Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Observo uma enorme precarização no processo de trabalho, nas relações e condições de trabalho, além da diminuição da qualidade do serviço oferecido; A equipe multi não recebe insalubridade, precisa usar o próprio automóvel pra se deslocar dentro de um território imenso, não há liberação de verba pra materiais utilizados em grupos educativos, terapêuticos ou oficinas, se coloca em risco ao atender em locais insalubres (tanto para o paciente quanto para o profissional), já houve casos em que o paciente desmaiou, em outra situação o paciente estava com sintomas psicóticos. Entendo que é responsabilidade da instituição viabilizar local de atendimento adequado para seus profissionais.
A responsabilidade por disponibilizar recursos de trabalho é do empregador, ou seja, da gestão a qual a verba for repassada. É no mínimo inadequado atribuir tal responsabilidade de saúde que como sabemos, já possuiu inúmeras atribuições de trabalho.
alterar o último parágrafo para "Vale ressaltar que a organização do espaço e dos materiais compete à equipe e a disponibilização de materiais e de espaço físico adequado, seja intra ou extra-muro, é de corresponsabilidade da gerência da unidade, STS e OSS. Cabe enfatizar que os atendimentos individuais devem acontecer em espaço físico adequado dentro da unidade."
Anular.