Javascript não suportado Abrir um casa de parto no centro
Início
Voltar

Abrir um casa de parto no centro

Victor Mesquita Victor Mesquita  •  20/08/2021  •    3 comentários

Código da proposta: 1376

Existem duas casas de parto públicas em São Paulo (Casa Angela e Sapopemba) e, salvo engano, 18 no Brasil todo. Isso é um absurdo. Precisamos baixar o nível descontrolado de cesáreas desnecessárias que temos no Brasil como medida de saúde e diminuição da violência obstétrica. Mais casas de parto!

Seria estratégico ter uma casa de parto no centro da cidade pela questão da localização estratégica, já que muita gente da zona norte, oeste e centro se desloca até a zona sul e zona leste para ir para as excelentes e lotadas Casa Angela e Casa de Parto de Sapopemba. Pelo que pesquisei havia uma expectativa em 2014 desse aumento mas não ocorreu da forma desejada (link abaixo). Esse serviço PRECISA aumentar.

É notório que as taxas de cesária no Brasil são alarmantes e produzem consequências muito negativas para os índices de saúde em geral, dados todos os benefícios do parto normal respaldados por inúmeras evidências científicas. Uma casa de parto que acolhe gestantes com gravidez de baixo risco e dá a elas partos respeitosos é um elemento de mudança estrutural para médio e longo prazo em termos de saúde tanto para a saúde destas mães quanto para a saúde dos filhos que nascem em ambientes assim de respeito e alto grau de capacitação profissional.

A partir de uma análise bem feita, é muito difícil chegar a uma conclusão diferente de que a abertura de ao menos mais uma casa de parto do SUS deve ser prioridade para a cidade de São Paulo. 

https://www.uol.com.br/universa/colunas/mulherias/2021/01/15/por-que-ha-apenas-18-casas-de-parto-no-sus-doulas-explicam-o-motivo.htm

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-04/com-apenas-uma-casa-de-parto-do-sus-sao-paulo-ganhara-mais-oito-unidades


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início