Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
deverão compor de 70 a 90% da carga horária total do profissional, a depender do número de UBS para as quais será referência.

Comentários (4)


Fora do período de participação
  • JMCL

    20 a 40% a carga horária na dimensão técnico-pedagógica (em consequência, 80-60% em atividades assistenciais) - considerando a organização do processo de trabalho, reunião de articulação intersetorial, atividades administrativas, além de reuniões de equipe ESF/eAP, reuniões de rede, técnica etc.

    Nenhuma resposta
    • Luciana HC

      Qual a racionalidade técnico-clínica para se chegar nestas proporções? Que dados embasam estes números?

      Nenhuma resposta
      • Letíciams

        Seria importante considerar no máximo 70% da carga horária para atividades clínico-assistenciais mesmo para profissionais que fazem apenas 01 UBS, visto que temos participações importantes em reuniões de rede intersetoriais, CAPS, CER, URSI, entre outros serviços, atividades de educação permanente e matriciamentos, além das reuniões de equipe semanais, comissões internas e reuniões gerais da UBS.

        Nenhuma resposta
        • Ana Menko
          Ana Menko  •  Autor  •  11/01/2023 - 09:49

          Essa percentagem foge da completamente da realidade. O conceito de ergonomia deveria ser considerado. Há que se respeitar os limites e capacidades humanas das pessoas que trabalham. Não é possível cuidar de casos tão complexos na quantidade proposta. Certamente haverá adoecimento dos profissionais. Vale lembrar que cada afastamento sobrecarrega os demais profissionais.

          Nenhuma resposta
          Voltar para o Início