Javascript não suportado Abertura de Casa de Parto

Participe+

Início
Voltar

Abertura de Casa de Parto

Júlia Baggio Júlia Baggio  •  24/08/2021  •    1 comentário

Código da proposta: 1970

Há apenas 2 casas de parto em São Paulo, uma na z. sul e outra na z. leste. A Lapa poderia ser referência da z. oeste para uma assistência respeitosa e segura em gestações de baixo risco. Esse modelo visa diminuir mortalidade materna e neonatal, excesso de cesáreas e violações de direitos no parto.

Casa de Parto ou Centro de Parto Normal Peri-hospitalar é um modelo seguro de assistência às gestações de baixo risco, alinhado com as recomendações mundiais e evidências científicas atualizadas. Pode prover atendimento respeitoso e humanizado, sem os riscos inerentes a uma internação hospitalar, havendo protocolos precisos com relação a critérios de admissão de gestantes, assim como condutas em caso de necessidade de transferência para continuidade hospitalar do cuidado. Além de inegavelmente contribuir para a satisfação das mulheres, uma assistência nesse modelo está alinhada a estratégias globais e políticas públicas federais que visam diminuir as altas taxas de mortalidade materna e neonatal; o excesso de cesarianas sem indicação clínica e a violação dos direitos da mulher no parto. 

Idealmente, a cidade de São Paulo teria ao menos uma Casa de Parto ou Centro de Parto Normal Peri-hospitalar em cada subprefeitura. A Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Manual Técnico das Casas de Parto (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_da_mulher/index.php?p=275254).

Quanto mais caminharmos nesse sentido, as mulheres terão maiores possibilidades de uma atenção mais qualificada e baseada em evidências científicas no nascimento e parto.

 

 


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início