Javascript não suportado Comentar - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB - Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB
Início
Voltar

Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
É importante enfatizar que as EMAB, por atuarem segundo as diretrizes da Atenção Básica, devem responsabilizar-se pelo usuário na RAS, participando do estabelecimento das referências e contrarreferências, ampliando e flexibilizando de acordo com as particularidades do território e do usuário e integrando-se ativamente na ordenação da rede.

Comentários (4)


Fora do período de participação
  • psicoubs

    Se responsabilizar pelo cuidado vai muito além de responsabilização pelas referências e contrarreferências. Isso vira lógica de profissional encaminhador que joga cada hora o usuário para um espaço diferente, sem resolução, não é responsabilidade de cuidado longitudinal tal como preconiza o SUS.

    Nenhuma resposta
    • Maria de Fatima Oliveira

      Para que haja flexibilização as particularidades de cada usuário/território, há a necessidade de garantir espaços específicos nas agendas, sendo que os percentuais de atendimento e grupos existentes nos anexos não contemplam essa possibilidade, o que impacta, mais uma vez na qualidade do cuidado integral.

      Nenhuma resposta
      • Luciana HC

        A lógica do encaminhamento pautado principalmente na estratégia de referência e contrarreferência não é coerente com o atributo fundamental da APS da coordenação do cuidado tão pouco com a tecnologia do apoio matricial tão valorizada pela diretriz. O "matriciamento" deve ser componente organizativo de toda a RAS, pautado pela CORRESPONSABILIZAÇÃO, a elaboração conjunta de projetos terapêuticos singulares e projetos de saúde do território com os pontos de atenção. Para isso é imprescindível que se garanta espaços de comunicação entre os pontos de atenção com discussão de casos e fluxos devendo estes ocupar espaço privilegiado na agenda dos profissionais em proporção muito maior do que os 10% mínimos preconizados e os parâmetros de carga horária para articulação territorial.

        Nenhuma resposta
        • mscrocco
          mscrocco  •  Autor  •  11/01/2023 - 22:15

          Para aumentar a responsabilização do cuidado em REde, é preciso ter nas metas de produção espaços específicos que incentivem e garantam a atenção prestada ao paciente na linha de cuidado.
          Seria importante ter espaços para Maticiamentos, participação/organização de fóruns temáticos regionais; participação nos fóruns de redes,...

          Nenhuma resposta
          Voltar para o Início