Javascript não suportado Participe+
Início
Voltar

Descrição

A Secretaria Municipal de Cultura e de Economia Criativa reconhece a relevância histórica, cultural e social da comunidade Pankararu no Real Parque e valoriza as iniciativas que fortalecem a cultura, os saberes e a identidade dos povos originários na cidade de São Paulo.

A análise inicial considerou as limitações técnicas e operacionais da SMC. A implantação de um novo equipamento cultural — mesmo que sua manutenção futura seja assumida pela comunidade — requer elaboração de projeto executivo, licenciamento, execução de obra e acompanhamento técnico especializado, etapas que atualmente encontram-se direcionadas para as prioridades do Programa de Metas 2025-2028 e do Plano de Aplicação do FUNDURB.

Ainda que haja eventual recurso remanescente no Orçamento Cidadão, a execução de obra dessa natureza permanece dependente da estrutura técnica da SMC, composta por apenas 17 profissionais na área de engenharia e arquitetura, atualmente responsável por mais de 220 equipamentos, sendo 70 em obras ou em fase de requalificação.

Dessa forma, a construção física do Centro Cultural Indígena Pankararu permanece inviável no momento.

Reiteramos, contudo, o compromisso da SMC em promover a cultura indígena por meio de contratação artística, parcerias, ações itinerantes e instrumentos como editais e chamamentos públicos, fortalecendo o protagonismo local. 

Voltar para o Início