Descrição
A Equipe Multiprofissional da Atenção Básica – EMAB no município de São Paulo, refere-se à junção das equipes NASF-AB, com os demais profissionais contratados pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) e pela administração direta das seguintes categorias: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. As especialidades médicas indicadas para compor a EMAB são: ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais da EMAB devem ampliar sua atuação para além das equipes de estratégia da família, desenvolvendo suas atividades nas UBS, com um trabalho integrado com as equipes de saúde, independente do modelo (ESF, Tradicional ou Mista)
Informações adicionais
A consulta pública se destina a todos os trabalhadores e gestores da rede, bem como para a sociedade civil poder ler e contribuir com o documento. Mesmo se tratando de um documento técnico, será disponibilizado publicamente e a população poderá se beneficiar das informações contidas, no sentido de conhecer a rede de serviços e protocolos.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
É iniviável dividir mais de 1 psicólogo por unidade, dada a situação de saúde mental no Brasil, principalmente pós pandemia. Garantiram 1 nutricionista para cada unidade, sendo que as urgências que chegam da equipe multidisciplinar nas UBS para atendimento prioritário são sempre de ordem psicológica. Sobrecarrega o psicólogo e assistente social da equipe, quando disponíveis.
Não existe equipe completa nas unidades, dividir profissional não é implementar equipe, é preencher número apenas. Não há oferta integral de trabalho com equipe fragmentadas.
Como garantir integralidade do cuidado sem espaço na agenda para tal? Acaba-se criando uma lógica ambulatorial e manicomial
A fragmentação acaba sendo imposta quando os compartilhamentos ficam inviabilizados ou enfraquecidos.