Javascript não suportado Participe+
Início
Voltar

Descrição

SIURB: 

A UBS Cidade Líder se encontra localizada junto ao Rio Verde, Pertencente a Bacia do Córrego Jacu, que possui caderno de Bacia publicado pela SIURB (disponível em: https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/obras/upload/arquivos/jacu.pdf). No entanto, as intervenções propostas no caderno, por terem caráter macro, com maior ênfase na Bacia do Córrego Jacu, não abrangem o trecho do Rio Verde em pauta.  

A única intervenção prevista para o Rio Verde neste caderno é o reservatório do Parque do Rio Verde, que se encontra a jusante da UBS Cidade Líder e já está em processo de licitação. Este reservatório promoverá a redução nos alagamentos e inundações na região a jusante do parque, onde hoje se localizam as maiores áreas de alagamento desta sub-bacia. Por esta razão, antes da execução deste reservatório, não são recomendadas ações de canalização a montante do Parque do Rio Verde, pois poderiam agravar ainda mais a situação a jusante. 

Por este motivo, estudou-se novas alternativas de retenção das águas pluviais para a região a montante do Parque do Rio Verde e hoje se encontra em execução obras de adequação do vertedouro do lago do Parque do Carmo para permitir a retenção de grandes volumes de água (aprox. 39.000 m³). Com esta adequação, as vazões no Rio verde serão reduzidas, impactando positivamente a região da UBS Cidade Líder.  

Adicionalmente, encontra-se em estudos preliminares a implantação de um reservatório adicional na área da Arena Paraíba, localizada também a montante da UBS. 

Dessa forma, pode-se concluir que a PMSP já possui intervenções de grande porte planejadas para solução do problema em pauta. No entanto, devido aos seus custos e horizontes de planejamento e execução mais longos, entende-se serem inadequadas para atendimento via Orçamento Cidadão, devendo prosseguir com sua execução no âmbito do Plano de Diretor de Drenagem do município (disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/obras/arquivos/FCTH_Plano_de_Acoes_PDD_2ed.pdf).  

Ademais, conforme indicado no parecer inicial, o local também já se encontra incluído no Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR, que utiliza critérios multidisciplinares para ordenamento de prioridades das intervenções. Como indicado anteriormente, a área em pauta se encontra no bloco 1, a ser executada no primeiro quadriênio do plano, prazo este que se encontra alinhado com o planejamento de drenagem supracitado, que entre outras coisas depende da finalização das obras dos reservatórios. 

Voltar para o Início