•
06/05/2026
•
Penha
•
Código da proposta: 1648
Implantação do Programa Vagas Verdes na Subprefeitura da Penha de França
Descrição: Considerando que a Penha de França está entre as regiões com maior incidência de ilhas de calor na capital paulista, esta proposta visa a implementação do programa "Vagas Verdes" em ruas da subprefeitura.
O projeto, já aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo , consiste na transformação de vagas de estacionamento em áreas permeáveis com vegetação nativa, preferencialmente árvores, junto ao meio-fio. Esta é uma solução baseada na natureza que trará benefícios diretos para a nossa região, como:
A) Redução das Ilhas de Calor: A cobertura vegetal ajuda a diminuir a temperatura local, combatendo o calor excessivo que afeta a saúde e o bem-estar dos moradores .
B) Melhoria da Drenagem: Os jardins de chuva das vagas verdes funcionam como reservatórios, absorvendo a água da chuva e contribuindo para a redução de alagamentos .
C) Justiça Climática: A própria lei aprovada prioriza a implantação do projeto em regiões mais vulneráveis a eventos climáticos extremos e com menor cobertura vegetal, exatamente o caso da Penha de França .
D) Mais Biodiversidade: A introdução de espécies nativas atrai polinizadores, enriquecendo o ambiente urbano. A implementação deste programa na Penha de França é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida, tornar o bairro mais resiliente às mudanças climáticas e trazer mais verde para o nosso dia a dia.