- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
350
14/04/2026 • • Itaquera
Descriçao: Implantação de AT e brinquedos
Endereço: Rua Guarujá do Sul, 82
O espaço etá com ATI danificados
78
07/04/2026 • • Itaquera
PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA – PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO URBANA E ZELADORIA INTEGRADA
A presente proposta tem como objetivo implementar um programa de requalificação urbana na Subprefeitura de Itaquera, visando solucionar problemas relacionados à falta de zeladoria, degradação de espaços públicos e precariedade da malha viária.
A iniciativa contempla ações integradas de limpeza urbana, manutenção de praças e recapeamento de vias, promovendo melhoria da qualidade de vida da população, segurança urbana e valorização do território. O projeto prevê a execução contínua de serviços de varrição manual e mecanizada, coleta de resíduos, limpeza de sarjetas e bueiros, capinação, roçagem, poda de árvores e conservação de equipamentos urbanos.
No âmbito da infraestrutura viária, estão previstas ações de recapeamento asfáltico, incluindo fresagem, aplicação de nova camada de asfalto, nivelamento das vias e sinalização horizontal, priorizando ruas com maior fluxo, desgaste avançado e histórico de acidentes.
A metodologia de execução será baseada na divisão territorial por setores, com equipes fixas, cronograma contínuo e atendimento a demandas emergenciais, garantindo maior eficiência operacional e controle das atividades realizadas.
O orçamento estimado mensal para execução do programa é de R$ 155.000,00, incluindo custos com mão de obra, equipamentos, transporte, insumos e serviços de recapeamento.
A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, com destaque para o ODS 11, além de contribuir para os ODS 3, 6 e 12, promovendo saúde pública, saneamento adequado e gestão responsável de resíduos.
2533
14/05/2026 • • Itaquera
BANCOS DAS PRAÇAS
"Sou pai de pcd, tenho um filho com paralisia, o apelido dele é AUXILIAR DE PALCO, e um programa que o Heitor Amancio curte é me auxiliar nas propostas do orçamento cidadão"
nesse auxílio que o Heitor Amancio faz quando andamos por são paulo frequentamos praças, é onde eu sento para que ele possa se alimentar, descansar, ver o movimento das pessoas e animais, nesses momentos as vezes ele se alimenta toma água, e sempre nessas paradas ele quer sair da cadeira e ficar no meu colo, pra nós é bom, muito bom esse momento, mas o desconforto para eu, é gigante, porque muitas, muitas, muitas das nossas praças nao tem encosto nos bancos.
Então sabemos o quão difícil é para você que nao tem filho pcd e senta com ele no banco da praça, pra vc que nao frequenta e se senta nos bancos das praças. então reserve um dia 30 minutos, nao to pedindo muito, e va ate uma praça curtir sentado em um banco vendo o movimento dos carros das pessoas dos animais, e use um banco sem encosto. Assim vc vai ter empatia vai saber do que estou falando e vai sentir o que eu sinto.
A paralisia cerebral quadriplégica espástica (CID G80.0) é a forma mais grave de paralisia cerebral, caracterizada por rigidez muscular extrema (espasticidade) nos quatro membros, tronco e, frequentemente, na face. Causada por danos cerebrais antes, durante ou logo após o nascimento, provoca limitações motoras severas, dificuldades na fala e deglutição, exigindo suporte contínuo e tratamentos multidisciplinar.
Então essa proposta é que todos os bancos das praças tenha encosto, para que todos nós frequentadores de praças possamos ter um momento de conforto ao nos sentarmos
2269
12/05/2026 • • Itaquera
Proposta de Modernização: Comunicação e Transparência do CPM
Esta proposta visa adequar o Conselho Participativo Municipal (CPM) aos princípios de eficiência e publicidade, fundamentando-se na Lei nº 15.764/2013, no Decreto nº 63.689/2024 e na Portaria CC nº 12/2024. O objetivo é ampliar a participação popular através de tecnologia e clareza na prestação de contas.
1. Canais Digitais e Presença Online
Instagram e YouTube: Criação de perfis oficiais para informativos rápidos e transmissão ao vivo das sessões.
Site de Transparência: Portal objetivo contendo atas, calendários e, obrigatoriamente, uma área de exibição de recursos, demonstrando de forma simples e direta onde e como as verbas foram aplicadas.
SAC Anônimo: Canal de e-mail seguro no portal para denúncias e sugestões, garantindo o sigilo ao munícipe.
2. Reuniões Híbridas
Implementação de infraestrutura técnica (internet e câmeras Full HD) para permitir que as reuniões sejam acompanhadas e participadas remotamente, conforme autorizado pela legislação vigente, democratizando o acesso ao conselho.
3. Gestão de Pessoal e Recursos
Assessor de Comunicação: Designação de um profissional focado exclusivamente nas demandas do conselho. Esta função poderá ser exercida por um novo contratado ou por um servidor já existente no setor público que seja redirecionado para esta tarefa.
A iniciativa busca converter a obrigação legal em facilidade real de comunicação com os moradores, assegurando uma gestão isenta e auditável.
OBS: O plano detalhado está em anexo.
355
14/04/2026 • • Itaquera
Descrição: Reformar de forma vertical, ampliando consultórios, salas de reuniões; farmácia precisa de um espaço maior e outros espaços necessários para que a população usuária do SUS seja bem atendida e os funcionarios trabalhem confortavelmente.
Endereço: Avenida Francisco Munhoz
Justificativa: A damenada do território é muito grande, mais de 30 mil pessoas são atendidas por mês.
1275
03/05/2026 • • Itaquera
- MÃO UNICA - CORREDOR VERDE - JARDINS DE CHUVA
Modificar as ruas dos distritos dos bairros das vilas, que todas as ruas sejam mão unica, e que tenha um corredor verde e jardins de chuva. Existe varios pontos para que essa proposta seja viavel e eleita e executada, nos dias de hoje estamos vivendo uma crise hidrica mundial, em termos de São Paulo temos muita poluiçao, todo tipo. podemos classificar aqui a porcentagem dessa poluição: 65% da poluição é causada pelos veiculos; 31% da poluição é causada por energia estacionaria; 09% da poluição é causada por residuo.
E estamos caminhando para outro tipo de problema e aumento dessa porcentagem da poluição dos veiculos, estamos caminhando para um travamento um caos no transporte no transito da cidade, vou pegar como exemplo Perus, mas fica claro que o que esta acontecendo em Perus acontece em toda cidade, para percorrer 4 kilometros da rua Marcondes de moura e costa esquina com a rua mogeiro, até o CDC vila malvina, faço esse percurso a pé caminhada leve 26 minutos, de carro esse percurso chega de 1hr08 minutos até 1hr22 minutos. se as autoridades não olhar com carinho atenção para mobilidade urbana, vamos ter um caos instalado.
Com as vias, ruas avenidas mão unica vamos ter mobilidade, com os corredores verdes vamos acabar com a crise hidrica, e com os jardins de chuva vamos acabar ou diminuir gigante as enchentes.
Uma informação. Essa crise hidrica já chegou em Perus, a algum tempo temos nossa agua fechada a noite e aberta de manhã, nosso parque anhanguera as vezes precisa pedir agua para o corpo de bombeiros.
369
14/04/2026 • • Itaquera
Descrição: Canalização e revitalização do córrego henrique de Faria, no Jardim Norma - Taquari - V. Verde. O córrego corre a céu aberto em grande trecho de mais ou menos 4 quilômetros, desagua no Rio Verde - Jacú Pêssego - com moradias no seu trajeto, e com desmoronamento em alguns trechos e por dentro de alguns imóveis.
Endereço: Rua Henrique de Faria, 200, com Rua São João do Cariri - Itaquera - Cep: 08.240-010
Justificativa: Várias escoações (escomanentos) de galerias e partes mais altas V.Verde correm para esse córrego, enchendo em tempos de chuvas, inundando casas e fazendo vítimas constantemente.
1491. Revitalizar a Rua Ítalo Azoni
06/05/2026 • • Itaquera
PROJETO SOCIAL – RUA VIVA
Revitalização Urbana e Inclusão Social – Rua Ítalo Azoni (Cohab II/SP)
Autor: Cleidson Araújo de Lucena Contato: (11) 99861-6468 | cleidsonal22@gmail.com
OBJETIVO: Revitalizar a Rua Ítalo Azoni, tornando-a um espaço seguro e ativo com atividades esportivas, culturais e educativas.
PROBLEMA: A rua apresenta abandono, uso de drogas, lixo e insegurança, afetando moradores, especialmente crianças e jovens.
PROPOSTA: Implantação de atividades esportivas gratuitas (judô, futebol, basquete, vôlei e tênis de mesa), espaço de caminhada e lazer, área de convivência, biblioteca comunitária, container de apoio e intervenção visual urbana.
PÚBLICO-ALVO: Crianças, adolescentes, jovens em vulnerabilidade e moradores da região.
RESULTADOS: Redução da criminalidade, aumento da segurança, inclusão social e valorização do espaço público.
SOLICITAÇÃO: Apoio da Prefeitura com iluminação, nivelamento, segurança e parcerias.
IMPACTO: Ocupação positiva do espaço, prevenção da violência e fortalecimento da comunidade.
MENSAGEM FINAL: “A ocupação positiva transforma espaços e vidas.”
Grato,
Cleidson.
3331
15/05/2026 • • Itaquera
Os Planos de Bairro, previstos no Plano Diretor Estratégico de São Paulo, integram o Sistema de Planejamento do Município, e têm como objetivos reunir as demandas do bairro e, a partir delas, desenvolver uma estratégia de transformação a partir da iniciativa da sociedade civil, mas com participação do poder público (especialmente o municipal) e do setor privado. De acordo com o PDE, o Plano de Bairro deve conter ações locais relacionadas à: mobilidade (com ênfase na circulação de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência); espaços públicos (áreas livres, áreas verdes e áreas de lazer); microdrenagem; iluminação pública; acessibilidade e equipamentos públicos. Em suma, trata-se de um instrumento de planejamento destinado a pensar a implementação de pequenas iniciativas e ações diretamente relacionadas com a qualidade de vida das pessoas no espaço mais próximo da vida cotidiana.
Conforme atribuição dada pelo artigo 347 do PDE, os Planos de Bairro poderão ser elaborados pelas associações de representantes de moradores ou pelas Subprefeituras, com a participação dos Conselhos Participativos Municipais e acompanhamento do Legislativo e do Núcleo de Planejamento de cada Subprefeitura"
Diante disso, solicita-se a contratação de Assessoria Técnica para o desenvolvimento de Plano de Bairro, com lente climática, no distrito da Subprefeitura Itaquera, com maior vulnerabilidade social, incluindo a contratação de agentes comunitários locais, nos moldes dos Planos Comunitários de Redução de Riscos e Adaptação Climática – PCRA, do Programa Periferia Viva do Ministério das Cidades.
2054
10/05/2026 • • Itaquera
Título: Modernização do SP156 com Comprovação Fotográfica dos Serviços Realizados
A presente proposta tem como objetivo modernizar o sistema SP156 da Prefeitura de São Paulo, criando um mecanismo mais transparente e eficiente de acompanhamento das solicitações realizadas pelos munícipes.
A proposta prevê a implantação de notificações automáticas informando o andamento da demanda, além do envio obrigatório de fotos comprovando a execução do serviço solicitado, como poda de árvores, tapa-buraco, iluminação pública, remoção de entulho, limpeza urbana e demais serviços públicos.
Atualmente, muitos munícipes recebem e-mails ou notificações informando que a solicitação foi concluída, porém em diversos casos o serviço não foi realizado corretamente ou sequer executado, gerando desconfiança, falta de transparência e dificuldades no acompanhamento das demandas.
Com a implantação da comprovação fotográfica no encerramento das solicitações, o cidadão poderá verificar de forma clara e transparente a execução do serviço realizado pela Prefeitura, garantindo mais credibilidade, fiscalização e confiança no atendimento público.
A medida também contribuirá para melhorar a eficiência dos órgãos responsáveis, reduzir reclamações, evitar encerramentos indevidos de protocolos e fortalecer a participação da população no acompanhamento dos serviços públicos.
A modernização do SP156 representa um importante avanço tecnológico e administrativo para a cidade de São Paulo, promovendo mais transparência, eficiência e respeito ao munícipe.