Javascript não suportado Implantação CAPS INFANTO JUVENIL modalidade III
Início
Voltar

Implantação CAPS INFANTO JUVENIL modalidade III

Aline Negrigo Aline Negrigo  •  20/08/2021  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 1403

Ermelino Matarazzo conta com 1 CAPS Infantojuvenil que funciona das 7h as 19h, de segunda a sexta. Com aumento dos casos críticos a modalidade 24h seria fundamental já que não existem leitos em hospital geral em psiquiatria para o publico infantojuvenil.

Os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) são porta de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. O CAPS também atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. A internação hospitalar só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS. Nos CAPS III, especificamente, existem vagas de acolhimento integral, nas quais os usuários podem permanecer para tratamento durante os estados mais agudos da doença por até quinze dias.

Com o aumento dos casos críticos de crianças e adolescente em sofrimento psiquico intenso, seria fundamental um equipamento que dê retaguarda a esta demanda, já que não existe hospital geral com leitos para psiquiatria infantojuvenil.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
    Voltar para o Início