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Inclui Sampa - Plano para Pessoas com Deficiência

Descrição

A versão inicial do "Inclui Sampa - Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência" nasce do diálogo transversal e intersecretarial entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e as outras Pastas municipais, a fim de garantir que toda pessoa com deficiência exerça seu direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Seu objetivo é aperfeiçoar a qualidade, ampliar a quantidade e aumentar o número de serviços ofertados às pessoas com deficiência no município, de forma a pactuar e promover ações articuladas com diferentes órgãos municipais.

Agora, contamos com a participação da sociedade civil nesta etapa de consulta pública de modo a torná-lo ainda mais efetivo, legítimo e capaz de refletir as demandas da população com deficiência na Cidade de São Paulo.

Após esse processo, a versão final do Plano estará disponível no site oficial da SMPED, em suas redes sociais e aqui no Participe+.


Sugestões para o documento

Sugestões sobre Ver no documento

1. Ações

Mapear e avaliar as condições de acessibilidade dos equipamentos e serviços públicos municipais. (PMSP)

4 sugestões

Há dois tipos de acessibilidade, a de estrutura e atitudinal. Ambas são importantes e devem acontecer juntas.

Penso que seria interessante colocar algo que vossas a garantia do acesso para todas as pessoas aos serviços públicos.

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 •  Sandra Ramalhoso

Verificar não só a acessibilidade arquitetônica mas também a comunicacional.

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 •  Solange Manzi Auriani

Existem vários espaços culturais ociosos onde grupos de deficientes poderiam desenvolverem um trabalho inclusivo com o apoio das secretaria do deficiente e da cultura também.

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5. Ações

Criar o 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). (SMPED; SMS; SMADS; SME; SMDET; SMC; SEME; SMDHC)

2 sugestões
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 •  Rosana Bignami

Criar Centros Municipais para Pessoas com TEA e para pessoas com DI (Deficiência Intelectual), síndrome de Down e demais deficiências intelectuais.

Me parece uma ideia que precisa ser melhor esclarecida. A cidade é enorme. Um centro atenderia qual população? Qual a eficiência de um só centro? Além disso, as pessoas com espectro autista não conseguem ser atendidas em outros centros? Os recursos são finitos, isso precisa ser melhor pensado.

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6. Ações

Criar o 1º Centro-Dia para pessoas com deficiência. (SMADS; SMPED; SMS)

2 sugestões
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 •  Marisa Puhlmann d Avila

Implantar Centros-Dias para Pessoas com Deficiência acima de 18 anos com dependências em cuidados sob a supervisão de equipe multidisciplinar e capacitada para promover o desenvolvimento biopsicossocial.

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 •  Rosana Bignami

Criar 1 Centro-Dia para pessoas com deficiência, a partir dos 18 anos de idade, em cada região do município de São Paulo (zona norte, centro, zona oeste, zona sul...)

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7. Ações

Fortalecer e desenvolver ações e programas de acolhimento e orientação a pais de crianças com deficiência. (SMPED; SMADS; SME; SMS; SEPE)

3 sugestões

Acho importante que sejam incluídos os professores, além de pais/ responsáveis e cuidadores. É preciso que todos os que têm contato com na criança estejam preparados para lidar com ela.

Muito bom pois temos várias famílias precisando de este auxílio,infelizmente muita burocracia no atendimento as famílias!!!

Precisa ser pensado qual seriam essas ações e programas; assim está muito geral.

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8. Ações

Instituir Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Pessoas com Deficiência. (SMPED; SMSU; SMJ; SMADS; SME; SMS; SMDHC).

2 sugestões

Sensibilizar e incluir. É preciso que os talentos das pessoas com deficiência sejam mostrados e sua autoestima fortalecida, através de ações afirmativas.

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 •  Rosana Bignami

E dentro do programa instituir um programa específico de enfrentamento da violência de Mulheres com deficiência em geral e especificamente deficiência intelectual.

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9. Ações

Realizar cursos de capacitação específicos sobre temas ligados às pessoas com deficiência. (SMPED)

Uma sugestão

A quem seriam destinados esses cursos? No item 7 os pais são mencionados. Aqui seriam os professores? Acho que precisa ficar claro qual seria o público alvo.

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13. Ações

Criar novos indicadores relativos à saúde da pessoa com deficiência no Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência. (SMPED; SMS)

Uma sugestão
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 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Este Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência poderia fazer parte de uma Plataforma Aberta de Cooperação

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14. Ações

Fazer melhorias na plataforma do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência. (SMPED)

Uma sugestão
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 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Este Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência poderia fazer parte de uma Plataforma Aberta de Cooperação

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15. Ações

Realizar campanha de busca ativa de crianças e jovens com deficiência, em idade escolar, que se encontram fora da escola. (SMPED; SME; SMADS; SMDHC; SECOM)

2 sugestões

Sensacional. Poderia haver um cruzamento de informações com o posto de saúde.

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 •  Eliane Ribeiro

Além de busca ativa é necessário capacitações nas unidades Escolares, pois são enviadas atividades acadêmica incompatível as limitações das crianças e/ou adolescentes, causando desmotivação na frequência escolar especialmente dos com diagnostico de Paralisia Cerebral, o qual possuem limitações diferentes, mesmo tendo o mesmo diagnostico.

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16. Ações

Introduzir ensino bilíngue Libras/Português, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, em todas as unidades escolares que atendem estudantes surdos. (SME)

Uma sugestão

Acredito que o LIBRAS deveria ser ensinado em todas as unidades para todas as crianças.

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17. Ações

Incrementar as salas de recursos multifuncionais existentes nas escolas municipais. (SMPED; SME)

Uma sugestão
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 •  Rosana Bignami

Ampliar o atendimento das salas de recursos multifuncionais para o horário integral, integrando o atendimento com a família, com a comunidade e com os alunos.

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18. Ações

Instalar novos modelos de Parquinhos Inclusivos e Brinquedotecas Inclusivas em equipamentos públicos municipais. (SMPED)

Uma sugestão

Os locais da escola devem ser acessíveis aos estudantes, não só no sentido dele chegar a eles, mas de ter o seu lugar neles.

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19. Ações

Ampliar a participação das pessoas com deficiência em atividades culturais. (SMPED; SMC)

2 sugestões
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 •  Rosana Bignami

Ampliar a participação das pessoas com deficiência em atividades culturais. (SMPED; SMC) por meio de fomento e de recursos para PcD.

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 •  Solange Manzi Auriani

Principalmente aos jovens acima de 18 anos que são excluidos

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20. Ações

Aumentar o número de artistas com deficiência contratados nos eventos culturais municipais. (SMC; SMPED)

Uma sugestão

O nível máximo de inclusão é quando as pessoas podem ser incluídas como iguais. Arte é arte, seja feita por pessoa com deficiência ou sem deficiência.

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24. Ações

Instalar recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas municipais. (SMPED; SMC; SME)

Uma sugestão
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 •  Joelson Souza

Disponibilizar acesso imediato ao Braille digital, textos ampliados através de lupa e ampliador eletrónico, Digitalizador para digitalização e leitura de livros físicos, imagens em relevos e software leitor de telas ou ampliador para navegar nos computador que possibilitam pesquisas na Internet.

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34. Ações

Criar o Selo Parceiro do Surdo. (SMPED

Uma sugestão

Não gosto da palavra surdo, prefiro pessoa com deficiência auditiva.

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41. Ações

Realizar a candidatura de políticas para pessoas com deficiência da Cidade de São Paulo a prêmios internacionais. (SMRI; SMPED)

Uma sugestão
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 •  Eliane Ribeiro

Senti falta de ações voltada ao apoio os SAICAs (Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente) que atendem especificamente acolhidos com deficiências e/ou patologias diversas, como por exemplo a CASA VIDA, FIC, Ass. Cruz Verde, Residências Inclusivas e outras instituições de longa permanência. Os quais devido a excepcionalidade da demanda de institucionalização, porém existem em quantidade significativo em nosso município, SÃO SEMPRE ESQUECIDAS e DESCONSIDERADAS. Atualmente estão em dificuldades financeiras para manutenção do trabalho executado, contando apenas com a parceria da SMADS, o qual não supre todas as demandas necessárias.

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43. Ações

Ampliar o número de ônibus dos grupos estrutural e de articulação regional do transporte público municipal com piso baixo e, também, ampliar o número de ônibus dos modelos básico, padron e de 23 metros que possuem mais de uma vaga destinada a pessoas usuárias de cadeiras de rodas. (SMT; SPtrans)

2 sugestões
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 •  Eliane Ribeiro

Ampliar o numero de carros no ATENDE, o qual não atende todas as demandas dos usuários com mais de uma consulta no mês, terapias quinzenais e outros.

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 •  Solange Manzi Auriani

Sendo deficiente nato ou comprovado mediante laudo medico não deveria ter renovação da carteirinha de transporte sendo que a deficiência não muda deveria ser igual a do idoso

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44. Ações

Introduzir campo “pessoa com deficiência” em todos os cadastros municipais, gerando dados para embasar políticas públicas. (SMIT; PMSP)

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 •  Talmany

Introduzir campo de múltipla escolha contendo o(s) tipo(s) de deficiência do usuário (surdez, deficiência visual, gagueira, deficiência física, etc.), gerando dados mais complexos para embasar politicas públicas

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45. Ações

Consolidar todas as leis, decretos e portarias em vigor que assegurem direitos junto à população com deficiência, por meio de Projeto de Lei do Executivo. (SMPED; Casa Civil; PGM)

Uma sugestão
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 •  Eliane Ribeiro

também é necessario construir legislações voltas para o apoio aos SAICAs (Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente) que atendem exclusivamente (ou não) a acolhidos com deficiências e/ou patologias diversas, como por exemplo a CASA VIDA, FIC, Ass. Cruz Verde, Residências Inclusivas e outras instituições de longa permanência. Os quais devido a excepcionalidade da demanda de institucionalização, porém existem em quantidade significativo em nosso município, mas SÃO SEMPRE ESQUECIDAS e DESCONSIDERADAS. Atualmente estão em dificuldades financeiras para manutenção do trabalho executado, contando apenas com a parceria da SMADS, o qual não supre todas as demandas necessárias.

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