- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
3149
15/05/2026 • • Penha
Instalação de estação de calistenia na praça entre a rua Bacaina e Rua São Demétrio.
1282
03/05/2026 • • Penha
- MÃO UNICA - CORREDOR VERDE - JARDINS DE CHUVA
Modificar as ruas dos distritos dos bairros das vilas, que todas as ruas sejam mão unica, e que tenha um corredor verde e jardins de chuva. Existe varios pontos para que essa proposta seja viavel e eleita e executada, nos dias de hoje estamos vivendo uma crise hidrica mundial, em termos de São Paulo temos muita poluiçao, todo tipo. podemos classificar aqui a porcentagem dessa poluição: 65% da poluição é causada pelos veiculos; 31% da poluição é causada por energia estacionaria; 09% da poluição é causada por residuo.
E estamos caminhando para outro tipo de problema e aumento dessa porcentagem da poluição dos veiculos, estamos caminhando para um travamento um caos no transporte no transito da cidade, vou pegar como exemplo Perus, mas fica claro que o que esta acontecendo em Perus acontece em toda cidade, para percorrer 4 kilometros da rua Marcondes de moura e costa esquina com a rua mogeiro, até o CDC vila malvina, faço esse percurso a pé caminhada leve 26 minutos, de carro esse percurso chega de 1hr08 minutos até 1hr22 minutos. se as autoridades não olhar com carinho atenção para mobilidade urbana, vamos ter um caos instalado.
Com as vias, ruas avenidas mão unica vamos ter mobilidade, com os corredores verdes vamos acabar com a crise hidrica, e com os jardins de chuva vamos acabar ou diminuir gigante as enchentes.
Uma informação. Essa crise hidrica já chegou em Perus, a algum tempo temos nossa agua fechada a noite e aberta de manhã, nosso parque anhanguera as vezes precisa pedir agua para o corpo de bombeiros.
2033
10/05/2026 • • Penha
Tela de proteção de ATI da Avenida Gamelinha, pois os idosos estão correndo o risco de cair dentro do rio, quando utilizam os aparelhos.
894
27/04/2026 • • Penha
Descição: Instalação de uma UPA no território da PEnha. Temos 480.000 habitantes e não temos um equipamento deste tipo.
Endereço: Rua Crubixa X Rua Cristóvão Camargo.
Justificativa: Terreno municipal de 5000 metros quadrados, pronto para instalação.
3057
15/05/2026 • • Penha
Nos Logradouros Rua Bacaina, Rua Duarte Garcia, Rua Colibri e Rua São João Câncio, na Vila Marieta do subdistrito Penha do município de São Paulo, precisam terem o sistema de drenagem reconstruído, pois além de estarem obsoleto, serem muito antigos, sofrem muitas enchentes. A proposta já foi levada à praça de atendimento da Subprefeitura Penha e não foi atendida
3318
15/05/2026 • • Penha
Reformar a ciclovia da Av. GOVERNADOR Carvalho Pinto, implementando melhorias na sinalização no solo, placas e fiscalização dos veículos.
Implementar uma travessia para pedestre na frente da Rua São Demétrio para o Parque Linear do Tiquatira, devido à diversos atropelamentos.
Fiscalizar as limpezas das ciclovias da Av. Gov. Carvalho Pinto, devido a presença de árvores estão sempre precisando de podas e de varrição.
Apoiar os eventos durante a ativação da Ciclofaixa de Lazer, que chega a ter a presença de 5 mil municípes aos domingos e feriados.
3337
15/05/2026 • • Penha
Os Planos de Bairro, previstos no Plano Diretor Estratégico de São Paulo, integram o Sistema de Planejamento do Município, e têm como objetivos reunir as demandas do bairro e, a partir delas, desenvolver uma estratégia de transformação a partir da iniciativa da sociedade civil, mas com participação do poder público (especialmente o municipal) e do setor privado. De acordo com o PDE, o Plano de Bairro deve conter ações locais relacionadas à: mobilidade (com ênfase na circulação de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência); espaços públicos (áreas livres, áreas verdes e áreas de lazer); microdrenagem; iluminação pública; acessibilidade e equipamentos públicos. Em suma, trata-se de um instrumento de planejamento destinado a pensar a implementação de pequenas iniciativas e ações diretamente relacionadas com a qualidade de vida das pessoas no espaço mais próximo da vida cotidiana.
Conforme atribuição dada pelo artigo 347 do PDE, os Planos de Bairro poderão ser elaborados pelas associações de representantes de moradores ou pelas Subprefeituras, com a participação dos Conselhos Participativos Municipais e acompanhamento do Legislativo e do Núcleo de Planejamento de cada Subprefeitura"
Diante disso, solicita-se a contratação de Assessoria Técnica para o desenvolvimento de Plano de Bairro, com lente climática, no distrito da Subprefeitura Penha, com maior vulnerabilidade social, incluindo a contratação de agentes comunitários locais, nos moldes dos Planos Comunitários de Redução de Riscos e Adaptação Climática – PCRA, do Programa Periferia Viva do Ministério das Cidades.
1880
08/05/2026 • • Penha
Solicitamos o recapeamento asfáltico e a revitalização completa da sinalização viária da Rua Eugênia de Carvalho em toda a sua extensão, considerando as condições atuais do pavimento e o desgaste das sinalizações horizontais existentes.
Destacamos, de forma especial, a necessidade urgente de reforço da sinalização de solo na região escolar próxima ao Colégio Adventista de Vila Matilde, localizado no número 1316 da via. O local possui grande circulação diária de estudantes, responsáveis, pedestres e veículos, tornando fundamental a melhoria das faixas de pedestres, demarcações de redução de velocidade, áreas de embarque e desembarque e demais sinalizações de segurança viária.
A presente solicitação busca aumentar a segurança no trânsito, melhorar a mobilidade urbana e reduzir riscos de acidentes na região escolar e em toda a via.
3000
15/05/2026 • • Penha
Obras de drenagem na Colina do Cangaíba e na Rua Dr. Assis Ribeiro altura do número 1888 para evitar as enxurradas na Rua Adelina Linhares, no Jardim Piratininga, a cada ano no período das chuvas de verão, que causam prejuízos materiais e constituem ameaça grave à segurança dos moradores do bairro.
A insuficiente absorção das águas na Colina do Cangaíba, nas cotas mais altas a partir da Av. Cangaíba, provoca seu acúmulo na Rua Dr. Assis Ribeiro que não possui capacidade de drenar a água acumulada em dias de chuvas fortes e intensas. Esse volume água acumulado entra no Jardim Piratininga pelo pórtico da CPTM em forma de enxurrada na Rua Adelina Linhares e transversais, inundando casas e colocando em risco a vida das pessoas.
VÍDEO DA ENXURRADA EM JANEIRO DE 2021:
https://www.facebook.com/345798582154452/posts/3639111939489750/
A reivindicação é antiga, já foi feita várias vezesinclusive no PLOA de 2022, quando foi julgada viável e integrada sob a rubrica INVESTIMENTO 1983.
Uma solução mitigadora, até que as obras de drenagem sejam planejadas e implementadas, consiste na instalação de uma comporta de acionamento elétrico, que pode ser acionada por moradores no momento da chuva, impedindo a entrada da água enquanto durar o alagamento na Rua Dr. Assis Ribeiro.
2874. Reformar ou reconstruir a ponte da Avenida Professor Edgar Santos
15/05/2026 • • Penha
Solicitamos, por meio do Orçamento Cidadão, a reforma estrutural urgente ou reconstrução da ponte localizada na altura do número 850 da Avenida Professor Edgar Santos, considerando que a mesma se encontra interditada devido à ausência de condições estruturais adequadas para uso seguro.
A referida ponte é de extrema importância para a mobilidade local, sendo amplamente utilizada pela população como via de acesso diário, especialmente por crianças e adolescentes em trajeto escolar, além de moradores que dependem da passagem para deslocamento às escolas, serviços públicos e demais atividades cotidianas.
Atualmente, a interdição compromete diretamente a circulação segura dos pedestres, obrigando muitos a buscarem rotas alternativas mais longas e, em alguns casos, inseguras, aumentando os riscos de acidentes e prejudicando o acesso.
Dessa forma, solicitamos que seja priorizada a avaliação técnica imediata, seguida da execução das obras necessárias para garantir segurança, acessibilidade e mobilidade à comunidade local, assegurando o direito de ir e vir da população.
Justificativa: Garantir segurança estrutural, acessibilidade, mobilidade urbana e proteção às crianças que utilizam o local como passagem diária para o trajeto escolar.