Javascript não suportado Comunicação acessível nos Serviços de Saúde da cidade de São Paulo
Início
Voltar

Comunicação acessível nos Serviços de Saúde da cidade de São Paulo

Ingrid Stoever Ingrid Stoever  •  17/08/2021  •    4 comentários

Código da proposta: 964

Todas as informações oficias e locais deverão estar em formato acessível em suas unidades ou serão direcionadas para um espaço virtual onde esse mesmo conteúdo esteja hospedado, sem que a pessoa com deficiência ou aquele que necessite de acessibilidade na comunicação tenha ônus.

O usuário deverá ter acesso à: Informação propriamente dita, em texto, dando prioridade ao uso de Linguagem Simples e, quando necessário, o uso da técnica de Leitura Fácil, que inclui pequenos símbolos que representam a informação; Descrição/audiodescrição das imagens que forem indispensáveis à complementação da informação; Descrição/audiodescrição dos vídeos que forem indicados nas informações e que são indispensáveis à complementação da informação; Libras ou plugin de tradução para Libras (VLibras é uma versão gratuita, disponibilizada pelo Governo Federal) Vale lembrar que a informação em formato acessível produz uma comunicação com sentido e mais eficiente, diminuindo o índice de dúvidas básicas, além de dar mais independência e autonomia para as pessoas que chegam até os serviços de saúde e precisam daquela informação. É sempre importante lembrar que os formatos precisam contemplar baixos níveis de alfabetização, deficiência visual/cegueira, deficiência auditiva/surdez e deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse número ultrapassa 1 milhão de pessoas se considerarmos o segmento da pessoa com deficiência e as taxas de alfabetismo da população paulistana.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Sheila K

    A Comunicação inclusiva e assertiva poderá trazer grandes benefícios para toda a população devido a satisfação dos usuários, melhor atendimentos pelos profissionais e agilização dos fluxos de atendimentos.

    Nenhuma resposta
    • Tamires Alvarado

      Não tem melhor maneira de incluir o segmento em todos os processo que não a comunicação acessível. Parabéns!

      Nenhuma resposta
      • Sarmento Graziela

        Extremamente necessário, uma vez que a comunicação acessível será muito demandada para a eficiência dos serviços de saúde no pós pandemia com a demanda reprimida de usuários.

        Nenhuma resposta
        • Ingrid Stoever

          A informação em formato acessível produz uma comunicação com sentido e mais eficiente, diminuindo o índice de dúvidas básicas, além de dar mais independência e autonomia para as pessoas que chegam até os serviços de saúde e precisam daquela informação.

          Nenhuma resposta
          Voltar para o Início