Descrição
A versão inicial do "Inclui Sampa - Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência" nasce do diálogo transversal e intersecretarial entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e as outras Pastas municipais, a fim de garantir que toda pessoa com deficiência exerça seu direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Seu objetivo é aperfeiçoar a qualidade, ampliar a quantidade e aumentar o número de serviços ofertados às pessoas com deficiência no município, de forma a pactuar e promover ações articuladas com diferentes órgãos municipais.
Agora, contamos com a participação da sociedade civil nesta etapa de consulta pública de modo a torná-lo ainda mais efetivo, legítimo e capaz de refletir as demandas da população com deficiência na Cidade de São Paulo.
Após esse processo, a versão final do Plano estará disponível no site oficial da SMPED, em suas redes sociais e aqui no Participe+.
Informações adicionais
Instituída em 2007, por meio da Lei nº 14.659/2007, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) tem como missão promover o protagonismo da pessoa com deficiência e sua efetiva participação na sociedade.
Um de nossos principais valores é fortalecer a atuação em rede de toda a máquina pública para resolver questões relativas às pessoas com deficiência e suas famílias, cabendo-nos conceber e implementar autonomamente programas, planos e atividades com esse objetivo, bem como articular e fomentar, em todos os órgãos públicos municipais, as melhores práticas e ações voltadas à acessibilidade e inclusão.
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Há dois tipos de acessibilidade, a de estrutura e atitudinal. Ambas são importantes e devem acontecer juntas.
Penso que seria interessante colocar algo que vossas a garantia do acesso para todas as pessoas aos serviços públicos.
Verificar não só a acessibilidade arquitetônica mas também a comunicacional.
Existem vários espaços culturais ociosos onde grupos de deficientes poderiam desenvolverem um trabalho inclusivo com o apoio das secretaria do deficiente e da cultura também.
Criar o 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). (SMPED; SMS; SMADS; SME; SMDET; SMC; SEME; SMDHC)
Criar Centros Municipais para Pessoas com TEA e para pessoas com DI (Deficiência Intelectual), síndrome de Down e demais deficiências intelectuais.
Me parece uma ideia que precisa ser melhor esclarecida. A cidade é enorme. Um centro atenderia qual população? Qual a eficiência de um só centro? Além disso, as pessoas com espectro autista não conseguem ser atendidas em outros centros? Os recursos são finitos, isso precisa ser melhor pensado.
Criar o 1º Centro-Dia para pessoas com deficiência. (SMADS; SMPED; SMS)
Implantar Centros-Dias para Pessoas com Deficiência acima de 18 anos com dependências em cuidados sob a supervisão de equipe multidisciplinar e capacitada para promover o desenvolvimento biopsicossocial.
Criar 1 Centro-Dia para pessoas com deficiência, a partir dos 18 anos de idade, em cada região do município de São Paulo (zona norte, centro, zona oeste, zona sul...)
Fortalecer e desenvolver ações e programas de acolhimento e orientação a pais de crianças com deficiência. (SMPED; SMADS; SME; SMS; SEPE)
Acho importante que sejam incluídos os professores, além de pais/ responsáveis e cuidadores. É preciso que todos os que têm contato com na criança estejam preparados para lidar com ela.
Muito bom pois temos várias famílias precisando de este auxílio,infelizmente muita burocracia no atendimento as famílias!!!
Precisa ser pensado qual seriam essas ações e programas; assim está muito geral.
Instituir Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Pessoas com Deficiência. (SMPED; SMSU; SMJ; SMADS; SME; SMS; SMDHC).
Sensibilizar e incluir. É preciso que os talentos das pessoas com deficiência sejam mostrados e sua autoestima fortalecida, através de ações afirmativas.
E dentro do programa instituir um programa específico de enfrentamento da violência de Mulheres com deficiência em geral e especificamente deficiência intelectual.
Realizar cursos de capacitação específicos sobre temas ligados às pessoas com deficiência. (SMPED)
A quem seriam destinados esses cursos? No item 7 os pais são mencionados. Aqui seriam os professores? Acho que precisa ficar claro qual seria o público alvo.
Criar novos indicadores relativos à saúde da pessoa com deficiência no Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência. (SMPED; SMS)
Este Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência poderia fazer parte de uma Plataforma Aberta de Cooperação
Fazer melhorias na plataforma do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência. (SMPED)
Este Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência poderia fazer parte de uma Plataforma Aberta de Cooperação
Realizar campanha de busca ativa de crianças e jovens com deficiência, em idade escolar, que se encontram fora da escola. (SMPED; SME; SMADS; SMDHC; SECOM)
Sensacional. Poderia haver um cruzamento de informações com o posto de saúde.
Além de busca ativa é necessário capacitações nas unidades Escolares, pois são enviadas atividades acadêmica incompatível as limitações das crianças e/ou adolescentes, causando desmotivação na frequência escolar especialmente dos com diagnostico de Paralisia Cerebral, o qual possuem limitações diferentes, mesmo tendo o mesmo diagnostico.
Introduzir ensino bilíngue Libras/Português, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, em todas as unidades escolares que atendem estudantes surdos. (SME)
Acredito que o LIBRAS deveria ser ensinado em todas as unidades para todas as crianças.
Incrementar as salas de recursos multifuncionais existentes nas escolas municipais. (SMPED; SME)
Ampliar o atendimento das salas de recursos multifuncionais para o horário integral, integrando o atendimento com a família, com a comunidade e com os alunos.
Instalar novos modelos de Parquinhos Inclusivos e Brinquedotecas Inclusivas em equipamentos públicos municipais. (SMPED)
Os locais da escola devem ser acessíveis aos estudantes, não só no sentido dele chegar a eles, mas de ter o seu lugar neles.
Ampliar a participação das pessoas com deficiência em atividades culturais. (SMPED; SMC)
Ampliar a participação das pessoas com deficiência em atividades culturais. (SMPED; SMC) por meio de fomento e de recursos para PcD.
Principalmente aos jovens acima de 18 anos que são excluidos
Aumentar o número de artistas com deficiência contratados nos eventos culturais municipais. (SMC; SMPED)
O nível máximo de inclusão é quando as pessoas podem ser incluídas como iguais. Arte é arte, seja feita por pessoa com deficiência ou sem deficiência.
Instalar recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas municipais. (SMPED; SMC; SME)
Disponibilizar acesso imediato ao Braille digital, textos ampliados através de lupa e ampliador eletrónico, Digitalizador para digitalização e leitura de livros físicos, imagens em relevos e software leitor de telas ou ampliador para navegar nos computador que possibilitam pesquisas na Internet.
Criar o Selo Parceiro do Surdo. (SMPED
Não gosto da palavra surdo, prefiro pessoa com deficiência auditiva.
Realizar a candidatura de políticas para pessoas com deficiência da Cidade de São Paulo a prêmios internacionais. (SMRI; SMPED)
Senti falta de ações voltada ao apoio os SAICAs (Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente) que atendem especificamente acolhidos com deficiências e/ou patologias diversas, como por exemplo a CASA VIDA, FIC, Ass. Cruz Verde, Residências Inclusivas e outras instituições de longa permanência. Os quais devido a excepcionalidade da demanda de institucionalização, porém existem em quantidade significativo em nosso município, SÃO SEMPRE ESQUECIDAS e DESCONSIDERADAS. Atualmente estão em dificuldades financeiras para manutenção do trabalho executado, contando apenas com a parceria da SMADS, o qual não supre todas as demandas necessárias.
Ampliar o número de ônibus dos grupos estrutural e de articulação regional do transporte público municipal com piso baixo e, também, ampliar o número de ônibus dos modelos básico, padron e de 23 metros que possuem mais de uma vaga destinada a pessoas usuárias de cadeiras de rodas. (SMT; SPtrans)
Ampliar o numero de carros no ATENDE, o qual não atende todas as demandas dos usuários com mais de uma consulta no mês, terapias quinzenais e outros.
Sendo deficiente nato ou comprovado mediante laudo medico não deveria ter renovação da carteirinha de transporte sendo que a deficiência não muda deveria ser igual a do idoso
Introduzir campo “pessoa com deficiência” em todos os cadastros municipais, gerando dados para embasar políticas públicas. (SMIT; PMSP)
Introduzir campo de múltipla escolha contendo o(s) tipo(s) de deficiência do usuário (surdez, deficiência visual, gagueira, deficiência física, etc.), gerando dados mais complexos para embasar politicas públicas
Consolidar todas as leis, decretos e portarias em vigor que assegurem direitos junto à população com deficiência, por meio de Projeto de Lei do Executivo. (SMPED; Casa Civil; PGM)
também é necessario construir legislações voltas para o apoio aos SAICAs (Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente) que atendem exclusivamente (ou não) a acolhidos com deficiências e/ou patologias diversas, como por exemplo a CASA VIDA, FIC, Ass. Cruz Verde, Residências Inclusivas e outras instituições de longa permanência. Os quais devido a excepcionalidade da demanda de institucionalização, porém existem em quantidade significativo em nosso município, mas SÃO SEMPRE ESQUECIDAS e DESCONSIDERADAS. Atualmente estão em dificuldades financeiras para manutenção do trabalho executado, contando apenas com a parceria da SMADS, o qual não supre todas as demandas necessárias.
1. Ações
Mapear e avaliar as condições de acessibilidade dos equipamentos e serviços públicos municipais. (PMSP)