•
14/05/2026
•
Vila Prudente
•
Código da proposta: 2639
Solicitação de recapeamento da Rua Paraibuna.
Há mais de 40 anos não é recapeada e está toda remendada devido aos buracos que foram aparecendo e se tapando.
Passam caminhões e por quase 20 anos passavam ônibus, mas há doi anos não passam mais.
O asfalto também necessita ser nivelado porque faz uma barriga alta no meio da rua. É necessário nivelar o asfalto. Fica ruim para os veículos sairem de garagens.
Responsável
Quanto à solicitação de recapeamento da Rua Paraibuna, apresentada por meio da Proposta nº 2639 do Orçamento Cidadão 2027, este CONSEMAVI – Departamento de Conservação e Manutenção da Malha Viária, enquanto integrante da unidade específica da SMSUB – Secretaria Municipal das Subprefeituras denominada CVIAS – Coordenadoria de Vias Públicas, tem como uma de suas atribuições, conforme o inciso I do artigo 39 do Decreto nº 65.089/2026, a gestão da execução do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo, o qual tem por escopo a execução do conjunto de serviços comumente conhecidos como "Serviços de Recapeamento" em pavimento flexível.
Após a análise técnica da via constante da Proposta nº 2639, verificou-se que a Rua Paraibuna, em razão de suas características, não atende aos critérios técnicos de elegibilidade estabelecidos no Edital de Concorrência Presencial nº 01/SMSUB/COGEL/2024.
Não obstante, considerando a avaliação técnica realizada, procedeu-se à elaboração de estimativa preliminar de custo para eventual atendimento da demanda, exclusivamente para fins de análise da viabilidade técnica e orçamentária da proposta.
A proposta apresenta viabilidade orçamentária, considerando a elaboração de estimativa preliminar para eventual atendimento da demanda. O valor estimado para a elaboração do Estudo de Avaliação do Pavimento e para a eventual execução dos Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Rua Paraibuna é de R$ 654.168,82 (seiscentos e cinquenta e quatro mil, cento e sessenta e oito reais e oitenta e dois centavos), conforme levantamento técnico preliminar.
R$654.168,00
A Proposta nº 2639 do Orçamento Cidadão 2027 é considerada tecnicamente viável para fins de análise, tendo sido elaborada estimativa de custo para eventual atendimento da demanda.
Todavia, considerando que a Rua Paraibuna não atende aos critérios técnicos de elegibilidade estabelecidos no Edital de Concorrência Presencial nº 01/SMSUB/COGEL/2024, a presente manifestação não implica compromisso de execução, priorização ou destinação de recursos, permanecendo qualquer eventual implementação condicionada às definições administrativas e à disponibilidade orçamentária e financeira da Administração.
Eu apoio a solicitação de recapeamento da Rua Paraibuna, uma via importante que há muitos anos aguarda uma intervenção adequada. A rua encontra-se bastante remendada, com sinais de desgaste acumulado ao longo do tempo, além de apresentar desnível no asfalto, formando uma elevação no meio da via que dificulta a circulação dos veículos e a saída das garagens dos moradores. Depois de tantos anos de uso intenso, inclusive com passagem de caminhões e, por muito tempo, de ônibus, é justo e necessário que a Rua Paraibuna receba recapeamento completo e nivelamento adequado. Essa melhoria representa mais segurança, mobilidade, valorização do bairro e respeito aos moradores.