Descrição
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) especializado em transtornos do neurodesenvolvimento é um equipamento de extrema importância no territorio de Pirituba/Jaraguá que hoje tem uma população estimada 437,5 mil habitantes onde estima-se que 10% dessa população tenha algum transtorno do neurodesenvolvimento, dados do IBGE. E uma longa fila de espera que gera perda de desenvolvimento para autonomia de vida diária, atraso no desenvolvimento acadêmico de individuos já em situação de vulnerebilidade.
Na zona Sul de São Paulotemos um equipamento desse, como modelo.
Com capacidade para realizar mais de 3.200 procedimentos por mês, o CER II Girassol conta com atendimentos em duas modalidades de reabilitação: física e intelectual – abrangendo de recém-nascidos a idosos. Para isso, a equipe multidisciplinar é composta por fisiatras, neurologistas (infantil e adulto); neuropsicólogo; terapeutas ocupacionais; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; fisioterapeutas e enfermeiros.
a unidade ampliará o acesso a serviços como: terapia individual e em grupo; oficinas terapêuticas; elaboração, desenvolvimento e monitoramento do Plano Terapêutico Singular (PTS); apoio e orientação para a realização de atividades de vida diária (AVD e AIVD). Além de uma equipe da Estratégia Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD), com enfermeiro, psicólogo, motorista; fonoaudiólogo e acompanhantes.
Outro destaque é a infraestrutura do local, com salas que oferecem importantes equipamentos para o processo de reabilitação. “A sala de AVD, por exemplo, simula uma casa, com cozinha, quarto e banheiro, e permite que o paciente reaprenda a realizar as atividades cotidianas. No caso das crianças, também é possível organizar dinâmicas lúdicas de estímulo à alimentação”, destacou Erica.
Esse é o segundo Centro Especializado em Reabilitação administrado pelo CEJAM na região, que já atua no CER IV M’Boi Mirim. A gerente explica que para obter atendimento, o paciente deve ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde será consultada a disponibilidade e, após a liberação da vaga, a UBS entrará em contato com as orientações para a primeira avaliação no CER.
Com esse novo desafio, a Instituição reforça seu compromisso com a inclusão e com o cuidado humanizado, trabalhando para transformar vidas por meio do bem-estar e da excelência.