Javascript não suportado Participe+
Início
Voltar

Descrição

RECURSO ADM. PROPOSTA Nº 3279
Instalação de Infraestrutura para Bases Móveis da Guarda Civil Metropolitana (GCM)

Saudações e boa noite!
Prezados(as)

Submeto à vossa apreciação o recurso para corroborar com o entendimento sobre a REAL NECESSIDADE DESTA IMPORTANTÍSSIMA FERMENTA ligada a SEGURANÇA URBANA objeto da proposta nº 3279.
 

A jurisdição da subprefeitura da Mooca possui extensão territorial de 35,2 km² compreende 6(seis) distritos sendo estes: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé, abrigando uma densidade populacional residente fixa de aproximadamente 380 mil pessoas, número esse que não considera os itinerantes ou comerciantes localizados neste perímetro, mas que moram em outras regiões da capital.

A solução ofertada na proposta supracitada visa MITIGAR ou MINIMIZAR os efeitos e prejuízos decorrentes de atos ilícitos (roubos, furtos, sequestros relâmpagos, entre outros), tendo como contrapartida a REDUÇÃO DE INDICADORES DO MAPA DE CALOR  DA SEGURANÇA PÚBLICA, ASSOCIADO PRINCIPALMENTE A POTENCIALIZAÇÃO DA SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO de segurança junto à população, que se dará através da demonstração efetiva da presença de agentes de segurança em locais elencados através da manifestação direta da população durante as reuniões ordinárias de vários conselhos, sendo captaniada pelo CPM Mooca. Cabe ressaltar que os locais inicialmente indicados possuem anuência de autoridades ligadas a segurança, onde cito alguns apenas: Delgado Titular do 52 DP Dr. João Filogonio, Delegado Titular do 30 DP Dr. Marcos Galli Casseb e a comandante do 8º  BPM/M - Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Da Instalação de Bases móveis:

Como característica primaria o RECURSO/ATIVO(BASE Móvel GCM), possui capacidade operacional para acomodar 5 agentes, 1 condutor responsável pela movimentação do ATIVO e mais 4 agentes, mesas e cadeira fixas internas e toldos. Vale ratificar que a proposta tem por finalidade propiciar a infraestrutura BÁSICA necessária (Saneamento Básico Banheiro Químico, Água, Energia Elétrica) para que NÃO OCORRA O DESLOCAMENTO do ATVO, O QUE DESCARACTEZARIA sua finalidade.

Associado ao exposto o fato do ATIVO contar com 4 agentes, possibilita que os mesmo transitem a pé em equipes de 2(dois) agentes em um determinado perímetro entorno de onde está fixada a base, novamente corroborando de forma visual para aumento da sensação e percepção de segurança, sem contar que estes agentes podem ser instruídos a coletar informações essenciais para  planejamento de ações táticas operacionais preventivas e ostensivas por outas equipes especializadas como a GTAM - Grupo Tático com Moto ligadao diretamente a IAMO - Inspetoria de Ações com Motocicletas que atualmente já está localizada na jurisdição da subprefeitura Mooca.

Seguindo na mesma linha, uma vez que os indicadores comecem a refletir uma queda o ATIVO pode ser remanejado para outra localização dentro da jurisdição da subprefeitura da Mooca, logicamente sob a gestão operacional e logística do comando da IRMO Inspetoria Regional Mooca GCM responsável pelos distritos elencados.

Por fim, a reconsideração da viabilidade demonstrará o compromisso e o comprometimento com o munícipe pelo Excelentíssimo Sr. Orlando Morando - Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, que aliás irá abordar esse tema no evento sobre segurança urbana no dia 28/07 na jurisdição da subprefeitura Mooca.

Sem mais para o momento, e certos da atenção sobre esse pleito de suma importância, antecipadamente agradecemos e renovamos os protestos de elevada estima e consideração.

Respeitosamente;

Eduardo de Almeida B. Alves – Conselheiro Titular CPM Mooca/Tatuapé

Regina Divina Machado - Conselheira Suplente - CPM Mooca/Tatuapé

 

Voltar para o Início