•
10/05/2026
•
Capela do Socorro
•
Código da proposta: 1999
Eixo Temático: Meio Ambiente / Tecnologia e Inovação
Descrição da Proposta: A proposta foca na criação de uma rede de proteção ativa para a Represa Billings, unindo tecnologia de ponta e engajamento social. O projeto contempla:
Implantação de Cinturão de Monitoramento por Drones e Câmeras: Instalação de torres de monitoramento térmico e o uso de drones para fiscalização de descartes irregulares de entulho e esgoto, além de identificar focos de desmatamento em tempo real.
Criação de Biofiltros e Jardins Flutuantes: Instalação de ilhas artificiais com vegetação macrófita (jardins flutuantes) que ajudam na despoluição da água através da absorção de metais pesados e nutrientes excedentes.
Escola do Mar e da Represa: Transformar espaços ociosos nas margens em centros de educação ambiental e capacitação para "profissões verdes" (guarda-parques, técnicos em saneamento ecológico e guias de ecoturismo).
Programa "Bairro Amigo da Billings": Instalação de sistemas de coleta seletiva mecanizada e ecobarreiras nos córregos afluentes para impedir que o lixo doméstico chegue ao espelho d'água principal.