Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Butantã

População: 469.507

Área: 56,1 km²

Etapa atual

Informação

Mais informações da Subprefeitura

Quer saber quais as propostas que entraram no Orçamento Cidadão 2026 clique aqui

2255. Implantar espaço integrado com horta e centro comunitário

12/05/2026  •  Barbieri  •  Butantã

Projeto: Espaço Integrado Centro-Comunitário/Horta - Oficina de Aprendizes

 Comunidade Bode Zé apresenta alta vulnerabilidade socioeconômica, com famílias vivendo com até um salário-mínimo. O projeto visa suprir a carência de infraestrutura local, facilitando o atendimento de saúde para idosos e crianças que enfrentam dificuldades de locomoção, de utilização da horta como foco educativo/produção de alimentos saudáveis e implementação de local de convivência em área pública considerando:. 

Segurança Alimentar: Estimular o cultivo e consumo de alimentos saudáveis através da horta comunitária já existente.

Saúde e Educação: Oferecer suporte para atendimentos de saúde no local, a cursos de capacitação profissional e aprendizado utilizando a horta como foco.

Geração de Renda: Criar alternativas de trabalho sustentável próximas ao local de moradia utilizando o centro como um local de cultura e vida comunitária. 

  • Fome Zero e Agricultura Sustentável - Ícone de um prato com vapor saindo, representando o combate à fome e a promoção da agricultura sustentável.
  • Saúde e Bem-Estar - Ícone de um eletrocardiograma com um coração, simbolizando o acesso à saúde de qualidade e bem-estar para todos
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
24 curtidas

2649

14/05/2026  •  Joaniro Amancio Pereira  •  Butantã

LANCHE PARA CRIANÇAS - UNIDADES DE ATENDIMENTO.

Nas unidades de saúde nas upas nos pronto atendimento, nos AMAS nos CER em todos nossos equipamentos de saúde existem crianças, e muitas delas ficam com fome e passam muito tempo nesses equipamentos. 

nas conferência, nas reuniões de saúde reuniões de conselhos eles costumam servir um kit. nesse kit contém um suco bolacha uma barra de cereal e um lanche pequeno. 

vamos criar um processo sistema para servir esses kits lanches para as crianças nos atendimentos. 

"chega ser desumano algumas mães que tem condições trazem salgado e bolacha para seus filhos, e mesmo elas dividindo com outras crianças não satisfaz todas" que nós conselheiros possamos ser mais humanos, que possamos nos colocar na posição de outros, deliberações sobre 10 milhões, o que seria 100 ou 200 mil mensal para esse projeto? 

esse tipo de proposta para ser válida precisa que a secretária de saúde assuma nos outros anos esse custo. no orçamento municipal onde mais é investido é na secretária de saúde. em perus uma proposta de aumentar o ESF foi deliberado 960 mil reais e fizemos (eu) uma conversa com a secretária, e foi sinalizado positivo. e a proposta nao era minha, veio da audiência proposta coletiva.

    FAZENDO UMA CONTA DE PADARIA 

Principais Equipamentos (Dados de 2026):Unidades Básicas de Saúde (UBSs): 481 unidades.Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): 34 unidades.Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): 104 unidades.Centros Especializados em Reabilitação (CERs): 35 unidades.Hospitais Municipais: 27 unidades.Unidades especializadas em IST/Aids: 29 unidades.

teríamos um gasto de + ou - de 2 milhões e 100 mil reais por subprefeitura, se todas priorizar a proposta. seria um gasto de 67 milhões e 200 mil para os próximos anos. um valor aceitável para secretária arcar pelos benefícios.(lembramos que algumas famílias alimentam seus filhos com a merenda escolar).

  • Erradicação da Pobreza - Ícone de uma família com adultos e crianças de mãos dadas, simbolizando a luta contra a pobreza no mundo.
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável - Ícone de um prato com vapor saindo, representando o combate à fome e a promoção da agricultura sustentável.
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
31 curtidas

1737

07/05/2026  •  Carolina Catarina de Novaes  •  Butantã

Solicitação de cobertura da quadra. 

Associaçao de moradores junto a comunidade solicita a cobrtura da quadra esportiva. 

Para o aumento da qualidade de vida e lazer, as comunidades Bode Zé e 1010 necessitam de melhorias locais. 

Com a falta até do mais básico, a cultura, lazer, e qualidade de vida não seriam diferentes.

Sendo o único espaço de diversão e lazer, mas sofrendo por anos de abandono e descaso. A quadra da comunidade tem uso variado na região, por isso surgimento da proposta de cobertura do local, podendo assim aumentar as atividades da quadra, como cultura, educação e até mesmo música, tudo  isso feito pelos próprios moradores da comunidade.

Tendo como responsavel pelo local associaçao de moradores que ficara responsavel pela abertura do local e fechamento e manutenão e cuidado do local. 

O local quando chove esta com agua parada apos 3 dias, trazendo riscos de doenças para a população e se saida para agua. 

A quadra está localizada na Rua. Magnólia Delfim da Silva - Rio Pequeno, São Paulo - SP, 05363-030. Sendo uma oportunidade única de oferecer o direito básico de qualidade de vida para a população carente 

10 curtidas

1689

07/05/2026  •  Joaniro Amancio Pereira  •  Butantã

CASA DA ARVORE – LEITURA – CONTOS HISTORIAS - ATIVIDADES

Existem varias praças na cidade são mais de 5 mil e hoje 4 mil praças estão no geosampa, é possível criamos casas nas arvores e implantar biblioteca local de ensino estudo de contos de  atividades para as crianças, dentro desse projeto é possível fazer a remoção das arvores que estejam condenadas e usar sua própria madeira para a construção. Temos uma proposta das marcenarias seguindo o modelo da marcenaria de Perus, Inaugurada em 2012 pelo prefeito Gilberto Kassab, ela é uma marcenaria escola.

As grandes praças tem sido o lazer de pessoas nos finais de semana e nos finais de tarde, e isso será mais um atrativo mais uma assistência para nossas crianças. Podemos colocar os idosos para lecionar contar historias e vem junto com a proposta do FORUM DO IDOSO DE PERUS ANHANGUERA, onde pleiteamos que os idosos tenham uma atividade para completar a renda e se manter ativos.

Vamos especificar uma praça em cada distrito para dar inicio ao projeto casa da arvore.

Praça Carlos Amarante.

  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Vida Terrestre - Ícone de uma árvore e um animal, simbolizando a proteção da biodiversidade terrestre.
  • Parcerias e Meios de Implementação - Ícone de círculos interligados, simbolizando a cooperação global para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.
31 curtidas

858

24/04/2026  •  Robson Rabello Salvador  •  Butantã

A revitalização da Praça Tônico Gomes, na altura do número 3900 da Avenida Pirajussara, é urgente por ser um ponto estratégico na ligação entre São Paulo e Taboão da Serra. Atualmente, o espaço sofre com o acúmulo de lixo e a falta de iluminação, o que compromete a segurança da numerosa população vizinha. A reforma dos brinquedos deteriorados é essencial para devolver às crianças um local digno de lazer e convivência. Recuperar essa área significa transformar um ponto de descarte em um ambiente saudável e iluminado para a comunidade. Trata-se de uma medida necessária para valorizar uma das vias mais importantes e movimentadas da nossa região.

9 curtidas

2627

14/05/2026  •  Robson bzk  •  Butantã

A presente proposta visa garantir a requalificação comunitária da quadra do Fardim São remo , aliada a implementação de ações permanentes de esporte , lazer e cultura aos domingos , por meio de programação gratuita voltada as crianças , adolescentes , jovens e famílias do território. O projeto prevê revitalização estrutural do espaço , aquisição de materiais esportivos e pedagógicos e realização mensal de atividades culturais comunitárias, promovendo a socialização e fortalecimento de vínculo , ocupação positiva do espaço público, pertencimento e zeladoria comunitária e inclusão, garantia de direitos e praticar de bem estar e saúde aos moradores da comunidade.

  • Erradicação da Pobreza - Ícone de uma família com adultos e crianças de mãos dadas, simbolizando a luta contra a pobreza no mundo.
  • Saúde e Bem-Estar - Ícone de um eletrocardiograma com um coração, simbolizando o acesso à saúde de qualidade e bem-estar para todos
  • Redução das Desigualdades - Ícone com setas apontando para cima e para baixo, simbolizando a necessidade de diminuir desigualdades dentro dos países e entre eles.
2 curtidas

1263

03/05/2026  •  Joaniro Amancio Pereira  •  Butantã

  • MÃO UNICA - CORREDOR VERDE - JARDINS DE CHUVA

                            Modificar as ruas dos distritos dos bairros das vilas, que todas as ruas sejam mão unica, e que tenha um corredor verde e jardins de chuva. Existe varios pontos para que essa proposta seja viavel e eleita e executada, nos dias de hoje estamos vivendo uma crise hidrica mundial, em termos de São Paulo temos muita poluiçao, todo tipo. podemos classificar aqui a porcentagem dessa poluição:        65% da poluição é causada pelos veiculos;  31% da poluição é causada por energia estacionaria;  09% da poluição é causada por residuo.    

            E estamos caminhando para outro tipo de problema e aumento dessa porcentagem da poluição dos veiculos, estamos caminhando para um travamento um caos no transporte no transito da cidade, vou pegar como exemplo Perus, mas fica claro que o que esta acontecendo em Perus acontece em toda cidade, para percorrer 4 kilometros da rua Marcondes de moura e costa esquina com a rua mogeiro, até o CDC vila malvina, faço esse percurso a pé caminhada leve 26 minutos, de carro esse percurso chega de 1hr08 minutos até 1hr22 minutos.  se as autoridades não olhar com carinho atenção para mobilidade urbana, vamos ter um caos instalado. 

            Com as vias, ruas avenidas mão unica vamos ter mobilidade, com os corredores verdes vamos acabar com a crise hidrica, e com os jardins de chuva vamos acabar ou diminuir gigante as enchentes.

            Uma informação. Essa crise hidrica já chegou em Perus, a algum tempo temos nossa agua fechada a noite e aberta de manhã, nosso parque anhanguera as vezes precisa pedir agua para o corpo de bombeiros.

  • Água Potável e Saneamento - Ícone de uma gota d’água com uma torneira, simbolizando o acesso à água potável e saneamento para todos.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima - Ícone de um olho com um globo terrestre dentro, simbolizando a importância de combater as mudanças climáticas.
38 curtidas

1310. Construir jardim de chuva na Rua Claudionor Alves Bastos

04/05/2026  •  Maria Elza de Carvalho  •  Butantã

Construção de jardim de chuva na Rua Claudionor Alves Bastos n° 312 - CEP 05594-020  local que sofre alagamento na epoca da chuva.

Essa obra visa evitar danos , trazer mobilidade tranquila da população e melhoramento do bairro

Ref. De frente o escadao.

13 curtidas

2208

12/05/2026  •  Maria Elza de Carvalho  •  Butantã

Implantar uma horta comunitária com verduras, Legumes, temperos entre outras hortaliças que produz o ano todo na Praça s/ nome no final da Rua Nitemar Vasconcelos 221 com a Rua Sebastião Martins - cep.05595-020 aproveitando as sombras das árvores e cuidando a terra, criando verdadeiros jardins alimentícios ,  gerando beleza urbana , fonte de energia e saúde para população. 

Alimentos saudáveis, é vida!

6 curtidas

279

09/04/2026  •  Proposta Individual - Audiência Pública na Subprefeitura  •  Butantã

PROPOSTA: "Soluções para a feira de domingo e o trânsito na Cohab Raposo"

A feira de domingo é na Travessa Cachoeira do Arrependido. Essa é a única via que sobe a Cohab Raposo Tavares e o trânsito é direcionado para a Rua Cachoeira do Poraquê que fica para subir e descer

ENDEREÇO: Rua Cachoeira Vida Nova

JUSTIFICATIVA: A Rua Cachoeira do Poraquê é uma ria "normal". Se um ônibus está subindo, outros veículos tem que parar de descer e dar a vez para quem está subindo, gerando caos.

  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Ícone de um gráfico de crescimento com uma seta para cima, simbolizando emprego digno e crescimento econômico sustentável.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ícone de prédios e casas, representando o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades.
5 curtidas
Voltar ao topo