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Comunicação acessível nos Serviços de Saúde da cidade de São Paulo

Fabia Aparecida Silva Fabia Aparecida Silva  •  24/08/2021  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 1747

Todas as informações oficiais e locais dos equipamentos de saúde deverão estar em formato acessível em suas unidades ou serem direcionadas para um espaço virtual onde esse mesmo conteúdo esteja hospedado.

A informação em formato acessível produz uma comunicação com sentido e mais eficiente, diminuindo o índice de dúvidas básicas, além de dar mais independência e autonomia para as pessoas que chegam até os serviços de saúde e precisam daquela informação.  O usuário deverá ter acesso à: Informação propriamente dita, em texto, dando prioridade ao uso de Linguagem Simples e, quando necessário, o uso da técnica de Leitura Fácil, que inclui pequenos símbolos que representam a informação; Descrição/audiodescrição das imagens que forem indispensáveis à complementação da informação; Descrição/audiodescrição dos vídeos que forem indicados nas informações e que são indispensáveis à complementação da informação; Libras ou plugin de tradução para Libras (VLibras é uma versão gratuita, disponibilizada pelo Governo Federal). É sempre importante lembrar que os formatos precisam contemplar baixos níveis de alfabetização, deficiência visual/cegueira, deficiência auditiva/surdez e deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse número ultrapassa 1 milhão de pessoas se considerarmos o segmento da pessoa com deficiência e as taxas de alfabetismo da população paulistana.


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