•
07/05/2026
•
Perus
•
Código da proposta: 1687
. CRIAR UM PIER (NASCENTE).
Temos uma nascente no parque Anhanguera, na portaria 20 proxima do gava. Podemos criar um píer nesse local, nessa nascente, para que ela não morra, e ainda de condições de visitação pelos usuários, é um local muito útil. vai ficar um local turistico de exploração ambiental.
CONSELHO GESTOR DO PARQUE ANHAGUERA.
Responsável
Atualmente, a requalificação de parques segue o estabelecido na Meta 02 - Revitalizar 25 parques, com a melhoria das instalações e para maior segurança dos frequentadores - do Programa de Metas 2025-2028 do município de São Paulo, disponível no endereço: < https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/>
Em que pese o documento definir apenas a quantidade, há uma lista de parques que se encontram em processo de requalificação. Além disso, há uma diretriz para priorização das áreas com indicadores mais baixos de acordo com diagnóstico do Projeto Viva o Verde – parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) –, que avaliou 80 parques.
O parque Anhanguera está entre os 25 parques mais prioritários e, portanto, há expectativa de início de requalificação ainda nesta gestão.
Neste sentido, no momento do planejamento de projeto e obra a construção do píer será considerada. A implementação do projeto ocorrerá em um horizonte temporal maior que o ano de 2027, pois o escopo será amplo, contemplando intervenções em todo o Parque Anhanguera, razão pela qual o compromisso firmado diz respeito à contratação do projeto.
Ainda não há estimativa de orçamento, mas serão utilizados recursos próprios da SVMA.
Contratar projeto para a requalificação do Parque Anhanguera, devendo ser avaliada a possibilidade de construção de píer no local de nascente próxima da Portaria 20.