruas é reduzida.
Um dos principais benefícios quando se pensa na pavimentação com paralelepípedos é, sem dúvida, o seu grande tempo de vida útil. O asfalto, por outro lado, possui uma vida útil muito curta, e necessidade de manutenção mais frequente, tornando-se mais oneroso.
3024
11/05/2025 • • Vila Mariana
Mudança da UBS Milton Santos para o imóvel do antigo Fundacentro (Rua Campina da Taborda, 87) através de um pedido de cessão junto ao Governo do Estado de São Paulo.
As instalações da UBS Milton Santos são insuficientes e inadequadas (pequeno e sem acessibilidade) para atendimento público. Solicitamos sua mudança para um imóvel a 800m da UBS, com área 10 vezes maior e em situação de desuso há 20 anos que pertence ao governo do Estado.
3137
11/05/2025 • • Vila Mariana
Campanha de descarte regular | Lixo zero
Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente na cidade de São Paulo é o descarte irregular de lixo, seja doméstico ou por empresas de pequeno e até grande porte.
Competentemente o Prefeito Ricardo Nunes instituiu o programa cidade limpa, que vem ajudando a eliminar o descarte atual. Entretanto cabe uma campanha nível municipal para que conscientize a população e o pequeno comercio desse descarte.
As caçambas de lixo domiciliar atualmente tem sido alvo de descartes por pizzarias, mercadinhos, sacolão e etc.
A proposta é que seja institucionalizado campanhas vinculadas a televisão, internet entre outros canais de comunicação pela Prefeitura, para que seja minimizado o impacto do descarte regular, e que a informação chegue a toda a população.
2824
10/05/2025 • • Vila Mariana
Revitalização da Praça entre a Rua Soares de Avelar x Rua Professor Sousa Barros e Av. Dr. Hugo Beolchi
Atualmente, neste local, ocorrem diariamente doações de marmitas promovidas pela Prefeitura e por ONGs. Essas ações, embora bem-intencionadas, têm atraído moradores em situação de rua e usuários de drogas, o que tem impactado negativamente na segurança da região.
A área vem sofrendo com invasões a residências — inclusive na EEPG Almirante Barroso — além de furtos de fiação elétrica e de objetos de ferro ou aço das casas. Isso sem contar a sujeira acumulada, que, apesar da limpeza semanal realizada pela Prefeitura, ainda não é suficiente para manter o local adequadamente limpo.
Minha sugestão é a ampliação do projeto bem-sucedido da Praça Vila Monte Alegre (Av. Fagundes Filho com Av. Dr. Hugo Beolchi), localizada do outro lado da Av. Dr. Hugo Beolchi. A criação daquele espaço de lazer contribuiu significativamente para a redução da sujeira e dos problemas de segurança. Acredito que, ao se implementar uma praça semelhante do lado da Rua Professor Sousa Barros, obteremos resultados igualmente positivos.
3002. Dar continuidade ao Projeto Piloto de Soluções baseadas na Natureza
11/05/2025 • • Vila Mariana
Dar continuidade ao PROJETO PILOTO COMUNITÁRIO DE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA (PPCSbN) NO ALTO DA BACIA DO CÓRREGO UBERABA, com o REDESENHO ECOSSISTÊMICO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO, visando a realização das intervenções em 15 novos lugares, conforme figura abaixo.
Este projeto, iniciado em 2017, pelo CADES Vila Mariana, em parceria com a SVMA e a Subprefeitura Vila Mariana tem proporcionado muitos aprendizados para o aprimoramento das políticas públicas que se relacionam com as temáticas envolvidas, tais como as do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), do Plano Municipal de de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), do Plano de Ação Climática (PLANCLIMA) e do Caderno de Bacia Hidrográfica do Córrego Uberaba, para citar alguns.
1967
06/05/2025 • • Vila Mariana
Conclusão de Projeto Habitacional da Favela Mauro e do Projeto Habitacional da Favela Mário Cardim.
685
22/04/2025 • • Vila Mariana
É preciso fazer a alteração da faixa de pedestres no acesso da Rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós pela Rua Alceu Wamosy. Quase em frente ao mercadinho de bairro Tudo Tem (Rua Alceu Wamosy, 104) é necessário ter a faixa de pedestres assim como uma lombada. Já foi solicitado pelos moradores a instalação de uma lombada ali e uma faixa de pedestre, pois os carros e ônibus fazem a curva muito rápido por ali, vindos da Rua Topázio, ou da Rua Dr. José de Queirós Aranha. Com a reforma e uso dos moradores da praça Angel Ramires, tem muito mais gente circulando por ali diariamente, crianças de carrinho, cachorros. Então ali é realmente necessário a lombada e faixa de pedestre. Isso vai ajudar a minimizar riscos das pessoas serem atropeladas. Fora que tem a escola EMEI ANA ROSA DE ARAUJO, DA, que também gera muito fluxo de travessia das pessoas dali.