•
15/05/2026
•
Pirituba/Jaraguá
•
Código da proposta: 2983
O Projeto Parque Eva Gomes, desenvolvido pela Associação Central e Comunitária Brasilândia B3, propõe a revitalização da Quadra da Ilha da Juventude, antiga FEBEM, transformando o local em um parque urbano voltado ao lazer, esporte, convivência social e preservação ambiental. A iniciativa busca oferecer um espaço moderno, acessível, seguro e sustentável para atender crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade.
O projeto pretende solucionar problemas históricos da região, como invasões irregulares, descarte inadequado de lixo e degradação ambiental. A proposta prevê a ocupação organizada do espaço público, promovendo maior segurança territorial e valorização urbana. Também estão previstas ações de conscientização ambiental e urbanização para combater o descarte de lixo e entulho no local.
Outro ponto importante é a preservação da nascente de água existente na área, garantindo sua proteção e conservação ambiental. Na parte de infraestrutura, o parque contará com playground infantil equipado com brinquedos modernos e seguros, além de espaços de convivência para crianças e idosos, fortalecendo a integração social e oferecendo qualidade de vida para os moradores.
Conforme alinhado na reunião do dia 13, estão sendo encaminhados fotos e vídeos do local para análise técnica de viabilidade pelos órgãos responsáveis. O Parque Eva Gomes representa uma importante ação social, ambiental e urbana para a Brasilândia B3, incentivando também atividades culturais, educativas e esportivas para toda a comunidade.
Responsável
A quadra poliesportiva é de responsabilidade da Subprefeitura Pirituba-Jaraguá. No local está previsto pelo Plano Diretor o Parque Brasilândia B, sem previsão de estudos no curto prazo devido à priorização dos parques da meta municipal (v. Programa de Metas no endereço <https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/>).
Inviável, conforme análise técnica.
Responsável
A execução de área de playground e reforma e revitalização da quadra, que estão enquadradas nas atribuições e de possível responsabilidade desse órgão são tecnicamente viáveis, no entanto, a implantação de um parque não se insere nas competências desta Coordenadoria, sendo de responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
O orçamento previsto é inerente a reforma e cobertura da quadra, com implantação de área de playground e de práticas de ginástica para idosos
R$1.890.000,00O projeto é viável dentro de área delimitada à esta Subprefeita, a implantação do parque deve ser direcionada a análise da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
O compromisso assumido nesta proposta contempla a execução da obra, resultando na reforma de uma quadra com cobertura metálica, na implantação dos espaços dedicados às crianças e aos idosos, e na revitalização geral da área de convivência. Informamos ainda que a iluminação publica é de responsabilidade da SP Regula.