Javascript não suportado Participe+
Início
Voltar

Descrição

SIURB: 

A diretriz geral para os córregos do munícipio é de manutenção destes em canal aberto, preferencialmente em estado natural. Isto porque esta condição proporciona menores velocidades de escoamento, evitando a ocorrência de inundações nas partes baixas das bacias devido ao acúmulo acelerado de volumes de água provenientes das partes altas. Esta é ainda a melhor condição para preservação ambiental e amenização dos impactos da urbanização. 

Canalizações são realizadas somente com o objetivo de redução de inundações e alagamentos, normalmente combinadas com outras intervenções (reservatórios, parques lineares com retenção etc.), ou de diminuição de riscos em áreas com moradias próximas a margens com graus elevado de erosão (áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil). Como não foram identificados, s.m.j., registros de alagamentos ou inundações no trecho, não existe recomendação para canalização. 

Ademais, a realização de obras de drenagem pela Prefeitura não resolve os problemas relacionados com a coleta de esgoto mencionados no pedido e no recurso. Para adequação da coleta de esgoto, evitando seu despejo na calha do córrego a SABESP deve ser acionada. Cabe mencionar ainda que a situação evidenciada nas imagens apresentadas, com a tubulação de esgoto dentro da calha do córrego é excepcional, não devendo ser repetida. As redes de esgoto devem ser instaladas apartadas da rede de drenagem, normalmente paralelas às canalizações. 

 

Voltar para o Início