Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Com certeza deveria reavaliar essa porcentagem, pois toda assistencia direta aos usuários pelas EMAPS, seja em grupo ou individual, geram necessidade de articulações entre rede, que envolvem processos administrativos na elaboração de documentos técnicos, materiais de orientação aos usuários, relatórios, discussão, etc.
Onde se lê EMAP, lê-se EMAB.
Sugiro aumentar a carga horária técnico-pedagógico para 20 a 40%, visando toda a articulação com a redes, reuniões, planejamentos das ações, elaboração de folders e eventos do calendário da saúde que devem ser executadas pelas EMAB.
Sugiro 50% da carga horária, pois só os Fóruns e reuniões propostos pelas STS já extrapolam a carga horária proposta. Há que se considerar que ainda será necessário tempo para reuniões de equipe na UBS, formulação de documentos, como por exemplo, Parecer Psicológico, relatórios para escolas, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, articulação de rede, telefonemas para pacientes, etc.