•
15/05/2026
•
Santo Amaro
•
Código da proposta: 2975
O projeto apresentado ao Orçamento Cidadão tem como objetivo transformar uma área pública localizada sob viaduto em um Centro Esportivo e Social voltado para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Endereo: Viaduto Engenheiro Antonio Moliterno. Cruzamento entre Av Jornalista Roberto Marinho e Av Santo Amaro. Também está localizado em frente ao metrô Campo Belo.
A proposta prevê a utilização de contêineres para instalação de banheiros, vestiários, administração e uma pequena academia, além da construção de um ringue de boxe e área de treinamento esportivo. Aproximadamente 80% do espaço receberá piso de ladrilho drenante, com implantação de franja de escoamento para melhor drenagem da água da chuva e maior segurança para uso contínuo do espaço.
A utilização de contêineres reduz os custos da obra em cerca de 10% a 15% em comparação à alvenaria convencional, permite execução mais rápida e pode emitir até 90% menos carbono, tornando o projeto mais sustentável.
Justificativa: A iniciativa busca ressignificar espaços frequentemente associados à degradação urbana, ocupação irregular e uso de drogas, transformando-os em ambientes de esporte, disciplina, inclusão social e desenvolvimento humano por meio das artes marciais e da prática esportiva. Vale ressaltar que não cortaremos árvores e nem mudaremos estrutura ou estética do viaduto.