•
11/05/2026
•
Mooca
•
Código da proposta: 2112
Estudo para remoção dos trilhos abandonados da Rua Visconde de Parnaíba – da Bresser ao Museu da Imigração
Solicita-se estudo técnico e posterior execução da remoção dos trilhos metálicos existentes em toda a extensão da Rua Visconde de Parnaíba, entre a região da Bresser e o Museu da Imigração, incluindo a recomposição adequada do pavimento após a retirada.Os trilhos foram implantados na década de 90 para operação de um bonde turístico/experimental que foi descontinuado há muitos anos. O projeto não teve continuidade, os bondes foram removidos, porém os trilhos permaneceram na via até os dias atuais. Atualmente, os trilhos representam grave risco à segurança viária, principalmente para motociclistas e ciclistas, que sofrem quedas frequentes ao terem pneus presos ou desestabilizados pelas canaletas metálicas existentes no pavimento. Além disso, dificultam a travessia de pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e mães com carrinhos de bebê. Importante destacar que os trilhos não possuem característica histórica original da cidade, tendo sido implantados apenas para um projeto experimental posteriormente encerrado.
Dessa forma, solicita-se:
A proposta busca prevenir acidentes, reduzir quedas e aumentar a segurança urbana em importante ligação entre os bairros da Mooca e Belém.
Há mais de 25 anos nossa rua não vê asfalto, só uns tapa-buracos que não duram nada. Todas as ruas do entorno foram asfaltadas, já mais de uma vez nesse período, e nada da nossa. Um desrespeito ao cidadão e aos moradores, muitos em edifícios da Cohab, da própria Prefeitura, bem como aos frequentadores de igrejas e museu da região.