Javascript não suportado Comunicação acessível nos Serviços de Saúde da cidade de São Paulo

Participe+

Início
Voltar

Comunicação acessível nos Serviços de Saúde da cidade de São Paulo

Ingrid Stoever Ingrid Stoever  •  17/08/2021  •    4 comentários

Código da proposta: 964

Todas as informações oficias e locais deverão estar em formato acessível em suas unidades ou serão direcionadas para um espaço virtual onde esse mesmo conteúdo esteja hospedado, sem que a pessoa com deficiência ou aquele que necessite de acessibilidade na comunicação tenha ônus.

O usuário deverá ter acesso à: Informação propriamente dita, em texto, dando prioridade ao uso de Linguagem Simples e, quando necessário, o uso da técnica de Leitura Fácil, que inclui pequenos símbolos que representam a informação; Descrição/audiodescrição das imagens que forem indispensáveis à complementação da informação; Descrição/audiodescrição dos vídeos que forem indicados nas informações e que são indispensáveis à complementação da informação; Libras ou plugin de tradução para Libras (VLibras é uma versão gratuita, disponibilizada pelo Governo Federal) Vale lembrar que a informação em formato acessível produz uma comunicação com sentido e mais eficiente, diminuindo o índice de dúvidas básicas, além de dar mais independência e autonomia para as pessoas que chegam até os serviços de saúde e precisam daquela informação. É sempre importante lembrar que os formatos precisam contemplar baixos níveis de alfabetização, deficiência visual/cegueira, deficiência auditiva/surdez e deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse número ultrapassa 1 milhão de pessoas se considerarmos o segmento da pessoa com deficiência e as taxas de alfabetismo da população paulistana.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Sheila K

    A Comunicação inclusiva e assertiva poderá trazer grandes benefícios para toda a população devido a satisfação dos usuários, melhor atendimentos pelos profissionais e agilização dos fluxos de atendimentos.

    Nenhuma resposta
    • Tamires Alvarado

      Não tem melhor maneira de incluir o segmento em todos os processo que não a comunicação acessível. Parabéns!

      Nenhuma resposta
      • Sarmento Graziela

        Extremamente necessário, uma vez que a comunicação acessível será muito demandada para a eficiência dos serviços de saúde no pós pandemia com a demanda reprimida de usuários.

        Nenhuma resposta
        • Ingrid Stoever

          A informação em formato acessível produz uma comunicação com sentido e mais eficiente, diminuindo o índice de dúvidas básicas, além de dar mais independência e autonomia para as pessoas que chegam até os serviços de saúde e precisam daquela informação.

          Nenhuma resposta
          Voltar para o Início