•
07/04/2026
•
Pirituba/Jaraguá
•
Código da proposta: 115
Revitalização na Praça Alcebíades de Souza. Rua Ademar Martins de Freitas c/a Rua Francisco da Fonseca CEP 05135310-55 Sto. Elias. São Paulo - SP
Endereço: Rua Francisco da Fonseca c/a Rua Ademar Martins de Freitas
Justificativa: os moradores ao entorno está idosa, e necessita de uma área para realizar atividades físicas. A área da praça é de mais ou menos 5 mil metros quadrados, tem espaço suficiente para construção de diversos aparelhos.
Responsável
Em razão do prazo de respostas não foi possível realizar vistoria técnica com finalidade da analisar a viabilidade de melhorias na iluminação pública do logradouro em evidência na proposta 115. Porém, segundo o Contrato de Concessão nº 003/SMSO/2018 - PPP da Iluminação Pública do Município de São Paulo, a concessionária responsável pela ampliação e manutenção da Rede Municipal de Iluminação Pública poderá ser provocada, através da SP-Regula, para cumprir com a adequação da iluminação no local de interesse conforme normatizado pela ABNT NBR:5101 - Iluminação de Vias Públicas, portanto, conforme houver o planejamento de obras que mudem a atual disposição infraestrutural ou seja julguado necessária a readequação de Iluminação Pública do local, através de envio via SEI de respectiva solicitação a A Gerência de Iluminação Pública da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo assumirá o compromisso de provocar a concessionária responsável pela Rede Municipal de Iluminação Pública a cumprir com as normativas contratuais.
Destacamos que, no âmbito da iluminação pública, o contrato nº 003/SMSO/2018 rege o objeto, definido na clausula 5ª, como a modernização, otimização, expansão, manutenção e controle remoto da Rede Municipal de Iluminação Pública, sendo suas especificidades técnicas regidas pelo documento técnico ABNT NBR-5101 – Iluminação Viária. Segundo a norma técnica iluminação pública abrange as vias públicas destinadas ao trânsito de pessoas ou veículos, como ruas, avenidas, logradouros, caminhos, passagens, passarelas, túneis, estradas e rodovias, e bens públicos destinados ao uso comum do povo, como praças, parques e jardins.
De tal maneira a iluminação para a prática esportiva, exige projetos de iluminação pública que não são contemplados no escopo do contrato gerido pela Gerência de Iluminação Pública da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo, visto que existem os seguintes aspectos de divergência da iluminação pública, o caráter temporário ligado ao horário específico da prática da atividade esportiva, diferentemente da iluminação pública que funciona durante todo o período noturno; E a necessidade do uso de fontes de luz posicionadas de maneira a respeitar parâmetros ergonômicos visuais definidos pela CIE 58 - 1983 – Lighting for sports halls (Iluminação para salões esportivos), diferentes dos parâmetros seguidos pela iluminação pública.
Conforme o Contrato de Concessão nº 003/SMSO/2018, normativo da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública, é um dos encargos da concessionária a realização integral de projetos de ampliação da Rede Municipal de Iluminação Pública.
Número SEI: 6077.2026/0000379-0
Responsável
Existe viabilidade técnica e operacional da proposta, uma vez que a Revitalização na Praça Alcebíades de Souza, Rua Ademar Martins de Freitas c/a Rua Francisco da Fonseca, reúne todas as condições necessárias para receber as intervenções de revitalização previstas. Trata-se de uma iniciativa de elevado valor e impacto comunitário, fundamental para a promoção da segurança, do esporte e da convivência social da comunidade local.
Viável com recursos do orçamento cidadão.
R$2.250.000,00O compromisso assumido nesta proposta contempla a execução da obra, resultando na construção de uma quadra com cobertura metálica, na implantação dos espaços dedicados às crianças e aos idosos, e na revitalização geral de toda a infraestrutura e área de convivência. Informamos ainda que a iluminação publica é de responsabilidade da SP Regula.
- Construção de quadra com cobertura metálica
- Implantação de playground completo
- Implantação de área de atividade física para idosos
- Implantação de acessibilidade e área de convivência.
Recurso da Análise de viabilidade
Acesse o recurso
A praça Acebiades de Souza esta localizada em local estrategico de fácil acesso aos moradores do bairro, ao lado tem um prédio do condominio Guatema e do outro lado da Rua Padre Anibil difrancia, conjuntos de prédios do CDHU, nossa comunidade necessita de um espaço onde possamos fazer caminhadas, exercícios. fisico e praticar esportes.